Açaí, a Fruta Brasileira que Faz Sucesso no Japão! Você Consome?

As bebidas feitas com frutas provenientes de países da América do Sul, como Brasil e Peru, estão sendo cada vez mais consumidas no Japão.

Muitas, além do sabor agradável e revigorante, possuem propriedades antioxidantes. A empresa japonesa Fruta-Fruta, divulga bebidas com frutas brasileiras.

Hoje o açaí está na moda no Japão e é conhecida como “super fruta do Amazonas”.

Açaí é uma planta medicinal com efeito antioxidante, vasodilatador, antiinflamatório, tônico, energético, entre outros.

Seu uso interno é indicado principalmente na prevenção de doenças cardíacas e derrames. Também é utilizado externamente, geralmente  em produtos cosméticos.

Onde cresce o açaizeiro? 

O açaizeiro, como é chamada a árvore do açaí, é uma espécie de palmeira, apresenta frutas pequenas e redondas, de cor roxa escura.

Trata-se de um arbusto perene, originário da floresta tropical Amazônica, atualmente encontrado na Venezuela, Colômbia, Equador, Guianas e Brasil, nos estados do Amazonas, Pará, Maranhão, Acre e Amapá.

O açaí é um dos principais produtos extraídos da Amazônia, além de ser utilizado para consumo interno, uma grande parte é exportada para diversos países do mundo inteiro

Consumo de açaí

O açaí pode ser consumido de diversas formas: sucos, doces, sorvetes e geléias. Atualmente é muito consumido o açaí na tigela, onde a polpa é acompanhada de frutas e até mesmo de outros alimentos. Na região amazônica, a polpa do açaí é muito consumida com farinha de mandioca ou tapioca.

Na região amazônica, a poupa do açaí é ingrediente básico de muitas receitas. Ele está em refrescos e sorvetes, acompanhando peixes, carnes e até no arroz e feijão. Em outros lugares, a fruta é também conhecida por ser alimento de atleta. A poupa do açaí é muito consumida por esportistas com a finalidade de repor as energias, já que ela tem alto valor calórico.

O açaí geralmente é comercializado congelado, pois por possuir muitos lipídios, fermenta rapidamente em temperatura ambiente (aproximadamente 24 horas).

Mas não é só seu fruto que é utilizado, as folhas são utilizadas para fazer cestas, chapéu e outras formas de artesanato, enquanto sua madeira pode ser utilizada em construções.

A indústria de cosmésticos nacional e internacional está utilizando o açaí para produzir cremes, shampos e outros produtos de beleza.

As sementes do açaí são utilizadas no artesanato da região norte.

açai - produtos japoneses feitos com açai do brasil- açaizeiro

Valor nutritivo

Devido a seus inúmeros nutrientes, capazes de suprir quase todas as necessidades do corpo humano o açaí é atualmente referido como superalimento.

A polpa do açaí é um ótimo energético, sendo que cada 100 gramas possui 250 calorias.

O açaí é uma fruta rica em proteínas, fibras e lipídios.

Encontramos nesta fruta as seguintes vitaminas: vitaminas C, B1 e B2.

O açaí também possui uma boa quantidade de fósforo, ferro e cálcio.

A ação principal do açaí é de antioxidante, devido principalmente à presença das antocianinas. Este efeito antioxidante é responsável pela ação anti-inflamatória e da melhora do perfil lipídico (aumentar o colesterol bom e diminuir o ruim).

Outros efeitos do açaí são: saciedade, , fortalece o sistema imunológico, tônico natural, vasodilatador, reposição energética e fonte de ferro.

Propriedades do açaí

  • redução do colesterol alto
  • prevenção de arterosclerose, doenças cardiovasculares (com infarto do coração) e derrame cerebral (AVC)
  • prevenção de alguns tipos de cânceres
  • doenças do fígado, como esteatose (gordura no fígado) e icterícia (medidas complementares)
  • artrite, obesidade (medida complementar que ajuda a prevenir danos causados por substâncias inflamatórias)

Contra-indicações do açaí

Contra indicado em casos de diabetes (especialmente se misturado a xaropes) e em grande quantidades para obesos.

Produtos com açaí no Japão

a;ai

A rede de lojas Don Quijote produziu, junto com a distribuidora Fruta Fruta, dois sucos de açaí. A bebida, que mistura maçã, cassis, laranja, limão e lecitina, não contém açúcar, colorantes ou conservantes. Custa 178 ienes.

açai

Açaí fazendo sucesso nas sorveterias! A rede Cold Stone Creamery http://www.coldstonecreamery.co.jp/ lançou para este verão o sorvete “Açaí Soy & Banana” com creme de iogurte. Em três tamanhos, custa a partir de 480 ienes

açai - produtos japoneses feitos com açai do brasil

açai - produtos japoneses feitos com açai do brasil- fruta.56

açai - produtos japoneses feitos com açai do brasil- fruta.7

açai - produtos japoneses feitos com açai do brasil- fruta.3

açai - produtos japoneses feitos com açai do brasil- fruta.4

açai - produtos japoneses feitos com açai do brasil- fruta.2

Este video da IPCTV traz uma reportagem de Silvia Kikuchi sobre o consumo do Açai no Japão….

Para aqueles que desejarem conhecer os produtos comercializados pela empresa japonesa Fruta-Fruta, acessem este link http://www.frutafruta.com/fruit/acai.html

açai fruta fruta

Fruta-Fruta, empresa japonesa, homepage http://www.frutafruta.com/products/index.html

Fonte: Wikipedia, Sua Pesquisa, Cria Saúde, Fruta-Fruta

Gostou deste artigo? Compartilhe com os amigos!

Compar tilhe!
Clique aqui para deixar um comentário 0 comentários