Tradição do Verão Japonês: Kakigori, Gelo Raspado com Xarope e Leite Condensado!

Que gosto tem o kakigori, um amontoado de gelo raspado com xarope?

Tem gosto de verão japonês, tem gosto de infância, tem gosto de Matsuri. Refrescante, barato e encontrado em qualquer lugar…

A tradição de saborear o kakigori no verão vem de alguns milênios na história do Japão. Na época não existia geladeira, mas muito gelo natural…

As técnicas evoluiram com o tempo, mas a máquina de raspar gelo é bem simples, atualmente modelos são lançados no mercado para que possa ser feito em casa, junto com as crianças.

Uma máquina própria faz girar um bloco de gelo sobre uma lâmina para produzir as raspas de gelo, que se tornam macias como a neve que acabou de cair.

kakigori - maquina de raspar gelo

Kakigori 【 かき氷】é uma sobremesa ( ou sorvete?) feito com gelo raspado com cobertura de xarope e leite condensado. Os sabores mais populares incluem morango, cereja, limão, chá verde, uva, melão, blue Hawaii, etc.

kakigores - sabores

Muito encontrado em festivais, matsuris, lojas de conveniências, cafés e restaurantes. Durante os meses quentes do verão, kakigori é vendida praticamente em todos os lugares no Japão. Em alguns locais, encontramos até o azuki (feijão japonês adoçado) ou tapioca em bolinhas.

kakigori - exemplos de kakigori

Normalmente os estabelecimentos comerciais que tem kakigori, tem um banner parecido com a imagem abaixo, que utiliza o kanji de gelo, koori *【氷】

200px-Kakigori_hyoki

Muita gente diz que ao comer kakigori, sente uma leve dor de cabeça, explicam os japoneses que o cérebro pode confundir frio/gelado com dor, assim, eles colocam o copo de kakigori na testa por alguns segundos, e a dor de cabeça vai embora. Quer experimentar?

Kakigori pode ser feito em casa, além de máquinas simples à venda, também encontramos uma variedade grande xaropes para todos os gostos.

kakigori - tipos de xaropes

Leitura Recomendada

Gostou deste artigo? Compartilhe com os amigos!

Compar tilhe!
Clique aqui para deixar um comentário 0 comentários