Furikake – Indispensável Para Saborear o Arroz Japonês e Popular Entre Brasileiros

Furikake! Quem não come? Quem não gosta? Cai muito bem só com um arroz básico! Quais sabores você mais gosta?

O furikake é consumido no Japão há muitas décadas. Inicialmente, aproveitando alimentos e peixes, eram misturados para serem colocados em cima do arroz branco.

A indústria japonesa adotou este sistema e através de desidratação de peixes, verduras, algas e outros alimentos, produz centenas de variedades, com sabores diversos e preços variados.

Consumido muito entre as crianças, também é muito consumido pelos adultos e tornou-se popular entre os estrangeiros residentes no Japão.

Furikake (振り掛け / ふりかけ) é um condimento seco da culinária do Japão, com alimentos desidratados que deve ser colocado (polvilhado) em cima do arroz. Ele consiste, tipicamente, de uma mistura de peixes secos e moídos, sementes e gergelim, algas picadas, açúcar, sal e glutamato monossódico. Outros ingredientes saborosos como o katsuobushi (às vezes indicado no pacote como bonito), ou okaka (flocos de bonito molhados comshoyu e secados novamente), salmão, shiso, ovos, miso em pó, vegetais etc são frequentemente adicionados à mistura.

O furikake normalmente é colorido e brilhante. Ele pode ter um leve sabor de peixe ou frutos do mar e às vezes é apimentado. Ele pode ser usado na culinária japonesa para fazer conserva de alimentos para onigiri, ou bolinhos de arroz.

furikake. formas de saborear3

O noritama é o mais popular entre as crianças pequenas e adultos também, consiste em ovo desidratado e algas, fabricado pela Marumiya, lançado em 1960. também muito preferido pelos brasileiros no Japão.

furikake. noritama

A Marumiya também tem outras variedades de furikake e no site apresenta algumas sugestões para saborear além do arroz branco….

furikake. formas de saborear3 marumiya

furikake. formas de saborear3 marumiya 2

Fora do Japão, o furikake pode ser encontrado na maioria das mercerias orientais e na seção de comidas asiáticas de alguns grandes supermercados.

No Japão, vendido em qualquer supermercado ou loja de conveniência, apresenta embalagens individuais, que podem ser levados também no obentô (marmita). Popular entre as crianças e também entre os adultos, os mais variados sabores vem sendo lançados no mercado todos os dias, para agradar a todos os gostos.

furikake

Além de colocar em cima do arroz branco, pode ser utilizado também em onigiri. Atualmente encontramos outras formas de saborear o furikake como no pão, no tofu, na salada, no espaguetti, na sopa, no udon, enfim, onde a imaginação permitir.

furikake. formas de saborear 1

furikake. formas de saborear 2

Nas lojas de 100 yen shop são vendidos várias embalagens kawaiii para transportar o furikake junto com o obentô.

furikake. embalagens para obento

Além dos produtos comercializados, muitos sites japoneses tem receitas para preparar o furikake em casa com uma variedade imensa de ingredientes.

Leituras Recomendadas

furikake. cookpad

Gostou deste artigo? Compartilhe com os amigos!

Compar tilhe!
Clique aqui para deixar um comentário 0 comentários