O que Você Pode e Não Pode Levar na Bagagem de Mão em Viagens Internacionais

Realizamos uma pesquisa nos sites do governo brasileiro e destacamos alguns itens importantes para quem deseja voltar ao Brasil e tem dúvidas em relação à bagagem. Dividimos o assunto em 4 partes:

Parte I – O que pode e o que não pode levar na bagagem de mão
Parte II – O que pode levar na bagagem acompanhada
Parte III – O que não pode levar na bagagem acompanhada
Parte IV – Procedimento no desembarque – Algumas dúvidas

Parte I – O que pode e não pode levar na bagagem de mão

Bagagem

Definição de bagagem

Entende-se por bagagem os bens novos ou usados do viajante, compatíveis com as circunstâncias de sua viagem, destinados ao seu uso ou consumo pessoal, bem como destinados a presentear, que, pela sua quantidade, natureza ou variedade, não permitam presumir importação ou exportação com finalidade comercial ou industrial.

A bagagem pode ser acompanhada (trazida junto com o viajante) ou desacompanhada (remetidos para o Brasil em razão de sua viagem por qualquer meio de transporte).

Qual é o tamanho e peso da bagagem de mão permitido?

regras-de-bagagem-tamanha e peso da bagagem de mãoOs limites da bagagem de mão são definidos por critérios de segurança para atender ao peso máximo de decolagem do avião e ações preventivas de segurança a bordo.

A bagagem de mão ou de cabine é considerada como bagagem não registrada, sob a inteira responsabilidade do passageiro que a transporta, sendo que, a soma das dimensões (altura, largura e comprimento) não pode ultrapassar 115 cm, incluindo rodas, alças, bolsos externos, etc.

As medidas máximas para cada dimensão são de 23 x 40 x 55 cm. Seu peso não deve exceder 5 kg. (Portaria 676/GC-5/ 13/11/2000), (IATA PassengerServices – Recomendação 1749).

Quando a bagagem ultrapassa o limite, é cobrado uma taxa pelo excesso. O limite de volume e peso pode variar de acordo com as companhias aéreas. Consulte a agência de viagem.

O que pode ser levado na bagagem de mão?

bagagem-de-mão-3

Fonte http://viagens.ig.com.br/

  • Uma mala de mão, saco ou mala de pequenas dimensões (ou pequena mala de computador portátil) e o seu conteúdo
  • Um casaco, xaile ou cobertor
  • Uma máquina fotográfica, câmara ou par de binóculos
  • Quantidade apropriada de material de leitura
  • Canadianas ou outros utensílios ortopédicos dos quais esteja dependente
  • Transporte de líquidos em voos internacionais.
    Produtos líquidos e em gel ou pasta

Devem ser conduzidos em uma embalagem plástica transparente de até 1 litro (aproximadamente 20 cm x 20 cm). Devem ser apresentados na inspeção do raio-X separadamente da bagagem.

Cada recipiente não pode exceder o volume de 100 ml. Líquidos em frascos acima de 100 ml não podem ser transportados, mesmo que parcialmente cheios.
Só é permitido um saco por pessoa

images

  • Perfumes, bebidas e outros líquidos adquiridos no free shop precisam estar embalados em sacola selada e acompanhados das notas fiscais do dia do voo. Essa medida não garante a aceitação da embalagem selada por outros países. No caso de conexão, consulte a empresa aérea sobre a possibilidade de retenção do seu produto por autoridades estrangeiras.
  • Medicamentos somente com prescrição médica e apresentação da receita em nome do passageiro no momento da inspeção de raio-X, quantidade suficiente somente durante a viagem.
  • Alimentação de bebês ou líquidos especiais (sopas, xaropes, soro etc.), apenas na quantidade a ser utilizada durante o voo, incluindo eventuais escalas, e apresentados na inspeção de raio-X preventiva de segurança a bordo.

*Bebidas para consumo imediato (sucos, refrigerantes e etc.) adquiridas na área de embarque após a passagem pela inspeção aeroportuária devem ser ingeridas antes do embarque na aeronave.

A franquia de bagagem varia conforme o país de destino. Por isso, consulte a empresa aérea com antecedência.

Objetos como joias, documentos, ações, dinheiro, notebook, máquina fotográfica, filmadora, telefone celular, acessórios ou outros objetos frágeis e de valor devem ser transportados em bagagem de mão, obedecendo sempre o peso e o tamanho permitidos. Se houver necessidade de despachar o material, é preciso declarar o valor dos bens no check-in.

O que não pode levar na bagagem de mão?

o que é proibido levar na bagagem de mão, viagem

Por razões de segurança, as leis de todos os países proíbem o transporte dos seguintes produtos tanto na bagagem de mão, como na bagagem de porão (bagagem acompanhada):

  • Malas com alarmes incluídos
  • Explosivos, fogo de artifício, foguetes
  • Latas pressurizadas contendo gases irritativos, sprays de autodefesa, gás para campismo
  • Latas com líquido inflamáveis como combustível para isqueiros, tinta, verniz, diluentes
  • Produtos facilmente inflamáveis, como fósforos
  • Substâncias que emitam gases inflamáveis quando em contacto com água
  • Substâncias oxidantes como lixívia em pó, peróxidos
  • Substâncias venenosas (tóxicas) e infecciosas como mercúrio, bactérias e culturas de vírus
  • Materiais e produtos radioativos
  • Substâncias corrosivas como ácidos, alcalinos, baterias de células úmidas
  • Materiais fortemente magnéticos
  • Equipamentos operados a gasolina e ferramentas que tenham contido quantidades mínimas de gasolina

Leitura Recomendada

Veja também

parte II - o que pode e pode levar na bagagem acompanhada - viagens internacionais parte III - o que não pode levar na bagagem acompanhada - viagens internacionais parte IV procedimento de desembarque de bagagens - declaração de bens - viagens internacionais

Link patrocinado:

coluna-suzan-istoejapao-suzan_mudanças-informações do cotidiano no Japao-suzan.co.jp

Gostou deste artigo? Compartilhe com os amigos!

Compar tilhe!
Clique aqui para deixar um comentário 0 comentários