2

Você Conhece ou Comeu Unagi, a Enguia Energética e Revigoradora?

Unagi (lê-se unagui)! Quem come? Quem curte?

É muito apreciado pelos japoneses no verão pois ajuda a combater o cansaço devido ao calor! Ele é rico em proteínas, vitamina A e cálcio! Vale a pena experimentar!

Mais precisamente o unagui 【鰻 – うなぎ】 é uma enguia japonesa (Anguilla japônica) de água doce.

Enguias de água salgada são conhecidas como anago 【穴子 or アナゴ】.

Unagi é um peixe de corpo alongado e cilíndrico, que se comprime na região caudal, possui aparência serpentiforme. A cabeça é larga e no focinho são evidentes os orifícios nasais em forma de tubo.

Os olhos são pequenos e redondos, e a boca é grande, com a mandíbula inferior proeminente. Ambas as mandíbulas possuem faixas de pequenos dentes cónicos. As enguias podem alcançar até um máximo de 140 cm e mais de 10 kg de peso. A enguia é um peixe serpentiforme, que vive grande parte da sua vida em água doce, migrando para o mar para se reproduzir.

  • Valor nutritivo: o unagi é rico em proteina, vitamina A e E, Omega-3, cálcio.
  • Em Shizuoka, na cidade de Hamamatsu, é encontrado no lago Hamana (Hamanako) a famosa criação de unagi. O lago é cercado por muitos pequenos restaurantes especializados em vários pratos com unagi. A criação de unagi (aquicultura) poderá ser encontrado também em Aichi, Kagoshima, Miyazaki, Kochi, Tokushima, Mie.
  • Unagi é muitas vezes apreciado durante os verões quentes no Japão. Recomendados para aliviar os sintomas do NATSU BATE (expressão usada para definir a sensação de cansaço e desânimo decorrente do intenso calor do verão japonês). Os principais sintomas do NATSU BATE são: moleza no corpo, falta de ânimo, falta de apetite, cansaço, não conseguir dormir bem. Em casos mais graves: febre, tontura, dor de cabeça, palidez, calafrios, diarréia, vômito.unagi pratos culinarios com enguia japonesa.2
  • Os japoneses apreciam o unagui há muito tempo, algo em torno de 5.000 anos, como um alimento revigorador dos cansaços de verão.A maneira de preparar o unagi difere de região de Kanto (Tokyo) e de Kansai (Osaka). Em Tokyo, abre-se o unagi pelas costas, depois cozinhado ao vapor, para então ser assado no carvão, com molho tare. Em Osaka, pula-se a etapa do vapor e o unagi é assado direto.
  • Unagipai é um tipo de biscoito doce, souvenir (omiyage) da região de Shizuoka feito com enguia (unagi) em pó, farinha, açúcar, manteiga, óleo vegetal, alho, etc.unagi 1
  • Aproveitando os ossos do peixe, também são fabricados outros petiscos para serem acompanhados com a cerveja, ou consumidos como complemento alimentar (cálcio).unagi 2

Pratos com Unagi

Una-don é maneira mais popular de consumir o unagi. Postas de unagi grelhadas com molho (tare) são dispostas sobre o arroz branco, e salpicado a gosto a pimenta sansho (tem efeito digestivo e elimina o odor da lama se ainda restar na enguia)

Una-ju, é a forma elitizada de consumir o unagi, servida em caixa de laca. Normalmente encontrado em restaurantes especializados e caros.

Abaixo, algumas formas de preparar unagi no Japão:

unagi pratos culinarios com enguia japonesa

Unagi são vendidos nos restaurantes especializados, mas também encontrado em determinadas épocas em locais como Sukiya e outros restaurantes populares.

Também encontra-se à venda, no setor de bentôs ou mesmo somente o peixe já pronto. O molho é vendido à parte.

No video abaixo (inglês) encontramos uma receita para preparar o molho em casa, comprando o peixe já pronto para fazer o Hitsumabushi, muito consumiido na região de Aichi-ken. Nesta receita é utilizado o mel como um dos ingredientes. Se caso você não queira preparar o molho em casa, poderá comprar o molho pronto para unagi, vendido nos supermercados.

Video: How to Make Hitsumabushi ひつまぶしの作り方

Diferença entre unagi e anago:

diferença entre anago e unagi

Gostou deste artigo? Compartilhe com os amigos!

Compar tilhe!
Clique aqui para deixar um comentário 2 comentários