Dicas Para Economizar Energia Elétrica no Japão

Você usa o ar condicionado com a temperatura mínima de 28 graus neste verão? Devido a parada de todas usina termonucleares desde o terremoto de Fukushima em 11/03/2011, o governo pede para que todos usem o ar condicionado com a temperatura de 28 graus no verão, assim que todos economizam e evitam uma falta de energia elétrica! E você, consegue manter esse pedido?

Dicas para economizar energia elétrica

Com o desconforto devido à umidade e às altas temperaturas desta estação, estamos em uma época em que os condicionadores de ar trabalham intensamente. Consequentemente, o consumo de energia também dá um grande salto e nosso orçamento tem um grande rombo!

Setsuden [ 節電 ] – Economizar energia. O Japão orienta as medidas para economizar energia neste verão, depois de todas as usinas nucleares estarem desligadas. Para evitar o apagão temporário (rodízio), o governo japonês solicita a todos, medidas para diminuir o consumo de energia elétrica.

ar condicionado

Seguem algumas dicas para diminuir o consumo de energia elétrica:

1) Ajuste a temperatura do condicionador de ar em 28℃

É claro que quanto mais baixa a temperatura, mais refrescante se torna o ambiente.
Porém, como todo cidadão civilizado e consciente quanto à questão do aquecimento global, devemos fazer a nossa parte ajustando a temperatuda do condicionador de ar em 28℃. É mais econômico e o planeta Terra agradece!

★ Utilize um ventilador voltado para uma parece junto com o ar condicionado, pois irá auxiliar a circulação do ar frio, e economizará energia.
E uma boa dica para usar com ventilador é esta: colocar uma bacia com gelo e pendurar uma toalha molhada no quarto também ajuda.

dicas para refrescar um pouco mais...

★ Nas janelas, coloque cortinas para bloquear os raios solares, evitando o aquecimento do ambiente interno. No Japão, utiliza-se muito a “cortina verde” e o sudare (cortina de palha)

economizar energia

2) Utilize o timer dos aparelhos eletrônicos

Ar condicionado e ventiladores não precisam estar ligados a noite inteira. Deixe no timer para ser desligado automaticamente. Mesmo após desligar, a temperatura se mantem por algum tempo. Se você vai sair para trabalhar, escola, compras ou passeio desligue o ar condicionado 30 minutos a 1 hora antes. A temperatura do ambiente vai se manter até o horário de sua saída.

3) Limpe o filtro do condicionador de ar uma vez por mês

A poeira se acumula no filtro do condicionador de ar mesmo com o aparelho parado por alguns meses. As pessoas tendem e se esquecer de limpar o filtro, mas esse procedimento aumenta a eficiência de resfriamento e diminui o consumo de energia. A limpeza do filtro não custa nada.

economizar energia - ar condicionado

4) Remova da tomada os plugues dos aparelhos eletrônicos que não estiverem em uso

Mesmo desligados, os aparelhos eletroeletrônicos consomem energia quando estão no modo “stand by”. Dependendo do aparelho, o consumo pode chegar a 30% da energia necessária quando ele está ligado. Assim, remover o plugue da tomada é mais econômico.

economizar energia - pluge

5) Não coloque alimentos e bebidas em excesso dentro da geladeira

Assim como no caso do filtro do condicionador de ar, a barreira física dos alimentos tende a diminuir a eficiência de refrigeração e eleva o consumo de energia. Mantenha os alimentos e produtos de uso diário e mais constantes à frente das prateleiras, diminuindo o tempo em que a geladeira permanece aberta. Procure não deixar objetos, móveis ao lado da geladeira e verifique se está localizada também um pouco afastada da parede, para facilitar a circulação de ar.

economizar energia - geladeira

6) Quando sair, desligue da tomada o plugue da garrafa térmica

Não há desperdício de energia maior do que este. Afinal, para quê água quente, se não há ninguém para consumir? Não custa nada esperar alguns minutos para a água aquecer depois de retornar. Além do mais, deixar esses aparelhos elétricos ligados durante a ausência só colabora para deixar a casa ainda mais abafada.

Colabore para a economia de energia elétrica!

Para quem usa ar condicionado, recomendamos esta leitura:
Por que, para que e como: Limpeza do filtro do ar condicionado de casa e do carro.

Gostou deste artigo? Compartilhe com os amigos!

Compar tilhe!
Clique aqui para deixar um comentário 0 comentários