Desastres Naturais Parte 5: Começa a Tremer Quando Estiver Dirigindo, o que Fazer?

Este é o quinto artigo de uma série de sete sobre como agir para sobreviver em caso de desastres naturais. Veja a relação completa dos artigos no final desta página.

Pergunta 5: Você está dirigindo quando começam fortes tremores. Imediatamente freia e para o carro?

Resposta A : Não! Freio devagar até parar o carro.

Resposta B: Sim! Freio imediatamente para parar o carro.

A resposta mais adequada é A. Durante fortes tremores, nem sempre é possível controlar a direção do carro como imaginamos. Quando os tremores são muito fortes, além de balançar para os lados, existe a possibilidade de outros movimentos na vertical. Quanto maior a velocidade, maior a dificuldade de controlar o carro. Além das colisões, o carro poderá rodopiar causando ferimento ao motorista e outras pessoas ao redor.

Pisar bruscamente no freio é perigoso demais. Segure firmemente a direção, certifique-se da presença de outros veículos ao redor, e pise bem devagar no freio, sinalizando com pisca alerta, movimente o carro para o lado esquerdo da pista para parar.

Evitar parar o carro perto das saídas de emergências do Corpo de Bombeiros e perto de cruzamentos. Após parar o carro, ligue o rádio, tv ou internet e informe-se da situação atual. Verificar as condições do local, mantendo a calma até passar o abalo sísmico e coletar informações através do rádio do carro.

Caso tenha que se abrigar (perigo de tsunami ou desabamento de edifícios), deixe a chave no contato, não trancar as portas e leve somente o necessário (documentos pessoais, do carro, objetos de valor e kit de emergência). Procure abrigo a pé, nunca de carro.

Por que deixar a chave no contato?

A chave deverá permanecer no contato, caso haja necessidade de mudar a localização do carro para não impedir a passagem do Corpo de Bombeiros e Ambulâncias.

No terremoto de Kobe (1994), quando o número de incêndios foi muito grande, o Corpo de Bombeiros teve certa dificuldade de alcançar os focos de incêndio desviando dos veículos nas estreitas ruas da cidade.

5 tremores quando estiver dirigindo

O que levar na hora de procurar refúgio?

Documentos pessoais e documentos do carro, kit de emergência.

É recomendável ter dentro do carro sempre, um pequeno kit de emergência, com ítens principais, como lanterna, pilha, primeiros socorros, água, uma troca de roupa, capa de chuva, etc. Uma pequena mochila que poderá ser transportada nas costas, deixando as mãos livres. No caso de mulheres, é sempre recomendável ter um par de tênis, no caso de usarem salto alto.

5 tremores quando estiver dirigindo - kit de emergencia

Onde procurar abrigo?

Como você está em local pouco conhecido, oriente-se pelas demais pessoas. Em caso de tsunami, procure locais e edifícios altos e seguros. Em caso de tremores, primeiro procure locais abertos, sem construções, como parques e estacionamento de grandes centros comerciais, depois procure um lugar mais seguro para se abrigar.

Quando se dirigir ao abrigo, cuidado com edifícios e placas, vidros quebrados, telhas, muros de blocos, máquinas automáticas de refrigerantes,… tendem a cair com os tremores.

Tomar cuidado com postes semi-destruídos e fios elétricos soltos.

As ruas estreitas são perigosas, por isso, se possível, procure refúgio pelas ruas largas.

Em alguns casos, pessoal treinado da comunidade local, policiais, corpo de bombeiros estarão orientando a população para os refúgios. Siga a orientação.

5 refugio


Leituras recomendadas

Você sabe identificar onde tem Hinanjo (abrigo/refúgio) em caso de desastres naturais?

No seu celular já está instalado o aplicativo para informar tremores e sismos no Japão? Dica de links.

 

Relação dos artigos desta série

Parte 1: TV Anuncia Fortes Abalos, Aonde se Esconder?

Parte 2: Começa a Tremer Forte no Elevador, o que Fazer?

Parte 3: Com Panela no Fogo, Começa a Tremer Forte, o que Fazer?

Parte 4: Começa a Tremer na Área Comercial Subterrânea, o que Fazer?

Parte 5: Comeca a Tremer Quando Estiver Dirigindo, o que Fazer?

Parte 6: Como Pedir Socorro se Estiver Soterrado Após Um Terremoto?

Parte 7: Que Itens Não São Importantes no Kit de Emergência?

 

Gostou deste artigo? Compartilhe com os amigos!

Compar tilhe!
Clique aqui para deixar um comentário 0 comentários