Desastres Naturais Parte 6: Como Pedir Socorro se Estiver Soterrado Após Um Terremoto?

Este é o sexto artigo de uma série de sete sobre como agir para sobreviver em caso de desastres naturais. Veja a relação completa dos artigos no final desta página.

Neste vamos ver como proceder para pedir ajuda se caso você estiver preso dentro de casa ou impossibilitado de sair para fora, após desmoronamento por fortes tremores.

Pergunta 6 : Após fortes tremores, sua casa desmoronou. Você ficou preso. Continua gritando por socorro até chegar a ajuda externa?

Resposta A : Sim, continuarei gritando direto

Resposta B : Pedirei ajuda se perceber pessoas por perto

A resposta mais adequada é  B.

Quando estamos impossibilitados de sair de casa, por causa de queda de móveis, ou mesmo desmoronamento de paredes ou outras situações, precisamos pedir a ajuda externa. Avisar às pessoas ao redor de que estamos dentro de casa.

Em média um salvamento é possível dentro de 72 horas. Após um forte tremor, vários outras réplicas acontecem. Somente quando cessam os sismos, a população começa a ajudar aqueles que estão impossibilitados.

Se você continuar gritando seguidamente, além de não ser ouvido por causa de outros ruídos externos ou mesmo por não ter ninguém por perto, poderá ficar rouco, sem voz.

Inicialmente poderá pedir socorro gritando, mas se perceber que não há pessoas por perto,  observe o som que vem de fora, primeiro. Quando pessoas estiverem se aproximando poderá pedir ajuda.

Para chamar ajuda ou socorro

Caso sua voz seja pequena ou esteja com dificuldade de gritar, recomendamos:

Usar um apito. O som do apito é ouvido a uma grande distância e poderá avisar aos demais de sua presença embaixo dos destroços.

Crianças usam apito ou alarme próprio para segurança pessoal quando vão às escolas. Nos aparelhos celulares específicos para crianças e para idosos, estão instalados alarmes, em caso de emergência.

No kit de emergência é bom ter um apito também. Mas outros locais são mais recomendados como na cabeceira da cama, na cozinha, pois são locais que poderemos estar no momento de um grande abalo.

apito - kit de emergencia

Se estiver com as mãos livres, procure peças de metal, e faça barulho batendo uma na outra. Metal produz um som  que é escutado de longe. Se não tiver metal, latinhas, poderá utilizar vidros ou qualquer outro objeto que produza som alto e vibrante.

Enquanto espera ajuda, procure se proteger de objetos que possam machucar.

apito - kit de emergencia2

Relação dos artigos desta série:

Parte 1: TV Anuncia Fortes Abalos, Aonde se Esconder?

Parte 2: Começa a Tremer Forte no Elevador, o que Fazer?

Parte 3: Com Panela no Fogo, Começa a Tremer Forte, o que Fazer?

Parte 4: Começa a Tremer na Área Comercial Subterrânea, o que Fazer?

Parte 5: Comeca a Tremer Quando Estiver Dirigindo, o que Fazer?

Parte 6: Como Pedir Socorro se Estiver Soterrado Após Um Terremoto?

Parte 7: Que Itens Não São Importantes no Kit de Emergência?

Gostou deste artigo ? Compartilhe com os amigos !!

Compar tilhe!
Clique aqui para deixar um comentário 0 comentários