O Japão, é o terceiro país com maior número de bicicletas, só perdendo para Estados Unidos e China, que tem populações bem maiores.
No Wikipédia estão listados quase 200 fabricantes de bicicletas no Japão. Todos os dias, encontramos novidades tanto em bicicletas como em acessórios.
Bicicleta é o meio de transporte mais utilizado, principalmente dentro da cidade: para ir ao trabalho, para ir à escola, para ir às compras, para passeios e diversões, para a locomoção em geral. Como esporte, como lazer também são encontrados uma variedades de bicicletas, com preços diversos.
No Japão é muito comum encontrar além das bicicletas convencionais, bicicletas elétricas, bicicletas dobráveis e também as mamatyari, bicicletas própria para a mamãe carregar junto um ou dois filhos juntos.
A título de curiosidade apresentamos o site a Amazon, que estabelece um ranking diário e semanal das bicicletas mais procuradas e populares.
Alguns modelos à venda (as imagens estão linkadas ao respectivo site):
【1】263KDXHD – mamatyari – Pode carregar até duas crianças – cores verde, laranja, azul, rosa, amarelo, branco/dourado, preto/dourado – Aro 26 – lanternas LED
【2】Graphis GR-001 – aro 26 – 6 marchas
【3】Angelino – Bicicleta elétrica Mamatyari, para transportar até 2 crianças, garantia de 3 anos da bicicleta, garantia de 2 anos da bateria
【4】Graphis GR-777 Bicicleta dobrável, aro 20, 6 marchas
【5】Kyuzo KZ-105 – Panasonic – 6 marchas
【6】Bicicleta elétrica – Panasonic BE-ENNX635 – mamatyari – 3 marchas
【7】Bicicleta dobrável JE-206 -JEEP WRANGLER – 6 marchas
【8】Bicicleta elétrica, YAMAHA Kiss mini 8.7Ah PM20K
O ranking das bicicletas mais vendidas da Amazon é atualizado a cada hora.
Se você pretende comprar uma bicicleta
♦ Garantia – verifique qual é o período de garantia e em que condições a garantia faz cobertura. Guarde sempre o recibo, para que a assistência técnica possa ser realizada em qualquer loja especializada, independente se você mudou de cidade ou não.
♦ Registro na polícia – Quando compramos uma bicicleta no Japão é praxe o vendedor oferecer o registro de bicicleta na Delegacia. Alguns não aceitam por que tem despesas. Recomendamos realizar o registro, pois em caso de roubo, facilita para dar queixa, fazer buscas, identificações. Uma vez que nem todos guardam o número de chassis da bicicleta, fica mais dificil identificar.
♦ Se a bicicleta é para o filho estudante – Verificar antes da compra, quais são os requisitos exigidos pela escola para que o aluno possa se locomover de bicicleta. Verificar também os tipos de bicicletas que são aceitas pela escola. No Japão cada escola tem regulamentos próprios para alunos ciclistas.
♦ Capacete.- Se o seu filho tem menos de 12 anos, não permita que ande de bicicleta sem usar o capacete próprio para cada idade. Acidentes com bicicletas podem causar graves ferimentos em crianças sem capacete, colocando a vida em risco.
♦ Pneus – ao escolher a bicicleta verifique o tipo de pneu. Hoje em dia, muitas novidades, entre elas até pneu que não fura. Veja as vantagens e desvantagens de cada tipo de pneu e quanto custaria na troca futura.
Video: Ar para pneu de bicicleta:
♦ Acessórios – As lojas estão repletas de acessórios para bicicletas. Cada pessoa escolhe o acessório mais conveniente para seu uso, segurança e bolso. Mas, trava para bicicleta é importantíssimo. Uma trava garante a segurança e dificulta que seja roubada.
♦ Bicicleta velha – se você comprou uma bicicleta nova e quer se desfazer da antiga, se ainda estiver em condições de uso, poderá passar para outra pessoa. Não esqueça de transferir o registro da bicicleta na Polícia. Se caso, você quiser jogar no lixo, lembre-se que bicicleta é um dos ítens de lixo para ser jogado de forma especial como lixo grande, pagando uma taxa. A prefeitura de sua cidade tem orientações específicas para bicicleta. Informe-se!
♦ Capa para bicicleta – Se a bicicleta não for para uso diário, coloque uma capa própria para proteção. O vento, a chuva, a poeira, o sol, podem danificar peças das bicicletas. Em dias de taifu, deixe a bicicleta bem amarrada em lugar seguro e fixo, pois poderá ser levada pelos ventos fortes.
♦ Respeitar as leis de trânsito – Ciclista também é responsável civil e criminalmente por acidentes que causar, principalmente se houver vítimas e danos. Obedecer as normas e leis de trânsito, garantirá sua segurança e seu bem estar.
Se você pretende levar a bicicleta para o Brasil
Atualmente existem formas de levar sua bicicleta para o Brasil, com embalagens próprias. Lembre-se somente de fazer uma boa vistoria antes de embalar. Compre peças que possam necessitar de reposição, pois no Brasil, você não encontrará.
Com relação à entrada no Brasil de bicicletas elétricas (motorizadas) não é permitido como mudança de brasileiros que moraram no exterior (nem novo, nem usado), como também não é permitido automóveis, motocicletas, motonetas, traillers e demais veículos automotores terrestres.
Para bicicletas convencionais e dobráveis não há problemas. Em caso de dúvidas, consulte a Suzan Mudanças.
Gostou deste artigo? Compartilhe com os amigos!
