5

Conhece o Significado de “Made in PRC”? Saiba Como Identificar Produtos de Origem Japonesa

Boa parte das mercadorias encontradas no Japão são importadas de vários países do mundo.

Aqui encontramos etiquetas da Ásia, da Europa, das Américas desde alimentos até eletrônicos e maquinários mais sofisticados.

O Japão produz tecnologia e os produtos MADE IN JAPAN são aceitos internacionalmente com o rótulo de QUALIDADE e preços bem caros.

Você já viu esta etiqueta em alguma mercadoria: MADE IN PRC ?

MADE IN CHINA ou MADE IN PRC tem o mesmo significado

PRC = People’s Republica of China (República Popular da China)

O “Made in China” é uma das marcas mais conhecidas no mundo de hoje, devido ao rápido desenvolvimento das indústrias chinesas, transformando o país no maior exportador do mundo, e este rótulo pode ser visto em uma ampla gama de bens, desde alimentos, roupas, eletrônicos.

A lei nos Estados Unidos exige que o país de origem de um produto a ser claramente visível no produto, ou no recipiente do produto, se for fechado, resultando em muitas corporações, como a Apple rotulando seus produtos com ” Projetado pela Apple na Califórnia, montado na China”.

Uma série de escândalos amplamente divulgados envolvendo produtos defeituosos exportados da China nos últimos anos tem prejudicado a marca “Made in China” no mundo inteiro. Cerca de 40% dos recalls de produtos nos Estados Unidos foram de importação da China.

No Japão, temos observado recentemente mais produtos com a expressão “Made in PRC” ao invés de “Made in China”. Muitas vezes o consumidor compra o produto desconhecendo o significado de PRC, motivado pelo baixo preço da mercadoria em comparação com os produtos nacionais.

made in china

Como identificar produtos japoneses

Estando no Japão, dificilmente encontraremos produtos, artigos e mercadorias com a marca “MADE IN JAPAN”, usados normalmente para identificar produtos de exportação. Alguns produtos são manufaturados no arquipélago japonês, utilizando matéria prima importada, devidamente identificada no rótulo da mercadoria.

Dentro do Japão, existem outras formas de sabermos se a origem do produto é nacional ou importada:

 国内産 kokunai san

 国産  koku san

 国内製造品  kokunai seizouhin

 日本製  nipponsei

made in china, made in japan

made in china, made in japan2

Sempre bom saber:

Em japonês, importar 【輸入-yu nyuu】e exportar 【輸出-yu shutsu】

made in china, made in japan4

Gostou deste artigo? Compartilhe com os amigos!

Compar tilhe!
Clique aqui para deixar um comentário 5 comentários