«

»

Significado dos Gestos de Comunicação no Japão

Você já cometeu gafes interpretando erroneamente os gestos utilizados pelos japoneses na comunicação do cotidiano?

Ou já passou por situações em que você causou mau entendimento usando gestos típicos do Brasil tentando expor seu pensamento?

Quando estamos num país em que não dominamos a língua local, temos que ser bons em mímica no  início, utilizando a expressão corporal, principalmente das mãos.

Mas podem ocorrer mal entendidos, quando um gesto típico do nosso país de origem tem significados completamente diferente em outras partes do mundo.

Alguns gestos são cotidianos e podem ser compreendidos com o passar do tempo. Outros, de tão sutis, não são facilmente reconhecidos. Porém, entender o significado de um simples movimento corporal na hora de realizar um serviço evita dores de cabeça para você e o outro, seja ele um companheiro de serviço ou um atendente de loja.

significado dos Gestos japonesas, linguagem nao verbal. 5

Cerca de 55% da  comunicação diária é realizada pela linguagem corporal em vez de palavras.  Decifrar o sinal emitido pelo corpo não é fácil. O mesmo gesto pode ser significados diferentes dependendo da cultura local.

A fanpage do Blog Vidas em Voltas publicou um artigo interessante no Facebook,          abaixo reproduzimos o texto e imagem:

significado dos Gestos japonesas, linguagem nao verbal

Os japoneses usam muitos gestos. Alguns são fáceis de entender, outros tem significados completamente diferente. Sinal como cortando pescoço, o famoso “kubi” indicando demissão, é bem conhecido. 


          O quadro não ficou perfeito devido à incompatibilidade da definição da imagem e o aplicativo, mas vamos mostrar os gestos mais vistos, dentre outros inúmeros, no cotidiano de brasileiros que trabalham no Japão:

 

1• nós, brasileiros, apontamos o indicador em direção ao tórax; os japoneses apontam para o nariz quando querem dizer EU (referindo-se `a própria pessoa)

2• não, isto não é nenhuma ofensa… Os dedos apontados para cima ou chifres, querem dizer que alguém é ou está bravo, furioso (referindo-se sempre à outra pessoa)

3• a mão aberta, na vertical, para cima e para baixo é uma forma educada de dizer que está passando, é o melhor que dizer < com licença, estou passando>

4• círculo feito com o polegar e indicador, dedos para baixo na horizontal, quer dizer dinheiro

5• círculo do polegar mais indicador, na posição vertical, significa OK, positivo

6• dedo mínimo ou “dedinho” levantado quer dizer namorada

7• polegar levantado quer dizer namorado

8 e 9 • braços levantados ou indicadores cruzados em forma de X são respostas negativas, não pode, não tem

Pesquisamos outras situações para melhor entender a linguagem não verbal dos gestos japoneses na comunicação:

★ Levantar os dois braços para o alto

significado dos Gestos japonesas, linguagem nao verbal. banzai

Banzai! É semelhante ao <viva!> no ocidente. O termo expressa boa fortuna e felicidade.

Atenção: quando as mãos não estiverem totalmente estendidas, e sim curvadas nos cotovelos, significa <rendição>

<Doh age> é uma prática comum, quando um grupo de pessoas <joga uma pessoa para o ar>, formando um círculo, segurando quando está para cair, repetindo este ato 3 ou 4 vezes. Cenas vistas em jogos de beisebol ou quando um grupo vence uma batalha o competição esportiva ou não.

significado dos Gestos japonesas, linguagem nao verbal. gomen, onegai, itadakimasu, arigatou, inori

 

★ Posição em prece na hora das refeições, pode signifcar: ITADAKIMASU  ou   GOTISOUSAMA

 Itadakimasu é um expressão usada antes das refeições. Muitos a traduzem como “Obrigado pela comida”, mas ao pé da letra “Itadaku” significa “receber humildemente”. A expressão normalmente é dita individualmente, em voz baixa ou mesmo em silêncio. Acompanhada por um gesto de mão unidas, como uma oração e formando um leve arco.

Sua relação vem do princípio budista de respeitar todos os seres vivos. Sendo uma forma de agradecê-los pelo sacrifício ou trabalho, para que pudéssemos ter uma refeição prestes a consumir. Incluindo agricultores, pescadores, caçadores, criadores de animais e ainda o chef de cozinha ou qualquer outra pessoa que tenha preparado a comida.

Embora Itadakimasu seja usado antes das refeições, ele pode ser utilizado de outras formas. Por exemplo, quando você recebe, aceita algo de alguém. Como seu significado é “Receber humildemente”, então faz sentido usá-lo ao recebermos um presente.

● Gotisousama deshita -  é dito após uma refeição e traduzido como “Obrigado por esta refeição”. Usa-se o deshita numa ocasião mais formal. Acompanhado pelo gesto em prece e a cabeça levemente abaixada, é dito em uníssono, se a refeição tiver muitas pessoas ou em voz baixa, até mesmo em silêncio, se for individualmente.

Seja na sua casa, na casa dos outros ou em um restaurante. Essas expressões são utilizadas em todas as refeições, do café da manhã ao jantar.

★ Posição em prece com leve aceno da cabeça pode significar: GOMEN NASAI ou ONEGAISHIMASU

É uma forma popular e descontraída de pedir desculpas, principalmente entre amigos e colegas. Gesto rápido acompanhado de leve aceno da cabeça com o pedido de desculpas, normalmente usado com recusamos algo ou  pedimos um favor. Em algumas ocasiões encontramos pessoas que fazem o gesto somente com uma das mãos.

● Quando se tratar de superiores ou situações formais, deve-se utilizar o ojigi (reverência), postura em pé, inclinando o corpo e a cabeça corretamente para demonstrar sinceridade. Todos nós cometemos erros. Contudo, se você continuar sempre se desculpando, pode passar uma má impressão. É importante saber se desculpar apropriadamente.

● As expressões de desculpas mais usadas nos negócios são SUMIMASEN, MŌSHIWAKE GOZAIMASEN e SHITSUREI ITASHIMASHITA. Além disso, quando a pessoa está na sua frente, deve-se curvar ao mesmo tempo que se pede desculpas.

● Se você cometeu um erro que causou um transtorno enorme a alguém ou a algo, creio que você deva dizerHontôni môshiwake arimasen! Oyurushi kudasai!”, ou seja, algo próximo a “Eu sinto profundamente (pelo transtorno que causei). Por favor, perdoe-me!”.

★ Acenar com a palma da mão voltada para baixo e para cima

significado dos Gestos japonesas, linguagem nao verbal. venha aqui ou retire-se.

Entenda os gestos japoneses http://gambare.uol.com.br/2006/11/24/entenda-os-gestos-japoneses/

● Venha até aqui! (Esquerda)
Com a palma de sua mão virada para baixo, balance sua mão para baixo em sua própria direção. Algumas pessoas usam as duas mãos para gesticular para uma criança

● Retire-se! (Direita)
Com a palma da mão voltada para baixo, balance a mão como se estivesse tentando sacudir algo.

Os dois podem ser difíceis de distinguir, mas um aceno de cabeça, e o fato de a pessoa estar olhando para você e sorrindo, indicarão que o gesto significa “venha até aqui”. Ao determinar “retirese”, o interlocutor geralmente não fará contato com os olhos.

significado dos Gestos japonesas, linguagem nao verbal. 4

Gesto muito utilizado quando duas pessoas assumem um compromisso, uma promessa! Crianças acompanham o gesto com uma canção bem curtinha:  ”Yubikiri Genman Uso Tsuitara Hari Senbon Nomasu. Yubi Kitta!!” -   Se não cumprir suas palavras, fazer outra pessoa engolir mil agulhas.

foto com sinal V paz

O gesto com sinal de V, significa PAZ. Muito usado em fotos. Veja mais aqui >> Por que os japoneses fazem o sinal V ou Paz e Amor, para tirar fotos descontraídas?

O mais importante dos gestos da cultura japonesa é o ojigi (reverência), sobre este tema estaremos abordando em outra ocasião.

Com relação à imagem postada no início deste artigo:

significado dos Gestos japonesas, linguagem nao verbal. 7

 As orientações abaixo são ministradas aos executivos ocidentais que desejam negociar com empresários japoneses, para que a postura não interfira no bom entendimento e relacionamento profissional. Também são dicas úteis, quando conversamos com superiores em nosso trabalho.

significado dos Gestos japonesas, linguagem nao verbal. 8

Uma curiosidade: Estando no Japão encontramos estrangeiros de várias nacionalidades. Sempre bom tomar cuidado com nossos gestos, que podem ter outros significados em outros países e podem também ofender, sem ser nossa intenção.

significado dos Gestos japonesas, linguagem nao verbal. 6

Gostou deste artigo? Compartilhe com os amigos!

1 comentário

  1. Hanah Ceres

    Muito bom!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *