Quem não gosta de passear nos parques japoneses! Realmente o Japão é um pais maravilhoso! Todas as cidades oferecem parques públicos muito bem cuidados e conservados!
Na maioria das vezes com muitas opções para as crianças se divertirem! Quem frequenta esses parques? O que acham? Tudo muito limpinho, não é mesmo?
O Parque Público é um local de lazer e relaxamento, onde reúnem várias pessoas de todas as idades, desde bebês até idosos.
A administração é feita pela Prefeitura local, porém muitos serviços de manutenção são realizados pelas Associações de bairro, entidades voluntárias, escolas primárias.
Porque o Japão tem tantos parques públicos?
Em 1923, no dia 01 de setembro um grande terremoto aconteceu em Tokyo, causando a morte de 142.800 pessoas, incluindo incêndio, desabamentos, deslizamentos de terra e tsunami.
Este terremoto devastou Tokyo, a cidade portuária de Yokohama, as províncias de Chiba, Kanagawa e Shizuoka e causou danos generalizados em toda a região de Kanto.
Para conhecer mais detalhes deste terremoto leia como foi o Grande Terremoto de Kanto em 1923? Lições aprendidas e reconstrução de Tokyo.
Na reconstrução após o Grande Terremoto de Kanto, em todo Japão foram construídos mais parques públicos, com a intenção de abrigar as pessoas em caso de grandes abalos. Parques são locais seguros para se proteger, pois não tendo outras construções, não há perigo de cair objetos, pedaços de telhas ou desabamentos.
Pequenos, médios e grandes parques estão espalhados em todo Japão, independente do tamanho da cidade ou do bairro. Normalmente são locais limpos, mas a limpeza não é realizada por nenhuma empresa especializada, e sim pela própria população. Conscientes da responsabilidade social, donas de casa, clube de idosos, associações de bairros, associações comerciais, empresas privadas, estudantes se organizam em grupos para manutenção, plantar mudas, realizar limpezas, aguar plantas. É a preservação e conservação de um bem comum, um local de todos para todos.
Regras de boa convivência e etiqueta no parque
Conservar as instalações do parque
Play ground
Os equipamentos de jogos tem a função de desafiar a aventura através da birncadeira, promover o julgamento e capacidade de prevenção de acidentes. É uma instalação indispensável para o crescimento das crianças. Quando houver alguma irregularidade, comunicar imediatamente a administração do parque.
Banheiro
Nem sempre os banheiros dos parques disponibilizam papel higiênico, por isso é sempre recomendável ter lenço de papel de bolso. Troca de fraldas é solicitado para levar para casa e jogar no lixo. Após o uso, fechar bem as torneiras, para evitar vazamento desnecessário. Quando houver alguma irregularidade, é possível comunicar a administração através de telefones que são informados no local.
Conservar árvores, plantas e flores.
A manutenção periódica é realizada pela prefeitura, porém o serviço de tirar matinhos (capim), aguar as flores e plantas é realizado semanalmente pela comunidade através de serviço voluntário, inclusive em alguns parques, plantar flores também faz parte dos eventos da comunidade local.
Muitas escolas, no período das férias de verão (agosto) fazem escalas de revezamento entre os alunos, para aguar as plantas dos parques perto de sua residência. Além de valorizar o trabalho voluntário, também enfatiza o sentimento de conservação do bem comum como da natureza.
Lixo
Não deixar lixo jogado no parque. Os parques de um modo geral são limpinhos. Todos levam o lixo para casa.
Cães, gatos, pombos
Alguns parques não permitem a entrada de cães. Aqueles parques que permitem solicitam que não deixem o seu animal livre, pois poderá causar incômodo para outras pessoas. Com relação às fezes, levar para casa, como manda a etiqueta.
Não é permitido alimentar pombos e gatos que estão no parque, pois estes animais poderão retornar com maior frequencia à procura de alimentos e sujar o local com fezes.
Práticas esportivas
Não é permitido realizar práticas esportivas como futebol, beisebol, golpe e outros. O parque é o espaço de todos, e bolas podem causar acidentes, machucando pessoas ou quebrando vidros das casas ao redor.
Muitos clubes de idosos praticam o guetoboru, porém somente em locais autorizados e normalmente em horários que não prejudicam outras pessoas, como seis horas da manhã.
Uso do fogo
Não é permitido utilizar fogo no parque, poderá causar incêndios ou queimaduras. Isto inclui além de fogueiras, fogos de artifício e churrascos.
Alguns parques permitem estas atividades, mediante solicitação de autorização antecipada.
Brincadeiras com rádio controle
Não é permitido brincadeiras com rádio controle (adultos), além de perigoso para outras pessoas, poderá causar incômodo pelo ruído. Existem locais e parques com espaços próprios para este tipo de lazer.
Onde encontrar parques em sua cidade?
O site japonês ekoen.jp, lista por província e cidade, todos os parques com mapas e outras informações:
Em Nagoya existem 470 parques, por exemplo.
Hokkaido
Dohoku – Central Hokkaido – Oriental – Donan
Nordeste
Aomori – Iwate – Miyagi – Akita – Yamagata – Fukushima
Kanto
Tóquio – Kanagawa – Saitama – Chiba – Ibaraki – Tochigi – Gunma
Koushinetsu/Hokuriku
Yamanashi – Nagano – Niigata – Toyama – Ishikawa – Fukui
Tokai
Aichi – Shizuoka – Gifu – Mie
Kansai
Osaka – Quioto – Hyogo – Shiga – Nara – Wakayama
Chugoku
Okayama – Hiroshima – Tottori – Shimane – Yamaguchi
Shikoku
Tokushima – Kagawa – Ehime – Kochi
Kyushu/Okinawa
Fukuoka – Saga – Nagasaki – Kumamoto – Oita – Miyazaki – Kagoshima – Okinawa
Gostou deste artigo? Compartilhe com os amigos!

Verdade. Cada quarteirão tem um parquinho. Nem que seja um jardinzinho de poucos m2 tem um.
No Brasil, principalmente nas capitais, não seria recomendável ter tantos parques assim, pois, arvores e arbustos servem de abrigo para os drogados e outros mal intencionados. Ainda que não fosse assim, seria usado como latrina de cachorro de estimação.