4

Tempura, Um Clássico da Culinária Japonesa – Dicas Para Preparo Crocante da Massa

Tempura! Quem curte? Quem adora este prato da culinária japonesa? Prato muito simples de fazer e muito gostoso!

Tempura é um prato clássico da culinária japonesa. Sua massa leve e crocante encanta os mais delicados paladares.

Consiste em pedaços fritos de vegetais ou frutos do mar envoltos em uma massa fina. A fritura é realizada em óleo muito quente, durante apenas de dois a três minutos.

A receita do tempura foi introduzida no Japão por missionários e comerciantes portugueses na cidade de Nagasaki, durante o século XVI.

A origem mais aceita hoje da palavra tempura, baseia-se no fato que os Jesuítas não comiam carne vermelha durante a Quaresma, preferindo o consumo de vegetais e frutos do mar. Outras hipóteses da origem incluem a palavra tempero e o verbo temperar. (Wikipedia)

O tempura se popularizou na cidade de Tokyo, onde era vendido em barracas assim como o sushi. Hoje existem restaurantes especializados exclusivamente em tempura. O típico prato japonês é bem aceito em todo mundo.

Com uma massa bastante fina e crocante, os valores nutritivos de todos seus ingredientes são mantidos por causa do fantástico método de fritura. Você pode escolher qualquer legume, verdura ou fruto do mar para fazer o tempura, mas é importante que tudo esteja fresco. Tradicionalmente o tempura é servido apenas com sal e um pouquinho de ajinomoto.

tempura1

tempura4

Dicas para o preparo

Apesar da receita ser bem simples exitem algumas dicas que são fundamentais para que os legumes ou mariscos fiquem sequinhos e crocantes:

    • A massa para empanar deve estar bem gelada, prepare com água bem gelada. Recomenda-se que a vasilha da massa seja colocada em outra com gelo para manter a baixa temperatura da mistura.
    • A massa não deve ser muito bem misturada, pelo contrário, misturada levemente, não havendo necessidade da farinha se dissolver totalmente
    • Certifique-se que os legumes, verduras e os camarões estejam bem secos.você poderá usar qualquer tipo de vegetal, peixe ou frutos do mar para preparar o seu tempura. Corte em fatias mais finas, para agilizar a fritura.
    • Mergulhe os ingrediente na massa à medida que for fritanto, não coloque antes. Os japoneses não temperam nem a massa nem os ingredientes, para melhor saborear os alimentos.
    • Óleo para fritura bem quente. Para saber se o óleo está na temperatura exata, jogue um pouco de massa. Se ela subir à superfície rapidamente o óleo está no ponto. Cuide para que o óleo não esquente demais e queime o tempura.
    • Tempo de fritura não pode demorar mais que dois ou três minutos.Ocupe somente um terço da superfície do óleo, para que ele não esfrie.
    • Tem receitas que usam ovos outras não. No Japão é encontrada farinha própria para fazer tempura. Algumas pessoas, costumam colocar um pouquinho de KATAKURIKO (amido) para dar o toque crocante à fritura.

tempura

Receita de tempura

Ingredientes (para 4 porções)

    • 12 camarões
    • Verduras (batatas-doces, pimentões, beringelas e outras)

Massa chamada “Koromo”

    • 1/2 ovo (batido)
    • 200 ml de água gelada
    • 125 g de farinha de trigo
    • Aproximadamente 600 ml de óleo vegetal
    • 25 g de farinha de trigo (para salpicar)

Molho do Tempura

    • 150 ml de água
    • 2 colheres de sopa (30 ml) de molho de soja
    • 1 colher de chá (3 g) de açúcar
    • Uma pitada de caldo de peixe em pó

Coloque todos esses ingredientes em uma panela. Esquente até que o caldo dê uma fervida, e reserve-o.

tempura2

Modo de preparo

  1. Lave os camarões com água fresca, descasque-os e remova as tripas. Seque-os em toalhas de papel e passe-os levemente na farinha.
  2. Corte os vegetais em comprimento fácil de comer. Passe-os na farinha.
  3. Faça a massa “Koromo”. Use pauzinhos ou um garfo para misturar os ovos batidos e a água gelada numa tigela. Acrescente a farinha e misture.
  4. Coloque óleo na panela e esquente-o até que sua temperatura chegue a 160 graus. Mergulhe os camarões e os vegetais na massa batida e, então, frite-os. Não coloque muitas peças de uma só vez na panela, para evitar que a temperatura caia. Após 3 a 4 minutos, eles estarão prontos. Escorra o óleo e, então, coloque-os sobre algumas toalhas de papel ou sobre uma grelha.
  5. Coloque-os em um prato e sirva-os acompanhados com o molho à parte em uma tigela. Eles podem ser servidos também com sal e limão.

 (divulgado NHK – Sabor do Japão)

Onde encontrar mais receitas

O tempura também é ingrediente de outros pratos como: TENDON (donburi – arroz com tempura), e com macarrão: tempura Udon e tempura soba.

tempura3

Gostou deste artigo? Compartilhe com os amigos!

Compar tilhe!
Clique aqui para deixar um comentário 4 comentários