2

Como Encontrar Fácil o CEP Japonês (Yubin Bango)

No Brasil, chamamos o códido de endereçamento postal de CEP. No Japão o nome recebido é 【郵便番号-ゆうびんばんごう】lê-se 【yubin bango】ou seguindo a escrita seria【yuubin bangou】.

Diferente do Brasil, que coloca o CEP no final do endereço, no Japão o CEP (yubin bango) é colocado em primeiro lugar e consiste em sete digitos com um hífen entre o terceiro e quarto dígito.

A flexibilidade da língua japonesa permite que textos sejam escritos no estilo tradicional, de cima para baixo e da direita para a esquerda assim como no estilo ocidental, da esquerda para a direita e de cima para baixo. Isso se aplica a endereços também. Ambos são amplamente usados no Japão hoje.

A imagem abaixo mostra um exemplo no estilo tradicional; o envelope fica em pé. Note que geralmente o campo de yubin bango já vem impresso no envelope. O selo vai ao lado esquerdo (veja campo em azul claro dizendo 【切手 – kitte】).

correio -yubin bango - cepjapones4

 

 

correio -yubin bango - cepjapones

Os japoneses adotaram este como símbolo código postal e num envelope em branco ele deve ser colocado na frente do código postal caso o envelope não traga impresso o campo para este propósito.

 

Por que é importante saber o yubin bango?

  • Toda vez que for solicitado o seu endereço 【住所-jusho】em qualquer documento no Japão, sempre haverá um espaço destinado para se colocar o yubin bango.
  • No registro de endereço do Zairyu Card (ou do Gaikokujin Toroku) não consta o seu CEP japonês. Por isso, você deverá saber e anotar ou decorar.
  • Muitos navegadores estão programados para localizar endereços através do yubin bango. As buscas no Google maps e outros links, também localizam através de yubin bango como opção.
  • Toda correspondência dentro do Japão ou para o Japão deverá conter o número do yubin bango (código de endereçamento postal) tanto do remetente como do destinatário.
  • Todas as encomendas enviadas via correio ou takyubin, tem espaço reservado para ser anotado o yubin bango, que facilitará a localização do destinatário. É através deste número e outros fatores como tamanho, peso, que é calculado o valor do frete.
  • Forma correta de postar uma correspondência: Primeiro o yubin bangou, depois o endereço e no final do nome do destinatário. (estilo japonês).

correio -yubin bango - cepjapones2

Dicas importantes para enviar correspondência ou encomenda dentro do Japão e de fora para o Japão

  1. Escreva todos os numerais com letra legível. Os japoneses não conseguem identificar por exemplo, o número 7, com traço lateral. Isto facilita também a leitura pelas máquinas usadas na triagem e direcionamento da cartas. Veja o quadro abaixo:

    numerais legiveis para os japonesas

  2. No Japão, ou para enviar cartas ou encomendas para o Japão, utilize sempre letra de forma, maiúscula (caixa alta). Não escreva com letra corrida nem com letra de forma minúscula (caixa baixa). Os japoneses tem dificuldade de identificar endereços escritos desta forma, por isso, a remessa poderá demorar um pouco para chegar ou chegar em lugar errado.

Onde encontrar o yubin bango ou CEP japonês?

correio -yubin bango - cepjapones3

O site CEP Japonês ajuda você a encontrar o yubin bango através de um endereço ou o contrário, encontrar o endereço através do yubin bango.

Para nós estrangeiros que não dominamos o idioma, facilita bastante a informação também em japonês (kanji) e a leitura em (hiragana) do endereço procurado. Apresentado também em romaji, na ordem japonesa e na ordem ocidental.

Uma dica fácil para identificar o código postal ou endereço

Isto funciona no Japão como no Brasil e em 99% dos casos. Use este macete para determinar um código postal através de endereço (mesmo que parcial) ou o endereço através do código postal. Em vez de ir ao site mencionado acima use a Google e ela nos mostrara páginas relevantes do site acima (não é garantido que isso vá funcionar em outro engenho de busca). Exemplos:

  • procura pelo código postal
    Suponha que você só saiba parte ou tenha preguiça de digitar o endereço todo. Suponha que seja “Hibari”. Na Google, digite “cep hibari” (sem as aspas).
    Na primeira lista dos resultados vemos que o código postal do endereço contendo “hibari” é 939-0351.
    Busca CEP Japonês - Yubin Bango - Pelo Endereço
  • procura pelo endereço
    Na Google, digite “cep 444-0234” (sem as aspas).
    Na primeira lista dos resultados vemos que o endereço é “Ando-cho, Okazaki-shi, Aichi”.
    Busca Endereço Pelo CEP Japonês - Yubin Bango

Gostou deste artigo? Compartilhe com os amigos!

Compar tilhe!
Clique aqui para deixar um comentário 2 comentários