1

Já Visitou Uma Loja Jusco? Conheça a História de Sucesso do Grupo Aeon

Quem não curte o Jusco? Talvez ele seja um dos locais mais visitados pelos brasileiros no Japão quando querem se divertir, comer ou fazer compras!

Em época de crise e recessão, a empresa Jusco Aeon nasceu, cresceu e sobreviveu ampliando seu campo de atuação, inovando o comércio, oferecendo também sempre novos  serviços e empregos para a comunidade. Souberam transformar os obstáculos em oportunidades de sucesso.

JUSCO – sigla de Japan United Stores COmpany

Divisões principais:

Lojas de mercadorias em geral, supermercados, lojas de Conveniência, Lojas de Departamento, lojas especializadas, drogstore, serviços financeiros, serviços de alimentos, processamento de alimentos, distribuição e outras operações, e-commerce de negócios.

GRUPO AEON é a maior varejista no Japão. Controla cerca de 4.000 lojas em todo o mundo :

♦ 460 hipermercados JUSCO
♦ 2600 lojas de conveniência MINI STOP
♦ 665 lojas e supermercados
♦ 1.900 AEON Drogstore (Welcia, HUC, outros)

Algumas rede de Lojas do Grupo AEON, além do JUSCO, VIVRE,_

jusco rede de lojas

Origens

Até a Segunda Guerra Mundial, no Japão haviam muitas lojas como quitandas (yaoya), loja de tofu, loja de sapatos, loja de roupas, loja de artigos para casa. Eram estabelecimentos pequenos ou médios que comercializavam os itens necessários para o dia a dia.

As primeiras lojas de auto-serviço no Japão foram inauguradas em 1950 e o setor cresceu rapidamente, apesar da hostilidade dos pequenos comerciantes. Foram sendo instalados os SUPERMERCADOS, mas muitos não resistiram à recessão de  1964-1964. Alguns sobreviventes decidiram formar alianças ou fundir empresas, quando foi formado o JUSCO em 1969 através da fusão de 3 empresas tradicionais no mercado de Mie, Kyoto e Hyogo.

A fundação do JUSCO coincidiu com uma expansão do varejo, mas isso não significava que o clima era totalmente hospitaleiro para a nova empresa. Junto com os efeitos econômicos das crises do petróleo na década de 70, a empresa teve que lidar com as restrições rigorosas de construção.

A internacionalização do JUSCO começou durante a década de 70. Em 1973 estabeleceu-se na Coréia do Sul e no ano seguinte, empreendimentos agrícolas na Austrália e no Brasil.

Em 1980, os produtos de marca própria do Jusco, conhecidas como burando (ブランド)foram lançadas, produtos básicos mas de alta qualidade vendidos em embalagens simples com o menor preço possível. A marca própria  TOPVALU nasceu em 1994 e desde então mais de 6000 ítens já foram lançados no mercado com esta marca.

jusco aeon burando

Marcas atuais do AEON JUSCO

20120601tv

Todo mês do dia 01 a 07, a Top Valu faz promoções dos produtos da marca

A década de 80 foi um período de rápido crescimento para a cadeia de lojas JUSCO, ficando em quarto lugar entre as redes de supermercados, em termos de volume de negócios e em segundo na rentabilidade.

Em 1985, primeira loja JUSCO fora do Japão foi inaugurado em Kuala Lumpur, Malásia, que atualmente conta com 20 lojas de varejo e centros comerciais  AEON (Jusco).

A primeira loja JUSCO em Hong Kong foi criado em dezembro de 1987. Em 2013 conta com 08 centros comerciais AEON, 07 Supermercados, 22 home center, 04 lojas de Bento e 01 loja AEON MaxValu.

Outro empreendimento foi a rede de lojas de conviência MINI STOP 【ミニストップ】, oferecendo atendimento 24 horas e alguns serviços financeiros para os serviços públicos. Diferente da maioria das outras lojas de conveniência no Japão, as lojas Mini Stop inovaram colocando uma cozinha para preparar sanduiches, lanches, sobremesas, sorvetes e tem uma área reservada para os clientes sentarem e comerem. Ministop também tem a sua própria marca de fast food. O cardápio varia de acordo com a estação e promoções periódicas.  Tem lojas também na Coréia do Sul, Filipinas, China e Vietnã.

Mini Stop

Em seu 20 º aniversário, em 1989, o grupo JUSCO adotou uma nova identidade corporativa. A empresa-mãe ainda é chamado JUSCO, e as grandes superfícies pertencentes diretamente continuar a ter esse nome, o grupo é conhecido coletivamente como o Grupo AEON.

images

Em 1997 comprou uma rede de supermercados com 36 lojas, YAOHAN. e continuou se expandindo adquirindo rede de lojas varejistas com problemas financeiros, ampliou e reinaugurou como MAXVALU.

Em 2003, com um total de 1.053 lojas de supermercados, a empresa se tornou a maior rede varejista do Japão, passando Ito-Yokado Co. no ranking de vendas.

Atualmente atuando em diversos segmentos do mercado e financeiras, o Grupo AEON desenvolve também um trabalho comunitário e institucional tendo como objetivo a sustentabilidade, a ecologia e promovendo atividades filantrópicas e culturais.

A rede de supermercados JUSCO iniciaram a venda do <my basket>, cesta de compras, muitos anos antes de iniciar a campanha do governo para redução e abolição das sacolinhas de compras.

Algumas curiosidades sobre o Jusco:

♦ A província com maior número de lojas JUSCO é Nagasaki com 155 pontos de venda.
Em segundo lugar, está Hyogo com 127 lojas e em terceiro lugar empatam Aichi e Shizuoka com 88 lojas cada uma.

♦ Na região de Kanto, o maior número de lojas pode ser encontrado em Chiba, 43 lojas. Também em Chiba está instalado a matriz do Grupo Aeon.

pic1226

Aeon Lake Town, um dos maiores shopping center do Japão. Localizado em Saitama, cidade de Koshigaya. Inaugurado em 2008 ocupa área total: 337.357 metros quadrados. Além do Aeon e Vivre tem mais de 710 lojas e estacionamento para 10.400 veículos.

AEON_Bukit_Tinggi_Klang

Maior loja Jusco no Sudeste Asiático fica em Klang na Malásia.

Fonte: Fundinguniverse.com, Wikipédia, Aeon

Gostou deste artigo? Compartilhe com os amigos!

Compar tilhe!
Clique aqui para deixar um comentário 1 comentários