3

Japoneses Plantam em Qualquer Pedacinho de Terra… Um dos Segredos da Longevidade!

Perto de sua casa já avistou espaços parecidos com esta foto, onde pessoas cultivam plantas, verduras, frutas, flores? No começo estranhei este tipo de cultivo…

No Japão encontramos hortas para fins caseiros em todos os lugares… O hábito de cultivar plantas, verduras, frutas e flores é algo milenar entre os japoneses… Para os idosos, é uma terapia ocupacional, para as donas de casa, um momento de relaxamento e prazer em obter alimentos saudáveis.

Fala-se muito sobre o segredo da longevidade dos japoneses, e acredito que não é um segredo somente, e sim um conjunto de fatores históricos, culturais e a jardinagem/horta é um destes fatores.

Veja o exemplo abaixo:

Em junho de 2013, faleceu o japonês Jiroemon Kimura aos 116 anos de morte natural. Em abril de 2011 ele foi apontado pelo Livro Guinness dos Recordes como o homem mais velho do mundo. Depois de se aposentar dedicou boa parte de seu tempo ao trabalho em sua horta até completar 100 anos.

(A título de curiosidade, a francesa Jeanne Louse Calment, que morreu em 1997 aos 122 anos e 164 dias é a mulher mais velha do mundo).

E o Japão é um dos países com o maior índice de centenários… Os motivos da longevidade são pesquisados dentro da sua história, alimentação, tipo de vida, cultura e tradições.

Muitos são os motivos que levam os japoneses a serem campeões da longevidade. Um deles é o trabalho com jardinagem e/ou horta. No arquipélago japonês um pedaço de terra é um absurdo de caro. Alguns proprietários de terremos, alugam espaços para pessoas cultivarem sua horta particular. Outros produzem verduras, frutas e flores em casa, nos vasos, nas varandas, principalmente dos apartamentos. E também temos pessoas que cultivam em qualquer pedacinho de terra.

Espaços públicos que são cultivados, normalmente tem autorização. Cada pessoa é responsável por um pedaço de terra, sendo que traz suas próprias ferramentas, mudas e utensílios, inclusive água de sua casa para regar diariamente.

Cuidando da sua hortinha, também faz a limpeza ao redor, retirando os capins e lixos por ventura deixados por transeuntes. O mais interessante é que na hora de colher, ninguém leva por conta própria a verdura, fruta ou flores. Existe o maior respeito pelo bem alheio.

japoneses plantam em qualquer pedacinho de terra...2

Para estes idosos que cultivam a horta, além de um passatempo, é também oportunidade para exercitar, conversar com vizinhos e acompanhar o crescimento das plantinhas é uma grande alegria. É mais fácil ir ao supermercado e comprar, porém, para eles nada paga a alegria que esta atividade proporciona.

Criar algo realmente bonito com as mãos, fazendo um belo jardim ou uma horta cheia de frutas e verduras, é um dos resultados da jardinagem. Mas a atividade também traz benefícios à saúde de quem mexe com a terra. Praticar jardinagem funciona como uma terapia que, além de relaxar, traz múltiplas vantagens para a saúde.

Trabalhar em um jardim ou uma horta alivia o estresse do cotidiano e até melhora o humor. E se você resolver plantar verduras e legumes ainda pode ter alimentos mais saudáveis e frescos a sua disposição.

Benefícios

Alívia o estresse. A jardinagem pode ser mais relaxante do que várias outras formas de lazer, acaba com o estresse e com a fadiga.

Melhora a saúde mental e evita depressão. Contato com o ar puro e sol, o que faz com que o sangue se movimente melhor.

Exercita. Cavar, plantar, capinar, regar, repetir outras tarefas que requerem força e alongamento é uma excelente forma de exercício de baixo impacto. Ao colocar a mão na terra, você pratica exercícios de resistência, força e flexibilidade. Cavar a terra fortalece os músculos e cria resistência.

    1. Aparar a grama com um cortador (preferencialmente manual) é um ótimo exercício de resistência.
    2. Catar folhas traz benefícios para a flexibilidade e a resistência.
    3. Transportar adubo e terra é um bom exercício de força.
    4. Retirar ervas daninhas é uma ótima forma de alongar músculos que ficaram duros depois de tanto tempo sentado.

Saúde cerebral

A combinação de atividade física e mental envolvidas na jardinagem pode ter uma influência positiva sobre a mente. As paisagens, cheiros e sons que existem no ambiente natural promovem o relaxamento.

No Japão encontramos sementes e mudas nos Home Center, inclusive uma variedade grande de utensílios, ferramentas, vasos, adubos, e tudo mais que é necessário para fazer uma horta ou um jardim de flores. Nas livrarias, encontramos muitas revistas e livros que dão dicas com fotografias e ricas ilustrações

japoneses plantam em qualquer pedacinho de terra...3

Leitura Recomendada

Plantando no Japão – Mini horta orgânica

Não vejo a hora de começar a preparar papinhas para o meu pequeno, com ervas e verduras fresquinhas, tiradas do meu proprio jardim. Todos os dias pela manhã ele fica no carrinho observando eu molhar as plantas e ele desde já, adora e se distrai um bocado!!

Aqui no Japão temos uma infinidade de ferramentas, vasos, enfeites e mudas de excelente qualidade e de preços variados. Encontramos tudo isso desde 100Yen Shop a Home Center. Em épocas de crise financeira (como agora) além de dar uma aliviada no supermercado a gente ainda ocupa o tempo cuidando das plantas! =) Blog Materna Japão

Plantando arroz no Japão (1)

Na série “Plantando arroz no Japão” vou contar mais sobre esse cultivo, que também está dentro de um projeto nosso de recuperação e preservação de tanada (arrozais em terraços nas encostas dos morros). Acompanhe! (Blog Curtindo o Japão)

Plantando arroz no Japão (2)

Que bela – e dura – missão, a de cultivar em locais tão íngremes e nos conceder essa comovente paisagem. Comovente porque há centenas de anos, numa época que não existiam máquinas, os ancestrais esculpiram os tabuleiros na encosta. De geração a geração, mesmo às duras penas, as áreas têm sido mantidas e proporcionando a dádiva do alimento. (Blog Curtindo o Japão)

Fonte: livro Guia de Saúde e Longevidade – Seleções

Gostou deste artigo? Compartilhe com os amigos!

Compar tilhe!
Clique aqui para deixar um comentário 3 comentários