Por que as Praias de Hokkaido Utilizam Tendas ao Invés de Guarda-Sol?

Quando falamos de verão e praias no Japão, a primeira imagem que vem à cabeça são as praias de Okinawa, clima tropical quase o ano inteiro…

Hokkaido também tem praias muito apreciadas pelos japoneses e turistas asiáticos.

O interessante é que no lugar de guarda-sol e esteiras, encontramos muitas tendas. Sim, aquelas tendas de acampamento. Mas por que?

São dois os motivos que levam a população de Hokkaido, a segunda maior ilha do arquipélago japonês a utilizar tendas na sua grande maioria, ao invés de guarda-sol.

(1) Clima

Japão tem quatro estações distintas. Hokkaido é um dos lugares onde você pode ver e sentir as mudanças de forma clara. Ao longo do ano, Hokkaido é relativamente fresco e tem baixa umidade, é um clima temperado.

Verão em Hokkaido é mais suave e pode ser o lugar mais confortável entre o resto do Japão. No entanto, o outono chega cedo e fica muito frio após o pôr do sol em meados de setembro. Em algumas áreas, como as cidades do norte, Asahikawa ou Wakkanai, a neve começa a cair gradualmente e cobre as montanhas ao redor meados de novembro.

Hokkaido é conhecida pelos seus verões frescos (que atraem muitos turistas de outras partes do Japão) e invernos gelados. Devido à sua situação no nordeste e ao fato de as costas serem banhadas pelas correntes frias do mar de Okhotsk, o clima é bastante diferente do de Honshu, com temperaturas mais baixas, baixa pluviosidade, sem estação das chuvas, alguns tufões. A temperatura média em agosto é de cerca de 22°C enquanto que a de janeiro varia entre -12°C a -4°C, dependendo da altitude e da latitude.

mapa das praias famosas de Hokkaido

Este clima favorece o acampamento de famílias que visitam as praias, não sendo excessivamente quentes, permitindo dormir nas noites frescas do verão. Mesmo aqueles que não optam pela pousada, é muito comum, encontrar nestas tendas <as churrasqueiras japonesas> para o preparo de barbecue, gengiskan (carnes e verduras grelhadas saboreadas com moho) e outros pratos.

praias de hokkaido2

(2) Densidade demográfica

Como uma ilha, Hokkaido está sendo 21th maiores ilhas do mundo. Dominado pela cadeia montanhosa de Daisetsu e o parque nacional, Hokkaido é uma ilha de florestas, rios, rochas escarpadas e pastagens, cujo ponto mais elevado é o monte Asahi, um vulcão cuja última erupção foi no século XVIII. Situada mais ou menos à mesma latitude do sudeste da França, Hokkaido é banhado ao norte e a leste pelo mar de Okhotsk, pelo mar do Japão a oeste e pelo oceano Pacífico ao sul.

Tem uma área de 83517 km², (22% da área total do Japão), um pouco menor que a Irlanda. A densidade populacional é de 68 hab./km², menos de um quinto da de Honshu. (dados de 2010), veja a comparação abaixo:

Local Data População Área Densidade
(hab./km²)
Hokkaido 01/10/2010 5.507.74  83 452 68
Okinawa 01/10/2010 1.392.503  2.271 580
Aichi 01/10/2010  7.408.899 5.153  1.383
Osaka 01/05/2013 8.861.141  1.899 4.670
Tokyo 01/01/2012 14.945.050  2.187 6.354
Estado de SP 2010 41.252.160 248.209 166
Estado do RJ 2010 16.030.000 43.696 366

(curiosidades: O Estado de São Paulo é 48 vezes maior que a província de Aichi. O estado do Rio de Janeiro tem a metada da área de Hokkaido e o triplo de população. Tokyo e Rio de Janeiro tem quase a mesma população, sendo que a área de Tokyo é quase 20 vezes menor que o Rio.)

Em outras regiões do Japão normalmente são proibidos churrascos e acampamentos nas área da praia, mas Hokkaido, tem densidade populacional menor, permite estas atividades, pois a extensão territorial é muito grande em relação ao número populacional…

Hokkaido é a segunda maior ilha do Japão(22% do arquipélago), mas a apenas cinco por cento da população vive aqui. Mais de setenta por cento da ilha é coberta por floresta, e os animais selvagens é onipresente, tanto dentro como fora dos enormes parques nacionais, onde você também vai encontrar vulcões ativos , onsen borbulhante e seis parques nacionais

Densidade demográfica

Densidade demográficadensidade populacional ou população relativa é a medida expressa pela relação entre a população e a superfície do território. É geralmente expressa em habitantes por quilômetro quadrado.

Alguns dados curiosos sobre densidade demográfica:

●Brasil – 22 hab./km² (182.º)

●Estados Unidos – 33 hab./km² (143.º)

●Japão – 337 hab./km² (30.º)

●China – 139,6 hab./km² 

●Monaco – 16.620 hab./km² (1º) – fonte Wikipedia

praias de hokkaido3 praias de hokkaido4

Um pouco mais sobre Hokkaido

mapa das principais cidades e vias de acesso de Hokkaido

Hokkaido tem a maior área do Japão dedicada à agricultura. É a província que lidera na produção de arroz e captura de peixe, tendo também um lugar de destaque na produção de vegetais hortícolas.

Ainda que exista alguma atividade industrial (produção de pasta de papel, fermentação de cerveja — a cerveja Sapporo — e indústria alimentar), a maior parte da população está empregada no sector de serviços. A indústria do turismo tem um papel de relevo ao atrair, principalmente, campistas de todo o Japão. No inverno, os desportos de inverno, como o esqui são a principal atração turística de Hokkaido; (os Jogos Olímpicos de Inverno de 1972 foram realizados em Sapporo).

Há muitas atrações de Hokkaido, incluindo quatro estações distintas, intocada natureza majestosa, e muito boa comida. Cada estação tem suas características diferentes, oferecendo diversas paisagens, atividades e de alimentos, que foram atraindo grande número de visitantes a cada ano, tanto nacional como internacionalmente, em especial dos países asiáticos vizinhos.

Verão em Hokkaido

Verão em Hokkaido2

Fonte: Hokkaido Tourism Organization – homepagem em inglês http://en.visit-hokkaido.jp/

Recomendamos este Blog para conhecer de perto Hokkaido:

Delícias de Hokkaido http://brasileira-sapporo.blogspot.jp/search/label/ver%C3%A3o

Sou brasileira, residente no Japão, especificamente na província de Hokkaido, cidade de Sapporo desde 1990. Apesar do inverno rigoroso, adaptei-me e gosto muito da vida tranquila daqui. Através do Blog pretendo divulgar um pouco da minha vida aqui no Japão, dos costumes, tradições e da cultura japonesa. Tenho como hobby a fotografia e coloquei vários links para que as pessoas possam curtir junto comigo as belezas de Hokkaido registradas pelas lentes destes profissionais. E fica o convite ao caro leitor vir desfrutar da beleza e sentir com os próprios cinco sentidos, as delícias das quatro estações de Hokkaido. Delícias de Hokkaido
http://brasileira-sapporo.blogspot.jp/search/label/ver%C3%A3o

Para conhecer melhor a localização das praias de Hokkaido acesse http://www.jalan.net/theme/beach/hokkaido/

Gostou deste artigo? Compartilhe com os amigos!

Compar tilhe!
Clique aqui para deixar um comentário 0 comentários