5

Umeboshi – Especialidade da Culinária Japonesa – Conheça os Benefícios Para sua Saúde e Longevidade!

Os japoneses são vistos pela grande maioria de nós ocidentais como um grande exemplo de vida e longevidade! Vivem muitos anos e com bastante saúde!

O segredo de tudo, segundo eles é o equilíbrio na alimentação. Uma grande aliada na alimentação dos povos orientais é o umeboshi. 

De acordo com a crença oriental “um umeboshi por dia é o segredo da longevidade”!

Umeboshi é uma especialidade da culinária japonesa que consiste em umê em conserva, por isso um tipo de tsukemono, possui sabor picante, azedo e salgado e é muito utilizada na culinária japonesa e macrobiótica para realçar o sabor no arroz, bento e complemento do chá verde.

O umê é originário da China e é normalmente chamado de ameixa pesar de ser um parente mais próximo do damasco. Segundo a Medicina Tradicional Chinesa, umeboshi é desintoxicante, harnomiza a função digestiva e instestinal e fortalece a energia do pulmão.

O umeboshi é geralmente arredando e varia de textura suave até muito enrugado.

Valor nutritivo

Altamente nutritiva, boa fonte de proteínas e minerais. É ainda recomendada, como fonte de ferro, cálcio e fósforo, além de ajudar a aumentar a imunidade, daí então a sua fama de curar. Apesar de seus valiosos benefícios, pessoas que têm problemas com pressão alta devem tomar cuidado com a sua utilização, pois por serem feitas em conserva com sal, o seu uso deve ser controlado. Em 100 gramas temos:

  • Calorias: 33 kcal
  • Proteína: 0,9 g
  • Gordura: 0,2 g
  • Carboidratos: 10,5 g
  • Sódio: 8700 mg
  • Potássio: 440 mg
  • Manganês: 0,23 mg
  • Vitamina B1: 0,02 mg
  • Vitamina B2: 0,01 mg
  • Colesterol: 0 mg
  • Fibra alimentar: 3,6 g
  • Sal: 22,1 g (hoje em dia menos sal em algumas qualidades de ume)

Benefícios do Umeboshi

  • Alcaliniza o sangue e mantém o pH em equilíbrio;
  • Contém grandes quantidades de minerais alcalinos, tais como ferro, cálcio, magnésio…
  • Tem poder anti-séptico e antibiótico;
  • Previne o stress, o cansaço e o envelhecimento;
  • Alivia a acidez estomacal;
  • Acalma problemas intestinais e digestivos;
  • Previne o enjoo;
  • Combate os vómitos durante a gravidez
  • Alivia dores de cabeça, resfriados e gripes

Famosa pela cura ou alívio de inúmeros males como: dores de cabeça, enxaqueca, diarréia, azia, dores de estômago, prisão de ventre, enjoo, infecções, gripes e resfriados.

Os órgãos do nosso corpo mais beneficiados pela ingestão do umeboshi são o fígado, vesícula biliar (vinagre de umeboshi, ameixas de umeboshi), rins e bexiga (massa ou vinagre de umeboshi). Sem dúvida que o umeboshi é um condimento natural e a tradução literal de umeboshi é ume (ameixa) e boshi (seca).

O folclore japonês atribui propriedades medicinais ao umeboshi, que é dado como remédio para gripes e resfriados. Os japoneses dizem que colocar umeboshi no arroz vai inibir as bactérias e também ajuda na digestão. É também dito como alimento saudável apesar de ser muito salgado.

Conta a história antiga que umeboshi foi usado pelos samurais para combater a fadiga das batalhas. Nos tempos modernos, recomenda-se umeboshi para combater o natsu batten (cansaço e fadiga do rigoroso verão japonês), e formatos como balas, embrulhadas individualmente são facilmente encontradas nos supermercados e lojas de conveniência.

Este estilo japonês de consumir o umeboshi é considerado bom para a digestão, prevenção de náuseas e de toxicidade sistêmica, incluindo ressacas. O ácido cítrico é reinvidicada a agir como um agente antibacteriano, ajudando a aumentar a produção de saliva e digestão do arroz.

Japão país centenário, ondem os idosos recomendam comer um umeboshi por dia, para proteger contra o envelhecimento.

Não aconselhável a sua ingestão durante a lactação, por bebes, hipertensos devido a quantidade de sal (sódio), doentes com gastrites e úlceras (devido a acidez e por ser um alimento fermentado), azia, diverticulose, no caso das pessoas que sofrem de candidíase não é aconselhável também, pois poderá estimular a produção do fungo que gosta de meios ácidos para se desenvolver.

umeboshi  tradicao japonesa.2

Culinária

Umeboshi é muitas vezes usado como um acento culinário para realçar o sabor e apresentação. Pode também ser servido como um complemento de um chá verde ou um drinque com shochu e água quente.

umeboshi onigiri

Normalmente são servidos como acompanhamentos do arroz branco, onigiri, obentô. As versões como alimento seco e desidratado ganham novos formatos, como furikake, otyazuke, balas, sorvetes, ingredientes de massas de macarrão, acentua sabores de petiscos como batata fritas, etc. A utilização é tão grande que encontramos que quase tudo com sabor UME no mercado.

umeboshi bebida alcoolica, produtos com ume

Bebidas alcoólicas também são produzidas a partir do ume, umeshu (saque de ume), uma xícara antes da refeição é dito que aumenta o apetite.

umeboshi bebida alcoolica, umeshu

 O vinagre do umeboshi é ideal para temperos, molhos e condimentos. Está classificado dentro dos condimentos salgados tais como o sal, miso, molho de soja ou shoyu.

A árvore, a flor e o fruto do ume

A área central da província de Wakayam é conhecido pela quantidade e qualidade dos diversos umes (frutos) e umeboshi produzidos. A cidade de Minabe é a maior produtora de umeboshi do Japão.

umeboshi bebida alcoolica, arvore de ume

A flor do ume é muito parecida com o sakura (cerejeira)umeboshi bebida alcoolica, flor de ume

Na fanpage do Blog Vidaemvoltas, encontramos esta explicação:

Diferenças para identificar as flores da ameixeira (Ume), do pessegueiro (momo no hana) e das cerejeiras (sakura):

Ameixeiras (ume): uma flor em cada nó do ramo; pétalas redondas

Pessegueiro (momo) flores com caules curtos, geralmente nascem duas flores e uma folha do ramo; várias pétalas alongadas, pontudas

Cerejeira (sakura): várias flores nascem do mesmo ramo, tem no máximo 5 pétalas, formato oval ou dentada, com reentrância na ponta

486002_488274841234225_1061501087_n

Para conhecer mais sobre o Japão, acompanhe a fanpage do Blog aqui >> http://www.facebook.com/VidasEmVoltas

O fruto do ume é vendido em grande escala nos supermercados em meados de maio e junho, muitos japoneses ainda preferem produzir o umeboshi de forma caseira, para o ano todo.

umeboshi bebida alcoolica, fruto de ume

A forma mais tradicional para produzir umeboshi é manter os umês colhidos curtindo em salmoura e em seguida secá-los ao sol. Atualmente o umeboshi é produzido como uma conserva utilizando menos sal num processo semelhante a produção de picles, podendo receber folha de shisso que agem como corante.

umeboshi bebida alcoolica, produtos com ume

Receitas de Umeboshi

Fonte: Wikipedia, Blog Vidas em Voltas, A Nutricionista, nutricionista.com

Gostou deste artigo? Compartilhe com os amigos!

Compar tilhe!
Clique aqui para deixar um comentário 5 comentários