Tradição do Verão Japonês: Kayaributa, o Charmoso Porta Incenso de Repelentes

Todos os anos novidades surgem para combater os indesejados pernilongos no verão, mas o katori senko ainda continua sendo utilizado por uma grande parte da população e com charmosos porta incensos.

蚊取線香 – かとりせんこう – katorisenkou

São incensos repelentes de pernilongos em forma de espiral. Alguns tem duração para queimar durante 2-3 horas, 6-7 horas e até 12 horas. Desenvolvido no Japão, em 1886 na região de Wakayama a partir da planta pyrethrum trazida dos Estados Unidos, o primeiro incenso em espiral foi produzido em 1895 e atualmente exportado para o resto do mundo.

kayaributa, incenso em espiral repelente de pernilongos, porta incenso 3蚊遣り豚 – かやりぶた – kayaributa

Na província de Mie se concentram muitos fabricantes de porta incenso de repelentes (katorisenko), Yokkaichi é uma destas cidades.

Na cidade de Komono-cho, província de Mie, fabricam-se muitas porcelanas. Em meados de junho, está no auge a produção de porcelana do tipo Bankoyaki em forma de um porquinho, ou Kayaributa, no qual se coloca um repelente de mosquitos conhecido como “Katorisenko”. Em oficinas da cidade, são produzidos, por ano, cerca de 3 mil porquinhos Kayaributa de cerca de 20 cm de altura.

As expressões de Kayaributa são bastante amáveis. Uns possuem olhos arregalados, e outros estreitam os olhos mostrando um sorriso. Hoje, essas porcelanas são utilizadas não somente para colocar repelente, mas também como decoração.

kayaributa, incenso em espiral repelente de pernilongos, porta incenso 2

Os artesãos, que estão enfrentando um período de muito trabalho, desenhavam libélulas e peixinhos-dourados sobre a base azul e vermelho, e passavam o esmalte na superfície das porcelanas.

kayaributa, incenso em espiral repelente de pernilongos, porta incenso

Kayaributa é um porta incenso repelente de mosquitos e pernilongos, com formato de porco, para evitar que as cinzas se espalhem. Existem vários formatos, porém o formato de porco é utilizado tradicionalmente há muitas gerações.

kayaributa, incenso em espiral repelente de pernilongos, porta incenso 4

Cerâmica e porcelana são os materiais mais comuns, atualmente encontramos também materiais como fibra de vidro, que assegura resistência ao calor e fogo. Apesar de encontrar no mercado repelentes elétricos, o katorisenko (incenso repelente) ainda é muito utilizado, principalmente em ambientes externos ou ao ar livre como jardins, camping, campo, lavoura, praias, rios, etc. Além deste uso, pode ser utilizado como um objeto de ornamentação.

kayaributa, incenso em espiral repelente de pernilongos, porta incenso6

Gostou deste artigo? Compartilhe com os amigos!

Compar tilhe!
Clique aqui para deixar um comentário 0 comentários