1

Moyashi – Alimento Nutritivo, Saudável e Barato!

Aqui temos uma boa relação preço vs. beneficio! Custa tão barato  e riquíssimo em nutrientes!! Vamos aproveitar!!

O moyashi, também conhecido como broto de feijão, é um alimento de baixa caloria com alto valor nutritivo, rico em fibras, sais minerais e vitaminas B e C.

Utilização

Na culinária pode ser utilizado de diversas formas. Basta uma leve aferventada e poderá enriquecer saladas, refogados, molhos e carnes. Muito utilizado também em lamen, udon, donburi, nabes, omeletes, e quase todos os tipos de preparo da culinária japonesa. Realmente é muito versátil.

Benefícios

  • Rico em proteínas, fibras, cálcio, fósforo, ferro, vitaminas C e do complexo B,
  • Tem propriedades antioxidantes, ou seja, combate os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento.
  • Contém grandes quantidades de sais minerais com fósforo, ferro e cálcio. Já os sais minerais são importantes para o organismo, pois ajudam na formação dos dentes, ossos e sangue.
  • As vitaminas do complexo B presentes no feijão moyashi são essenciais ao crescimento, à boa digestão, infecções de pele e evitam a queda dos cabelos.
  • Os brotos são alimentos altamente nutritivos, em cuja produção não se utiliza nenhum tipo de adubo ou de defensivo. Por isso, são produtos totalmente naturais, que utilizam apenas as reservas armazenadas nas sementes para germinarem e alcançarem o tamanho necessário para serem consumidos.
  • As diversas fontes de vitaminas, minerais ácidos, aminoácidos, enzimas e demais substâncias presentes nos brotos, lhes dão a qualidade de serem muito nutritivos. Isso faz com que, estando presentes na alimentação, supram eventuais deficiências nutricionais.

Componentes nutricionais para cada 100 g de moyashi

  • Energia: 16 kcal
  • Proteína: 2,3 g
  • Carbohidrato: 2,4 g
  • Água compõe 94,4% dos brotos de soja, ou seja, para cada 100 g, 94,4 g é composto por água

Curiosidades sobre o cultivo de moyashi no Japão

Durante a Segunda Guerra Mundial, a facilidade e a rapidez do cultivo, necessitando-se de pouca luz, possibilitado pela técnica de germinação, possibilitou a produção de alimentos em navios de guerras japoneses.

O processo de brotação dos brotos é basicamente o mesmo independentemente do tipo de grão utilizado. Umidade, calor e pouca exposição à luz solar são necessários. Sementes são umidificadas, e deixados em temperatura ambiente dentro de um compartimento transparente, com saídas permitindo excesso de água a ser drenada (caso os brotos estejam completamente submergidos em água, morrem e decompõem rapidamente), sendo enxaguados algumas vezes por dia.

Após 3 a 10 dias, os brotos crescem o suficiente para serem utilizados. Devem ser consumidos rapidamente, especialmente se comprados em no atacado, onde recomenda-se que sejam utilizados dentro de dois dias após a compra

 Onde encontrar receitas para preparar com moyashi

Kikkoman, fabricante de shoyu e outros temperos tem muitas receitas no site com moyashi (em japonês, use o translate)

Moyashi, nutritivo, completo e barato- Blog Isto é Japão! receitas da Kikkoman

Site da Kikkoman tem muitas receitas com moyashi – Link http://www.kikkoman.co.jp/homecook/series/moyashi02.html

Cookpad – Um site japonês que tem mais de um milhão e trezentas mil receitas, de tudo. Você pode fazer a busca por tipo de ingrediente, tipo de prato, etc. Encontrará 267 receitas com moyashi (site em japonês, utilize o translate)- Link

Ajinomoto – A gigante Ajinomoto, conhecida internacionalmente na indústria alimentícia em todos os ramos, também tem no site, uma pagina especial para moyashi, dividida em categorias: receitas básicas, receitas populares, calorias, por tempo de preparo, por quantidade de sal. Está em japonês, use o translate. Abaixo a nomeação dos pratos está bem estranha, pois foi utilizado o  mecanismo de tradução automática.

AjinomotoMoyashi, nutritivo, completo e barato- Blog Isto é Japão! receitas da Kikkoman

Receitas com moyashi do site da Ajinomoto, – Link

Gostou deste artigo? Compartilhe com os amigos!

Compar tilhe!
Clique aqui para deixar um comentário 1 comentários