Perigos do Calor Intenso Dentro do Carro – Dicas Para Prevenção de Desidratação, Hipertermia

IMPORTANTE! Em dias de calor forte, a polícia e corpo de bombeiros orientam os motoristas de carro nunca deixarem crianças, idosos ou animais de estimação dentro dos carros quando você tiver que deixar o carro estacionado! Nem que seja por 1 minuto!

Segundo pesquisas, o carro parado e desligado com os vidros fechados, em um período de 5 minutos, chega a aumentar a temperatura interna em até 10 graus comparado com a temperatura externa. Por exemplo, caso a temperatura seja de 32 graus, a temperatura de dentro carro chega a 42 graus em 5 minutos, deixando as crianças, idosos ou animais de estimação com sério risco de ter uma hipertermia, e em casos extremos chegar ao óbito!

Todo cuidado é pouco! Fica a dica!

No verão, os usuários de veículos, principalmente carros, tanto motoristas como passageiros sofrem com o intenso calor interno. Para começar, nem sempre é possível estacionar o carro em local coberto ou debaixo de árvores com sombra.

Imagine que você deixou seu carro parado ao ar livre debaixo de um sol de 38°. Não dá nem vontade de entrar no veículo, não é verdade? Sem contar que quem vive nas grandes cidades não tem alternativa a não ser andar com os vidros fechados e com o ar condicionado ligado.

No verão, as altas temperaturas aumentam o calor no interior dos automóveis e o resultado não são apenas desconfortos momentâneos. Se não forem tomados sérios cuidados, transitar de carro pela cidade em dias quentes pode ser um grande risco à saúde e à vida.

como evitar hipertermia, desidratação, insolação dentro do carro no calor do verão6

Quando abrimos a porta do carro, um bafo quente!

Cuidado! Não entre imediatamente no veículo!!!

  1. Abra as portas e troque o ar, deixe o ar quente do interior do veículo sair, mesmo que fora esteja quente. Depois entre.
  2. Não ligue imediatamente o ar condicionado. Abra as janelas, e permita a troca do ar com o carro em movimento.Quando o carro estiver com a temperatura interna muito alta, o ideal é abrir os vidros e andar com o carro, já com o ar ligado, para ocorrer a troca de ar interna. Depois de alguns minutos ative a recirculação do ar interno e feche os vidros. Desse modo é possível obter a queda da temperatura interna mais rapidamente.
  3. Para curtas distâncias, permanecer com as janelas abertas é um recurso prático, o ar condicionado leva um tempo para refrigerar todo o ambiente do carro.
  4. Não utilize o ar condicionado no máximo. Ao sair do carro, vai deparar com uma grande diferença de temperatura, isto não é bom para o nosso corpo, o chamado choque térmico.
  5. Se estiver chegando próximo de seu objetivo, desligue o ar condicionado, o ar refrigerado se manterá por algum tempo, suficiente até você chegar e parar o carro.

como evitar hipertermia, desidratação, insolação dentro do carro no calor do verão7

O que fazer para diminuir a temperatura interna do carro

  1. Estacionar em local coberto é o ideal, ou locais com sombra.
  2. Usar filmes protetores no vidros ajuda bastante. Alguns usam cortinas.
  3. Usar acessórios para proteger o painel do carro (vidro frontal) e telas para os vidros laterais.
  4. Quando não tiver acessórios de proteção, poderá utilizar até uma toalha para proteger o volante de um aquecimento exagerado devido ao calor.
  5. Aparelhos como ventiladores pequenos tem sido vendidos para serem utilizados em carros.
  6. Sempre bom ter um leque, uma toalha, água para beber dentro do carro.
  7. Muitos acessórios para bancos de motoristas, permitem dirigir de forma mais refrescante, não permitindo contato direto como estofamento do carro.
  8. Tenha o costume de sempre medir a temperatura interna do carro, utilizando os instrumentos instalados no carro ou seu próprio celular (existem muitos aplicativos para medir temperatura ambiente).
  9. Qualquer irregularidade no aparelho de ar condicionado, procure a assistência técnica. Verifique também a limpeza do filtro do ar condicionado, que retém impurezas vindas do ar externo e quando não é cuidado poderá causar fungos e alergias (tire suas dúvidas sobre ar condicionado para carro em Calor dentro do carro? Veja como usar o ar-condicionado).

como evitar hipertermia, desidratação, insolação dentro do carro no calor do verão4

Quando dirigir longas distâncias

  1. Não use roupas e calçados muito apertados que não permitem boa ventilação.
  2. Tenha sempre por perto, líquido para reposição.
  3. Use óculos de sol para proteger os olhos dos raios solares maléficos.
  4. A cada duas horas pelo menos, páre o carro. Procure um local fresco, descanse, faça alongamentos e tome líquido. Dirigir horas seguidas ou em congestionamento podem provocar sintomas da trombose venal profunda (TVP), ou seja a síndrome da classe econômica. Sua causa principal é a imobilidade prolongada, na mesma posição.

como evitar hipertermia, desidratação, insolação dentro do carro no calor do verão3

Não deixe crianças, idosos, animais de estimação dentro do carro

Quando tiver que se afastar do carro, nem que seja por alguns minutinhos, não deixe crianças, idosos e nem animais de estimação esperando dentro do carro!! Nem que o ar condicionado esteja ligado!! Muitos acidentes, inclusive fatais, acontecem todo verão dentro dos carros… Por exemplo, o ar condicionado poderá desligar por algum defeito elétrico, falta de gás, etc.

como evitar hipertermia, desidratação, insolação dentro do carro no calor do verão

Cuidado com crianças dentro do carro

Crianças e bebês precisam de atenção redobrada ao andar de carro nos dias quentes. A temperatura interna do veículo pode chegar a quase o dobro da externa. Nestas condições, os pequenos podem sofrer queimaduras e ter dificuldade para respirar, além de ficarem desidratadas facilmente. Para evitar estes problemas, nunca deixe as crianças sozinha e fechas dentro do automóvel. Carregue sempre líquido para evitar a desidratação. Recomendamos também abrir as janelas e portas deixando o ar circular no interior do carro antes de entrar.

Cuidado com animais dentro do carro

Em dias muito quentes e abafados, as pessoas procuram aliviar a sensação de calor com roupas leves, banhos, bebidas geladas, etc.. Mas você já parou para pensar como se sentem os cães nesses dias? Recobertos pela pelagem, seria como se você estivesse vestindo um casaco de inverno em pleno verão… Por esse motivo, devemos tomar alguns cuidados com nossos animais durante as épocas quentes.

Cães e gatos, além da pelagem, que piora a sensação de calor, não possuem glândulas de suor, ou seja, eles não suam como as pessoas. O mecanismo da sudorese faz com que a temperatura do organismo diminua. Sem esse recurso, os animais ficam de boca aberta no calor, ofegando, isto é, fazendo com que o ar frio entre e resfrie seu corpo. Quanto mais ofegantes estão, mais calor estão sentindo.Com essas ‘desvantagens’, dá para concluir que os animais podem passar maus momentos com o calor extremo.

como evitar hipertermia, desidratação, insolação dentro do carro no calor do verão5

JAF Japan Automobile Federation fez uma experiência com objetos deixados dentro do calor sob calor intenso, e veja os resultados:

  • Lápis de cera: em uma hora a cor preta começou a derreter, em 1h20m todas as cores derreteram (o mesmo poderá acontecer com estojo de maquilagem, etc)
  • Frigideira com ovo: em uma hora a clara começou a esbranquecer, em 2h totalmente branco (não é recomendável deixar alimentos perecíveis, poderão estragar rapidamente)
  • Smarphone: o aparelho emitirá um sinal de alerta de alta temperatura, poderá causar danos.(qualquer outro produto eletro-eletrônico também poderá ter danos profundos)
  • Isqueiros: em 2 a 3 horas, poderá evaporar o gás.(o mesmo pode acontecer com qualquer outro produto que utilize gás, e possibilidade de explosão)
  • Anotações com caneta esferográfica poderão ter a tinta quase que apagada em duas horas. (não deixar documentos importantes dentro do carro, e expostos ao calor e ao sol).

JAF cuidado com objetos deixados no carro no verao. veja o que acontece com o calor intenso JAF

Fonte: JAF Japan Automobile Federation, site em inglês

Gostou deste artigo? Compartilhe com os amigos!

Compar tilhe!
Clique aqui para deixar um comentário 0 comentários