Cinema com Sistema 4D em Nagoya no Korona World

Um novo sistema de reprodução de filmes foi adotado num cinema localizado no bairro de Nakagawa, na cidade de Nagoya, objetivando deter o distanciamento das pessoas das salas de projeção.

A tecnologia que foi desenvolvida na Coreia do Sul é conhecida como 4DX. Ela permite que o público possa experimentar e curtir o filme com todos os 5 sentidos. Visão, audição, ofalto, tato e paladar!

Esse sistema, chamado “4D”, consiste em acrescentar sensações de ventos ou cheiros em filmes de “3D”, ou de três dimensões. Para tanto foi investido um total de 150 milhões de ienes

Com a adoção dessa avançada tecnologia, a sala do cinema contará com assentos que se movem para a frente e para trás, assim como para os lados, de acordo com a cena. Na frente dos assentos serão instalados equipamentos especiais que vão expelir água em forma de névoa, ventos e cheiros. Do teto, dispositivos vão soltar bolinhas de sabão e fumaça, ajustando às várias cenas do filme em projeção.

Por exemplo, em uma cena de fuga com corrida de carros, os assentos se moverão e ventos soprarão, dando a impressão de que o próprio espectador se encontra correndo de carro. Numa cena de duelo, pode-se sentir o cheiro de queimado dando a impressão de estar dentro do filme.

4dxA empresa operadora do cinema diz que os movimentos e as inclinações dos assentos estão projetados de forma segura para os espectadores, porém, crianças com menos de 100 cm de altura, assim como mulheress grávidas e pessoas idosas não poderão utilizá-las.

O números de pessoas que vão ao cinema tem diminuído desde a década de 1950 por conta da difusão de DVDs e outros aparelhos. Teruhisa Ohara, diretor do departamento de vendas da Corona, a empresa administradora do cinema, diz que “o novo sistema foi introduzido para que muitas pessoas venham assistir a filmes”. Ele pede que as pessoas sintam a experiência pelo menos uma vez.

O primeiro filme exibido em 4DX no Japão foi o Homem de Ferro 3 em 2013. E a primeira sala com essa tecnologia foi o Korona World de Nagoya. Site com informações aqui http://www.korona.co.jp/cinema/info.asp?Seq=815.

Depois dela foram instalaram o 4DX em Kita Kyushu (Fukuoka-ken) e Fukuyama (Hiroshima). A intenção da Korona é expandir a tecnologia paulatinamente ao país inteiro.

4dx 1

Não é recomendado

4dx 3
 Crianças com menos de 100cm – não tem cadeira próprias para pessoas desta altura
 Crianças com menos de 10 anos, deverão estar acompanhado dos pais
4dx 2

 Gestantes, idosos, pessoas com problemas na coluna e pescoço, pessoas sensíveis a movimentos, pessoas que tem enjoo em carros e outros veículos

4dx 4
♦ Levar comida e bebida ao interior do cinema, pois os movimentos da cadeira, vento soprando, água respingando, aromas, flash e outros, poderão sujar ou machucar pessoas. Por exemplo, um café quente derramado poderá causar queimaduras
4dx 6
 Levar objetos de valor ou frágeis não é recomendado. Se levar, você deverá cuidar e zelar para não cair, quebrar, pois a administração do Cinema não se responsabilizará por danos.
4dx 7

 Durante a exibição não é permitido sair da cadeira, ficar em pé, andar pelas dependências do cinema.

Esteja ciente que por causa dos efeitos e movimentos, poderá ter respingos de água no rosto e na vestimenta.
4dx 5

Korona Cinama World de Nagakawa-ku, Nagoya

  • Endereço: Aichi-ken Nagoya-shi Nakagawa-ku Ematsu 3-110
  • Tel 052-303-8800
  • Ingressos : Acréscimo de 1.000 uens aos valores das sessões normais.
  • Crianças com menos de 1,0m de altura não podem entrar, mesmo acompanhada dos pais.
  • Mais imagens aqui http://www.4dx.korona.co.jp/about/index.html

Fonte:  NHK, Korona World

Gostou deste artigo? Compartilhe com os amigos!

Compar tilhe!
Clique aqui para deixar um comentário 0 comentários