3

Conheça a Variedade de Melancias do Japão e Seus Benefícios Para a Saúde!

Melancia! Quem não gosta de um bom pedaço de melancia? Ela é docinha, saborosa e muito, mas muito saudável!

É importante sabermos que ela não deve ser consumida só porque é gostosa, ela tem sim muitas propriedades benéficas ao organismo, elementos funcionais e ajuda a prevenir e curar doenças!

Valor nutritivo da melancia

Essa fruta contém muitas vitaminas, como as vitaminas A, B1, C, B2, B6, biotina, ácido fólico e niacina, além disso contém beta-caroteno, que é precursor da vitamina A e o licopeno, um nutriente funcional, igual ao do tomate, que ajuda a prevenir o câncer de próstata.

Além disso possui os minerais ferro, fósforo, cálcio, zinco e magnésio, que são de extrema importância para o funcionamento de nosso organismo.

As propriedades da melancia

O consumo da melancia ajuda a evitar muitas enfermidades e a curar muitas outras. É um ótimo diurético, já que é composta de mais de 90% de água, boa para quem sofre de problemas renais, pressão alta, reumatismo, gota e também em dietas de emagrecimento.

O suco da melancia é excelente para limpar o estômago e o intestino, elimina o ácido úrico, ajuda no tratamento de acidez estomacal, bronquites crônicas e afecções de boca e garganta. Também é um ótimo antioxidante, prevenindo alguns tipos de câncer. O suco deve ser feito batendo a poupa com as sementes no liquidificador e depois coado. Consuma na hora em que o fizer.

As sementes são ricas em lipídios e usadas como diurético e vermífugo. Torradas elas aliviam a dor quando aplicadas sobre feridas.

O consumo de uma fatia de melancia por dia ajuda na eliminação de toxinas do organismo, auxilia no funcionamento dos rins, é refrescante e desinfetante.

melancia propriedades

A melancia contra doenças

Só o consumo da melancia em si já previne diversos males como já foi dito, mas ela também pode ser usada para tratar doenças específicas, conforme encontrado na literatura sobre a fruta.

Para quem sofre de reumatismo, alcoolismo ou doenças na garganta pode ser feito um tratamento a base de melancia ingerindo apenas esse alimento algumas vezes na semana por algumas semanas, não consecutivas. Nesses dias deverá permanecer em repouso.

Já para problemas urinários, é possível fazer um tratamento que consiste do mesmo usado no reumatismo, mas também tomando suco de semente de melancia, batendo as sementes no liquidificador com um pouco de água e coando, de 3 a 4 copos por dia.

Para doenças respiratórias, substitua uma das refeições, algumas vezes na semana pela fruta.

Para dietas de emagrecimento

Como é um ótimo diurético, a melancia ajuda a emagrecer, não só eliminando toxinas e tendo muito poucas calorias (cerca de 30 calorias a cada 100g), como também fazendo a pessoa se sentir satisfeita se comer um pedaço de melancia antes das refeições.

Além de tratar e prevenir muitas doenças, ajudar a emagrecer e ser antioxidante, ela é deliciosa. É ou não é uma super fruta?

Melancias no Japão

No Japão as frutas são muito caras e melancias são vendidas inteiras, mas encontramos mais variedades por um preço menor, quando cortadas ao meio, um quarto. Para facilitar a vida dos japoneses, até fatiadas ou cortadas em pedaços menores são encontrados nos supermercados.

melancia variedades do japao

A variedade também é grande. O tamanho comparado ao Brasil é menor, porém bem doces, cascas normalmente mais finas e tem até sem sementes….

Melancias de tamanho grande 【大玉 -oodama】 pesam cerca de 7 a 9kg. As de tamanho médio, mais comumente encontradas pesan de 3 a 5 kg.

melancia, tamanho grande

Melancias de tamanho pequeno 【小玉-kodama】pesam entre 1,5 a 3 kg, tamanho ideal para guardar na geladeira, são doces e tem a casca fininha…

melancia, tamanho pequena, kodama

Melancias com polpa amarela, estas são diferentes para nós, muito doces e apreciadas no Japão e ricas em betacaroteno, importante para a forma;:ao dos ossos, boa vis:ao e crescimento e fortalecimento.Tem menos sementes.

melancia amarela

Melancias com formato oval, 【マダーボール – mada boru】, tem casca fina e pesa  em média entre 2 a 4 kg, mas podem ser encontradas também em L size e pequenas. Gold mader ball, é a melancia com polpa amarela. Facilmente identificadas pelas listas na casca.

melancia mada boru, mader boll

Melancia com formato de esfera e casca na cor escura (preta), 【でんすけ – densuke】 a polpa é vermelha. Colheira entre julho e agosto, considerada uma melancia de luxo, muito cara, indicada para presentear. Para se ter uma idéia uma melancia densuke de 7 a 8 kg pode custar 9.000 ienes e uma de 12 kg pode custar 12.000 ou mais.

melancia densuke

Melancia com casca amarela e polpa vermelha 【太陽すいか- taiyou suika, sol】tamanhos grande são encontradas com 7 kg, doces.

Os japoneses gostam de cultivar frutas também no estilo exótico: melancias quadradas, piramidais e até com o formado de coração. Normalmente são caríssimas e vendidas com objetivo de decoração. São frutas que recebem um tratamento especial dentro de formas que são adaptadas durante o crescimento para ganhar formatos novos.

melancia quadrada Alguns produtos japoneses com sabor melancia

Sucos e refrigerantes são muito comuns, inclusive um sorvete de palito chamado suikaba é muito famoso, tem o formato de uma melancia cortada e as sementes são de chocolate. Alguém já experimentou a Pepsi melancia? A Kit Kat também já lançou 3 ou mais chocolates também com melancia… Nesta época do ano, encontramos uma infinidade de outros produtos nas prateleiras dos supermercados, alguns interessantes outros mais curiosos…

melancia produtos japoneses com sabor melancia

Fonte: http://www.alimentacao-saudavel.com/melancia-uma-super-fruta/

Gostou deste artigo? Compartilhe com os amigos!

Compar tilhe!
Clique aqui para deixar um comentário 3 comentários