5

Hoshigaki, Caqui Seco Japonês – Benefícios e Curiosidades

Outono é marcado pelas cores vermelhas, laranjas e amarelas das folhas, que transformam a paisagem de forma colorida e mágica. A cor laranja, também é encontrada na fruta da época: cáqui, originário da China e muito popular no Japão. Além de saborosa, esta fruta é uma grande aliada da saúde e da beleza, indispensável no cardápio do dia a dia.

Benefícios do caqui 

É excelente fonte de vitaminas E e C – que auxiliam na defesa e manutenção do organismo – e sais minerais como ferro, fósforo e cálcio.Também é fonte de vitaminas A, B1, B2 e C.

É rica também em outro componente fundamental para manter a saúde: o betacaroteno, que atua como antioxidante e combate a formação de radicais livres.

“Ele é essencial para a visão, unhas e cabelos e auxilia o desenvolvimento ósseo. Além disso, retarda o envelhecimento precoce do organismo”, explica Eneida Gomes da Cunha Ramos, nutricionista do Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE). “E o caqui é fonte ainda de licopeno, um fitoquímico com importante atuação na defesa do organismo“.

E tem mais: a fruta caqui contribui para o bom funcionamento do intestino, por conter fibras, e atua como calmante, devido à alta concentração de açúcar e frutose, razão pela qual deve ser consumida moderadamente, em especial por diabéticos. “O ideal é não exagerar. A melhor recomendação é variar os tipos de fruta e escolher ao menos três por dia”, afirma a nutricionista.

(fonte: Hospital Albert Einstein)

Caqui beneficios para a beleza e saude, -

Após a compra, caso o caqui esteja maduro, a recomendação é guardá-lo na geladeira entre três e cinco dias, no máximo. A conservação também pode ser feita em local fresco, desde que o consumo seja rápido. Se ainda estiver verde, deve ser mantido fora da geladeira para amadurecer.

Conforme a Wikipédia, os maiores produtores mundiais de cáqui são: China, Coréia do Sul, Japão, Brasil, Itália, Israel, Nova Zelândia, Irã, Austrália, México. No Japão encontramos as maiores produções (período de setembro a dezembro) nas províncias de Wakayama (23%), Nara (14%) e Fukuoka (7%). Com exceção de Hokkaido e Okinawa, encontramos a fruta caqui em todas as regiões do Japão.

Tipos de caqui do Japão

Caqui beneficios para a beleza e saude, -variedades

Em outubro começa em Toyohashi (Aichi) a colheita de “jirougaki”, uma variedade de caqui com polpa doce e dura. As províncias de Aichi e Shizuoka concentram 80% da produção nacional e Toyohashi é a número 1.

caqui outono

Hoshigaki

Caqui é uma fruta de estação, porém pode ser consumida o ano inteiro. Há séculos, os japoneses tem o costume de fazer doces ou conservas com caqui seco ao sol, permitindo que ainda reste um pouco de suco no interior, deixando o paladar macio. Caqui seco é tradiçãol do Japão, Coréia, China, Taiwan e Vietnã.

No Japão a tradição de secar frutas de caqui torna a paisagem única e muito colorida. Esta tradição que passa de geração em geração, faz com que o fruta seja apreciada o ano inteiro de diversas formas saborosas. Alguém já experimentou hoshigaki?

caqui outono.hoshikaki

Caqui beneficios para a beleza e saude, hoshigaki

Curiosidades do Japão – Veja como ficam as paisagens do Japão

caqui outono.j2

gifu ken ijira mura2

caqui outono.hoshikaki.2 caqui outono.hoshikaki.3 caqui outono.hoshikaki.4 caqui outono.hoshikaki.5 caqui outono.hoshikaki.6

Sempre apresentamos algum alimento com formato de coração, encontramos este caqui, com o formato parecido com o coração, plantando em Yamanashi:

SONY DSC

Gostou deste artigo? Compartilhe com os amigos!

Compar tilhe!
Clique aqui para deixar um comentário 5 comentários