«

»

Conheça os Benefícios do Nabo (Daikon), Indispensável na Tradicão Milenar da Culinária Japonesa

Nabo, valor nutritivo e a culinária japonesa.5Olá amigos! Hoje mostraremos os benefícios do nabo/daikon, muito comum e barato aqui no Japão! O nabo é gostoso, refrescante, rico em nutrientes e fácil de preparar. Depois de ler este artigo, acredito que muitos passarão a adotar o daikon no cardápio diário.

O nabo é uma planta de horta de raiz comestível e folhas também, é cultivado há 4.000 anos e com razão.  É barato, saudável e fácil de preparar e de cultivar, facilita a digestão e o aproveitamento de gorduras. O nabo também contém lisina, um aminoácido que pode ajudar a prevenir e controlar resfriados. Muito utilizado de forma decorativa na culinária japonesa, o nabo tem poucas calorias e um alto teor de nutrientes.

O daikon【大根】 (nabo) é um legume consumido há séculos, trazido ao Japão pela China por volta do ano 710,  legume semelhante à cenoura e ao rabanete, com qrande variedades, que se diferenciam pelo tamanho e pela forma. Alguns têm raízes compridas, outros redondas e há ainda outros de forma achatada, sendo as cores mais comumente encontradas o branco e o roxo.

Cru ou cozido, o nabo substitui sem fazer feio a maioria dos pratos de batata: é chamado de “batata da culinária ancestral”. Parte do preconceito contra o nabo vem da idade média: por ser comum e de cultivo fácil, o nabo era amplamente consumido pelos pobres, sendo seu consumo evitado nas mesas da nobreza.

Por outro lado, o nabo foi tradicionalmente preterido pela batata, já que a batata servia, entre outros usos, para a fabricação de bebidas alcóolicas; mas com a recente valorização dos alimentos frescos e suas qualidade nutritivas e benéficas à saúde, o nabo vem construindo prestígio e conquistando lugar nas receitas mais sofisticadas.

Benefícios e valor nutritivo

Sua função é aguçar o paladarmelhorar a digestão  e prevenir contra o câncer. Além disso, é rico em vitaminas A e Cbom para a tosse, e suas folhas e talos são usadas na prevenção da osteoporose e no combate à anemia.

♦ Rico em sais minerais como cálcio (mineral fundamental para a formação dos ossos e dentes), ferro, potássio, zinco e cobre

♦ O nabo tem propriedades diuréticas e as fibras ajudam a controlar os níveis de colesterol no sangue.

♦ É rico em celulose, que estimula a ação dos intestinos.

♦ Contêm fibras que ajudam o trânsito intestinal e as pessoas que querem manter o corpo em forma. Rico em vitaminas B e C, o alimento ajuda a conservar a saúde do sistema imunológico e o bom funcionamento do sistema nervoso.

♦ Contém também substâncias conhecidas por heterosídeos, que têm propriedades anticancerígenas”.

Restrições

O consumo de nabo pode gerar gases. Pessoas com distúrbios de tireoide devem evitar seu consumo, pois ele contém substâncias que podem interferir na produção de hormônios pela glândula tireoide.

Conservação do daikon

nabo pode ser guardado dentro ou fora da geladeira. Na geladeira dura mais tempo, mas deve ser colocado em saco plástico e mantido na gaveta da mesma. No ambiente natural, deve ficar em lugar seco e arejado, longe da luz do sol e bem protegido dos insetos. Cuide para que não fique amontoado, para evitar que germinem.

Nabo e culinária japonesa.

Daikon é utilizado na culinária japonesa de várias formas: cru, em saladas. ralado (oroshi), em cozidos, nabes, fritos, acompanha também peixes, frangos e carnes.

Nabo, valor nutritivo e a culinária japonesa.

O nabo ralado (daikon oroshi) e a salada de daikon cortado em tirinhas fininhas que acompanham sashimi, peixes grelhados, tempura, muitas vezes deixados no prato, são considerados um desperdício na cultura japonesa, pois é um medicamento digestivo que previne o câncer, além de auxiliar na digestão.

Nabo, valor nutritivo e a culinária japonesa.2

A sabedoria popular dos antigos é encontrada ainda hoje, na produção de conservas tanto caseiras como industriais. O tsukemono (conserva) de daikon, mais conhecido como takuan, pode ser encontrado na cor branca, amarela ou rosada, também acompanha muitos obentôs (marmitas) e refeições tradicionais tanto em casa ou nos restaurantes.

Os japoneses também  desenvolveram técnicas para conservar o daikon, secando ao sol o legume inteiro, fatiado ou cortado em tirinhas (kirboshi daikon). Nutricionaistas estudaram o kiriboshi daikon e verificaram a presença de uma subtância chamada lignina, que exerce nos vegetais a mesma função que o colágeno cumpre nos animais, ou seja, unir as células entre si. Além disso, a lignina diminui o nível de colesterol sanguineo e previne a incidência de câncer.

O suco do nabo ralado alivia a azia e a ressaca.

O nabo cru cortado em rodelas finas e colocado em vasilhame fechado junto com mel, produz um líquido transparente quando murcha. Esse líquido tomado após uma boa mexida é bom para combater tosses e catarros.

Nabo, valor nutritivo e a culinária japonesa.4

As folhas de nabo também são comestíveis e seu sabor é semelhante ao de mostarda. Os japoneses também aproveitam as folhas do nabo na culinária, refogando ou fazendo conservas. Mais nutritivas do que os tubérculos, as folhas de nabos são uma excelente fonte de beta-caroteno (Vitamina A), contêm boas doses de vitamina KC, folatos e cálcio. Além disto, as folhas possuem uma substância chamada luteína, um poderosos antioxidante carotenóide.

As folhas secas colocadas no banho de imersão servem para aquecer o organismo sendo indicadas para pessoas sensíveis ao frio.

Dica de receita caseira

No site Tua Saúde, encontramos uma receita de suco de nabo para fortalecer os ossos:

Um excelente remédio caseiro para fortalecer os ossos é o suco de nabo. Para preparar este suco são necessários os seguintes ingredientes: 1 xícara de nabo e 1 copo de suco de limão.

Para preparar este remédio caseiro corte o nabo em pequenas rodelas e adicione-o no liquidificador juntamente com o suco de limão. Bata bem até obter uma mistura homogênea e o suco está pronto para ser bebido.

O nabo é a hortaliça que possui maior quantidade de cálcio e potássio, essa combinação além de fortalecer os ossos, fortalece os dentes, cabelos e unhas. A hortaliça também é rica em magnésio, o que ajuda o organismo a absorver melhor os nutrientes. Aumente o consumo de nabo, você pode utilizá-lo em forma de sucos, saladas e na sua forma natural. Cuidados com a alimentação são fundamentais para uma vida mais saudável. Veja mais receitas caseiras no site Tua Saúde http://www.tuasaude.com/c/remedios-caseiros/

Dica de links de receitas com nabo

♦ No site do PetChef encontrará 56 receitas com nabo – link http://pt.petitchef.com/receitas/nabo

♦ No Almanaque Culinário encontrará 10 receitas com nabo e outras sugestões http://www.almanaqueculinario.com.br/receita/ingrediente/nabo/

♦ No site Japonês Cook Pad encontrará 872 receitas com nabo. Use translater. http://cookpad.com/category/586

♦ No site japonês da Kikkoman encontrará muitas receitas variadas. Use translater. http://www.kikkoman.co.jp/homecook/series/daikon02.html

Nabo, valor nutritivo e a culinária japonesa.6

Fonte:  AACJ, Info Escola, Sabor e aroma

Gostou deste artigo? Compartilhe com os amigos!

6 comentários

Pular para o formulário de comentário

  1. rose dlourdes morais

    contribuiu muito. porem o cheiro forte do nabo preciso acostumar.

  2. Eni Filter Xavier

    Muito bom s/comentário. Não tinha conhecimento do valor desse alimento. Obrigado !

  3. Amélia S K Yomura

    Gostei, muito interessante.

  4. Fred

    Ótimas informações!!! De hoje me diante mais DAIKON em minha casa!!!

  5. Helena F da Costa

    Informacoes otimas parabens

  6. Helena F da Costa

    Amei foi otimo informacao muito importante

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *