Como é o Dia Das Mães no Japão?

No Japão o Dia das M\ães também é celebrado no segundo domingo do mês de Maio como no resto do mundo.

O dia dos Pais no Brasil é comemorado no segundo domingo de Agosto. No Japão, o dia dos Pais é no terceiro domingo do mês de JUNHO.

Tradicionalmente o povo japonês não compra presentes no dia das mães como no Brasil.

Porém, os costumes estão cada vez mais sofrendo influências ocidentais e o comércio explora bem este tema, como em qualquer lugar do mundo.

Mãe em japonês

haha

O kanji de mãe é 【母】- lê-se HAHA.

Quando criança, normalmente chamam de 【ママ】(lê-se MAMA).

Na idade escolar, muda para 【おかあさん・お母さん】(lê-se OKAASAN). Ao tornar-se adulto, normalmente refere-se à mãe como 【母】- (lê-se HAHA) ou 【おふくろ】- lê-se OFUKURO (restrito a homens).

Note que o correto é usar HAHA ao se referir à própria mãe e OKAASAN para a mãe dos outros. Ums troca indica que o indivíduo é incapaz de lidar polidamente com a língua no caso de ser japonês nato.

Encontramos também nomenclaturas regionais, como 【おかん】(lê-se OKAN) na região de Kansai.

É interessante notar que dentro da família japonesa, a nora costuma chamar a sogra de 【おかあさん・お母さん】(lê-se OKAASAN).

Como é comemorado o dia das mães no Japão?

haha1

Quando a criança frequenta a creche ou jardim da infância, normalmente fazem um trabalho manual com materiais recicláveis junto com as professoras e presenteiam as mães. Em idade escolar, além dos trabalhos manuais e artesanatos, encontramos muitos desenhos. A criança desenha o rosto da mãe, como um retrato para presenteá-la.

As escolas japonesas incentivam os alunos a escreverem cartas, confeccionarem cartões artesanais para estas ocasiões.

No Brasil, costuma-se dizer ; <Feliz Dia das Mães>. No Japão o costume usa-se mais o termo: <okaasan arigatou> (obrigado mamães). O dia é celebrado com sentimento de gratidão. A comemoração também é estendida às vovós e sogras.

Qual é o presente mais comum nos dia das Mães?

Nesta época do ano, as floriculturas estão repletas de cravos 【カーネーション】(lê-se kaneshon), principalmente na cor vermelha. Na tradição japonesa, as mães são presenteadas com cravos vermelhos. O papai recebe nos dia dos Pais, cravos amarelos.

cravos

As doceiras também estão repletas de delícias e bolos para homenagear as mães.

haha bolos

Shopping center, joalherias, casas de eletrônicos, restaurantes, hotéis, agências de viagens, enfim, o comércio em geral oferece nesta data uma infinidade de sugestões para presentear a mamãe.

haha presentes

Para a mamãe o maior presente é a PRESENÇA do filho. Se você está longe, encurte a distância através de uma carta. Não importa se sua letra é bonita ou não, suas palavras chegarão ao coração. Nestas horas, não utilize mail, cartão eletrônico ou outra forma via internet. Sua mãe merece!!

Gostou deste artigo? Compartilhe com os amigos!

3 comentários em “Como é o Dia Das Mães no Japão?”

  1. As leituras do kanji não tem nada a ver com a idade.

    Ninguém chama a própria mãe de HAHA.
    HAHA é apenas a forma “neutra” da palavra mãe. Usada especialmente qnd falamos sobre nossa mãe para outra pessoa (ex: minha mãe é professora).

    Todo mundo chama sua mãe de okaasan. Mesmo depois de adulto.

    1. Daniel você está correto.
      As formas de chamar a mãe alteram conforme a idade. Dificilmente um adulto chama a sua mãe de MAMA. Quando nos referimos à nossa mãe a terceiros, normalmente falamos HAHA, impessoal.
      Quando criança, é normal chamar de okaasan. Quando adulto, pode continuar chamando de okaasan, ou outros termos, dependendo da região onde mora.
      Grata pela contribuição.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *