4

Sabores do Japão: Oden, Saiba Mais Sobre Esta Cultura da Culinária Japonesa

Oden! Prato muito consumido no inverno! Com a chegada do frio muitos lugares já estão vendendo o Oden! O oden é um cozido cujo caldo normalmente é de shoyu e dashi! Existem uma infinidade de alimentos que são cozidos, entre eles nabo, ovo, konyaku, entre muitos outros! Além de nutritivo, tem pouco teor calórico! Quem gosta de comer oden?

Oden é uma variação do dengaku. No início, o tofu era grelhado no irori após passar misso. Depois, konnyaku, inhame, berinjela, etc, forma sendo feitos da mesma maneira e se transformou no oden, que é cozido.

No final do Período Edo (1848-54) o oden tornou-se popular acompanhado da latinha de saque nas tendas (barracas, yatai) de comidas em locais movimentados. Em Kansai, as regiões de Osaka e Kyoto, para diferenciair é chamado de Kantodaki e tende a ser mais forte do que o sabor mais leve da versão de Kanto.

oden, cultura da culinaria japonesa

A mostarda acompanha como ingrediente adional e possui um grande poder bactericida.

Oden é um prato versátil, não exige grandes dotes culinários, uma vez que compramos os ingredientes prontos. Pode ser servido no jantar como nabe, vai bem acompanhando <uma saideira> ou bebendo cerveja. Quando não temos muito tempo, é uma refeição, vende em qualquer loja de conveniência.

Ingredientes populares: ovos cozidos, tikuwa, daikon (nabo), ito konnyaku, konnyaku, konbu (algas), cenoura, shiitake, kabotya (abóbora japonesa), rolo de repolho recheado, tsukune (peixe ou carne, moídos e em formato de bolinhas), bata, polvo, tofu (ganmodoki, atsuage, kinchaku – bolsinha de tofu frito com mochi), surimi, gobomaki, hanpen, ikamaki, kamaboko, salsichas, carne de porco, peixe, camarões, frango e outros.

ingredientes do oden

Apesar de encontrarmos muitos ingredientes em comum em todo o Japão, em cada região você encontrará sabores diferentes, ingredientes específicos ou preparados de uma forma diferente. Por isso, é interessante experimentar o oden de diversas localidades, sabores que foram construídos de acordo com a cultura, agricultura, economia, costumes locais.

Oden nas lojas de conveniências

Em 1979, o grupo de lojas de conveniência Seven Eleven iniciou a venda de oden cozido colocado em recipiente aquecido eletricamente. A experiência fez tanto sucesso entre os japoneses, que atualmente todas as marcas de lojas de conveniência tem no balcão, uma variedade de ingredientes de oden para os diversos gostos.

oden, lojas de conveniencia, konbini, seven eleven

oden, lojas de conveniencia, konbini, lawson

oden, lojas de conveniencia, konbini, Circle K Sunkus

oden, lojas de conveniencia, konbini, Family Mart

 

Oden de Shizuoka

Em Shizuoka é usado um caldo escuro e todos os ingredientes são espetados.

Ingrediente regional : Kurohanpen – hanpen (é uma espécie de bolinho cozido no vapor, feito com inhame e peixe moído) de Shizuoka utiliza a sardinha de Yaizu, por isso a coloração cinza, diferenciando do resto do Japão, que é branco.

Antes de comer é polvilhado peixe seco e moido (sardinha, cavala ou katsuobushi) e aonori (algas comestíveis em pó).

oden, shizuoka, kurohanpen

 

Oden de Nagoya

Em Nagoya, Aichi, encontramos o Hatcho-misso ( ou aka misso – pasta de soja vermelho, o mais popular é o shiro misso, com uma cor mais clara) como produto regional e também utilizado no caldo do oden, deixando o sabor levemente doce.

oden, Aichi, Chubu, Nagoya, misso oden

 

Oden enlatado pronto para comer

No Japão não poderia deixar de existir: oden enlatado! Alguns produtos são vendidos a nível nacional, outros somente em determinadas regiões, fazendo parte das atrações turísticas locais. Muitas marcas são comercializadas pela internet com grande variedade de sabores e preços.

Oden enlatado também pode ser uma boa opção para colocar no Kit de emergência.

oden, odenkan, enlatados

Oden enlatado pode ser encontrado até nas máquinas automáticas de vendas de refrigerantes. No inverno são vendidas quentinhas, prontas para serem saboreadas. Também é encontrado a versão HIYASHI, para ser consumido gelado.

oden, odenkan, enlatados, maquinas automaticas de vendas de oden

Fazendo oden em casa

No inverno japonês destacam-se vários pratos típicos como NABE, onde vários ingredientes são colocados numa panela, cozidos e acompanhados de vários tipos de caldos e molhos. O tipo de NABE difere conforme os ingredientes, caldos utilizados. O oden também pode ser considerado um NABE, e pode ser feito em casa. Os ingredientes para facilitar a vida dos japoneses atarefados, são vendidos em setto (conjunto) para 2, 3 ou 4 pessoas, encontrados nos supermercados, a maioria já vem acompanhada de molho. Também são vendidos ODEN NO MOTO 【おでんの素】, normalmente são vendidos em pó, tempero para o caldo do oden, mas que podem ser utilizados em vários outros pratos da culinária japonesa.

oden, odenkan, enlatados,oden setto,

oden, oden no moto, caldo de oden

Curiosidade: Yatai de oden

Ainda hoje encontramos nas grandes cidades, geralmente perto das estações os yatais (barracas fixas ou barracas ambulantes) vendendo oden e saque, muito apreciado nas noites frias do Japão. Cenas de novelas, filmes, animes retratam bem este aspecto cultural do Japão que são os yatais de comida.

Gostou deste artigo? Compartilhe com os amigos!

Compar tilhe!
Clique aqui para deixar um comentário 4 comentários