3

Como é o Dia Das Mães no Japão?

No Japão o Dia das M\ães também é celebrado no segundo domingo do mês de Maio como no resto do mundo.

O dia dos Pais no Brasil é comemorado no segundo domingo de Agosto. No Japão, o dia dos Pais é no terceiro domingo do mês de JUNHO.

Tradicionalmente o povo japonês não compra presentes no dia das mães como no Brasil.

Porém, os costumes estão cada vez mais sofrendo influências ocidentais e o comércio explora bem este tema, como em qualquer lugar do mundo.

Mãe em japonês

haha

O kanji de mãe é 【母】- lê-se HAHA.

Quando criança, normalmente chamam de 【ママ】(lê-se MAMA).

Na idade escolar, muda para 【おかあさん・お母さん】(lê-se OKAASAN). Ao tornar-se adulto, normalmente refere-se à mãe como 【母】- (lê-se HAHA) ou 【おふくろ】- lê-se OFUKURO (restrito a homens).

Note que o correto é usar HAHA ao se referir à própria mãe e OKAASAN para a mãe dos outros. Ums troca indica que o indivíduo é incapaz de lidar polidamente com a língua no caso de ser japonês nato.

Encontramos também nomenclaturas regionais, como 【おかん】(lê-se OKAN) na região de Kansai.

É interessante notar que dentro da família japonesa, a nora costuma chamar a sogra de 【おかあさん・お母さん】(lê-se OKAASAN).

Como é comemorado o dia das mães no Japão?

haha1

Quando a criança frequenta a creche ou jardim da infância, normalmente fazem um trabalho manual com materiais recicláveis junto com as professoras e presenteiam as mães. Em idade escolar, além dos trabalhos manuais e artesanatos, encontramos muitos desenhos. A criança desenha o rosto da mãe, como um retrato para presenteá-la.

As escolas japonesas incentivam os alunos a escreverem cartas, confeccionarem cartões artesanais para estas ocasiões.

No Brasil, costuma-se dizer ; <Feliz Dia das Mães>. No Japão o costume usa-se mais o termo: <okaasan arigatou> (obrigado mamães). O dia é celebrado com sentimento de gratidão. A comemoração também é estendida às vovós e sogras.

Qual é o presente mais comum nos dia das Mães?

Nesta época do ano, as floriculturas estão repletas de cravos 【カーネーション】(lê-se kaneshon), principalmente na cor vermelha. Na tradição japonesa, as mães são presenteadas com cravos vermelhos. O papai recebe nos dia dos Pais, cravos amarelos.

cravos

As doceiras também estão repletas de delícias e bolos para homenagear as mães.

haha bolos

Shopping center, joalherias, casas de eletrônicos, restaurantes, hotéis, agências de viagens, enfim, o comércio em geral oferece nesta data uma infinidade de sugestões para presentear a mamãe.

haha presentes

Para a mamãe o maior presente é a PRESENÇA do filho. Se você está longe, encurte a distância através de uma carta. Não importa se sua letra é bonita ou não, suas palavras chegarão ao coração. Nestas horas, não utilize mail, cartão eletrônico ou outra forma via internet. Sua mãe merece!!

Gostou deste artigo? Compartilhe com os amigos!

Compar tilhe!
Clique aqui para deixar um comentário 3 comentários