Takenoko ou Broto de Bambu – Conheça os Benefícios e Alguns Links de Receitas

Takenoko é um dos ingredientes utilizados pela culinária japonesa. Além do sabor, a combinação de cores e formatos com outros ingredientes mostram uma obra de arte no prato a ser servido.

O broto de bambu pode fazer muito pela sua saúde, e, ao contrário de remédios, ele é extremamente saboroso, sendo que nutre a pessoa sem “entupi-la” de coisas que ela não necessita, como é o caso de remédios sintéticos.

Por isso, para sempre prevenir o aparecimento de qualquer doença, é importante alimentar-se bem, com alimentos nutritivos, o broto de bambu entre eles.

O broto de bambu, além de extremamente saboroso, é capaz de trazer incontáveis benefícios para a vida e a saúde das pessoas que o consomem.

É um alimento conhecido por prevenir doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer. O takenoko ajuda a reduzir o nível de gordura no sangue e a regular a pressão sanguínea.

Bambu é uma planta originária da India e encontrada em todo o mundo, é ornamental no Ocidente. Mas no Oriente é alimento, medicamento e valioso material para construções, mobiliário e artesanato, utilizando os brotos, as folhas, entre-nós e água.

O bambu tem muitas utilidades, sendo que o mesmo era utilizado na fabricação de diversos produtos, devido à resistência de suas fibras, como varas de pescar, pipas, arco e flecha e até mesmo móveis, por exemplo.

561983_308615852537129_2107501965_n

Apesar de existirem várias espécies de bambu, a mais apreciada como comida é o takenoko, o broto da variedade moosoochiku. O takenoko é mais macio e tem sabor suave, possui textura crocante e propriedades anticancerígenas

Na culinária japonesa, participa de pratos com arroz. Já na China, é parte dos famosos rolinhos primavera.

Típico da culinária asiática, principalmente japonesa e chinesa, o broto de bambu é um dos produtos típicos da primavera nestes países.

O broto de bambu pode ser utilizado tanto na alimentação dos homens quanto dos animais, assim como adubo para hortas e demais plantações.

O broto de bambu também é utilizado no combate a desnutrição em países pobres, devido à facilidade de encontrar o mesmo na natureza e ao alto valor de nutrientes presentes no mesmo.

Valor nutritivo

Broto de bambu é muito rico em nutrientes, tais como proteína vegetal, cálcio, aminoácidos, fibras, fósforo, e vitaminas B1, B2 e C.

Propriedades medicinais acuradas

É indicado para tratar problemas na digestão, em virtude de estimular os movimentos do estômago e do intestino, além de ser utilizado na prevenção de doenças cardiovasculares, como anti-hemorrágico, no combate a epilepsia em crianças, para diminuir a gordura corporal e a pressão sanguínea. Não bastasse tudo isto, as folhas do bambu ainda podem ser utilizadas para tratamento da tosse.

Como comprar takenoko

Assim que colhidos, os brotos podem ser servidos frescos. Escolha aqueles com casca brilhante e firme, e ponta amarela. Porém, se comprados no mercado, devem ser cozidos o mais rápido possível, pois se tornam amargos, por isso no mercado encontramos o yude takenoko (semi-pronto), vendidos cozidos e embalados a vácuo. Mas mesmo este tipo requer um cozimento de dez minutos para ficar mais gostoso!

como comprar takenoko

Como cortar o takenoko

como cortar o takenoko

Consumo de takenoko

O broto de bambu faz parte da dieta dos povos do oriente (indianos, japoneses e chineses, entre outros) há muitos séculos, sendo que do mesmo se origina uma imensa variedade de pratos tradicionais destes povos, desde frituras e assados a cozidos e saladas.

O broto de bambu pode ser utilizado em conserva também. Um uso bem comum do mesmo é no preparo de refogados com manteiga, temperos e cheiro verde, ou mesmo consumido junto com carne de frango, de boi ou de porco.

 pratos com takenoko5

pratos com takenoko6

 Sites com receitas de takenoko

  • Cybercook Neste site foram encontradas 6 receitas em português aqui
  • Receitas de Takenoko do site Petit Chef
  • Cookpad é um site japonês que contem 489 receitas com takenoko, use o translate, receitas simples com ilustrações.- aqui
  • Kikkoman, fabricante de molhos e condimentos, mantem uma homepage com centenas de receitas, inclusive 20 receitas saborosas com takenoko. Use o translate. Link aqui.
Beringelas com takenoko ao umami de shimeji
Beringelas com takenoko ao umami de shimeji
Brócolis com takenoko

Brócolis com takenoko
Empadinhas de takenoko
Empadinhas de takenoko, shimeji e shiitake
Empadinhas de takenoko

Empadinhas de takenoko
Frango a passarinho assado com takenoko, nabo e shimeji
Frango a passarinho assado com takenoko, nabo e shimeji
Fungos com takenoko e salsão

Fungos com takenoko e salsão

Gostou deste artigo? Compartilhe com os amigos!

11 thoughts on “Takenoko ou Broto de Bambu – Conheça os Benefícios e Alguns Links de Receitas”

    1. Não aconselho porque são imagens do engenho de busca da Google, o que significa que são de propriedade de outras pessoas.

  1. Eu mesmo preparo o broto de bambu em minha casa. Prefiro ele em conserva para consumi-lo com os demais pratos. Faço, também, como salada. É muito delicioso.

  2. marcos aurélio barbosa

    O bambu pode ser uma boa opção para projetos de restauração ambiental conciliada com geração de emprego e renda, pois oferece um leque variado de vantagens e possibilidades em termos de serviços socioambientais, da alimentação à construção, tendo grande capacidade em se tratando de sequestro de carbono. Inclusive pode ser uma opção como quebra-ventos, podendo proporcionar proteção em áreas descampadas e criar microambientes sombreados e úmidos, minimizando a evaporação da água quando plantados próximos de açudes, lagoas e reservatórios, favorecendo assim a conservação da água e o surgimento de uma microfauna de insetos muito atraente para os pássaros, aumentando a riqueza orgânica do solo com sua cobertura seca, tornando-o mais poroso e fértil.

  3. Heitor Luiz Pinotti

    a mais de 40 anos consumo o broto de bambu, todo ano tenho o abito de colher os brotos e eu mesmo prepara-los aprendi a fazer com um japones, mas ao longo do tempo fui descobrindo outras formas de cozimento e como mantelos por um longo tempo guardado, assim tenho brotos por quase um ano, tenho 49 anos e uma saúde de ferro, tenho dois filhoe e desde pequeno adoram este maravilhoso alimento, e tb acredito que eles irão passar para seus filhos e asssim sucessivamente.

    1. Jerison Soares

      Olá Heitor Luiz gostaria de conversar sobre como armazenar o produto.
      Tem algum e-mail ou algum contato?
      Obrigado.

  4. sebastião moreira

    gostei das informações contida esta paginas ,orientação importante na colunária e também medicinais ,e gostaria saber onde posso comprar os brotos

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *