Olimpíadas de Tokyo em 1964, o Reerguimento do Japão Pós Guerra e a Revolução do Sistema de Transportes

Em 1964, 50 anos atrás, o Japão era palco dos Jogos Olímpicos… Não haviam passados 20 anos após o término da II Guerra Mundial, que deixou o arquipélago japonês destruído…

Do zero foram reerguidos cidades, indústrias, agriculturas, renovado o conceito de engenharia e arquitetura, acrescentando à cultura milenar, a modernidade e a tecnologia do futuro.

Junto com as Olimpíadas, o mundo presenciou um novo conceito de sistema de transportes: nascia o Shinkansen, o trem bala. Revoluciona o sistema de monotrilho. Japão ganha auto estradas e rodovias expressas, encurtando distâncias entre pessoas, mercadorias e negócios.

Japão sediará as Olimpiadas em 2020! Em 7 anos como será o novo Japão?

Hoje vamos falar um pouco sobre o sistema de transportes que mudou o Japão com a participação nas Olimpiadas de Tokyo.

Alguns fatos curiosos das Olimpíadas de Tokyo

  • Japão participou de sua primeira Olimpíada, em Estocolmo em 1912 e competiu em todas as Olimpíadas depois de que, exceto em 1948, após a II Guerra Mundial, quando ele não foi convidado e 1980, quando participou do boicote liderada pelos Estados Unidos contra Moscou.
  • Japão sediou a Olimpíada de Tóquio, em 1964, os Jogos Olímpicos de Inverno, em Sapporo, em 1972, e a Olímpicos de Inverno de Nagano, em 1998. Osaka fracassou em sua candidatura para sediar os Jogos de Verão em 2008. Nagoya perdeu a sua oferta para os Jogos de Verão em 1988 e Tóquio perdeu a disputa para sediar as Olimpíadas de 2016. Em junho de 2011, Tóquio anunciou sua intenção de sediar os Jogos Olímpicos de 2020, com alguns eventos que estão sendo realizados em áreas devastadas pelo terremoto e tsunami em 2011.
  • XVIII Jogos Olímpicos – Tokyo – 10 a 24 de outubro de 1964
  • Primeiro país da Ásia a sediar os Jogos Olímpicos. Com resquícios ainda da Segunda Guerra Mundial, os japoneses queriam mostrar ao mundo que haviam se reerguido após a derrota militar. Os maiores investimentos foram feitos para a construção de ginásios e complexos esportivos e na melhoria do transporte público da cidade.
  • A cidade já tinha conquistado o direito de realizá-los em 1940, mas a invasão da China pelo Japão, os Jogos Olímpicos foram transferidos para Helsinque, na Filnlândia, porém foram cancelados com a eclosão da II Guerra Mundial em 1939.
  • Os Jogos Olímpicos são realizados em Tokyo, quase 20 anos após o término da Guerra, período em queo Japão se reconstruia após a destruição das principais cidades, economia, parte da população…. comprovando o renascimento japonês.
  • Os Jogos Olímpios foram abertos pelo Imperador Hirohito, com a presença de 5.151 atletas de 93 nações, 163 eventos esportivos.
  • O momento mais simbólico do evento foi a entrada no estádio do jovem Yoshinori Sakai, de 19 anos, carregando a tocha olímpica. Ele nasceu em Hiroshima no dia 6 de Agosto de 1945, o mesmo dia em que a bomba atômica foi detonada sobre a cidade. Sua escolha foi uma homenagem às vítimas do holocausto nuclear e um apelo à paz mundial.
    Jogos Olimpicos de 1964 - Tokyo24
  • Juramento de altleta foi realizado por Takashi Ono, na ocasião com 33 anos, ginasta japonês que competiu em provas de ginástica artística. Entre suas conquistam estão oito medalhas mundiais e treze olímpicas, sendo quatro de ouro. Ono foi o primeiro japonês a conquistar uma medalha de ouro olímpica individual. na ginástica artística masculina.
  • Não estiveram presentes em Tóquio as delegações da África do Sul, excluída graças ao apartheid; China, por causa da invasão a Taiwan; Indonésia, por um boicote a Israel nos jogos asiáticos; e Coréia do Norte.
  • Este jogos foram os primeiros a serem transmitidos por um satélite de comunicação geo-estacionário para outros continentes e o primeiro programa de televisão a cruzar, ao vivo, o Oceano Pacífico.
  • Os japoneses iniciaram o uso de equipamentos nas piscinas para cronometrar os tempos das provas da natação. Antes, a medição era feita de forma manual, no relógio. A empresa Seiko Holdings foi responsável pela cronometragem oficial e vem se dedicando a desenvolver equipamentos cada vez mais precisos, utilizados nas competições internacionais.
  • O judô e o voleibol (primeiro esporte coletivo disputado por mulheres) , esportes muito populares no Japão, foram introduzidos nos Jogos de 1964, além da adição do Pentatlo Feminino no atletismo.
  • A pista de atletismo sintética foi usada pela primeira vez nos Jogos.

Investimento: Complexos esportivos e sistema de transportes

Foram investidos US$ 3 bilhões na construção de complexos esportivos, na infra-estrutura e no sistema de transporte da cidade, na época com mais de 10 milhões de habitantes. Grande parte desse valor veio da ajuda dos Estados Unidos, ainda em dívida com os japoneses pelos danos causados durante a Guerra.

Complexo esportivo: Estádio Olímpico

Estádio Olímpico de Tóquio (também conhecido como Estádio Nacional de Tóquio e em japonês: 国立霞ヶ丘陸上競技場, Kokuritsu Kasumigaoka Rikujō Kyogijō) é um estádio localizado em Tóquio, Japão, onde foi realiazado os Jogos Olímpicos de Verão de 1964.

Jogos Olimpicos de 1964 - Tolyo

O Estádio Olímpico de Tokyo foi naugurado em 1958, sediou os Jogos Asiáticos daquele ano, o Campeonato Mundial de Atletismo de 1991, a Copa Toyota de 1980 até 2001 e as finais da J-League, até 1998 e sediou a primeira final, em jogo único da Liga dos Campeões da Ásia, em 2009. Atualmente sedia as finais da Copa do Imperador e da Copa da Liga Japonesa.

Jogos Olimpicos de 1964 - Tokyo2

Yoyogi National Gymnasium

Jogos Olimpicos de 1964 - Tokyo8

Yoyogi National Gymnasion 国立代々木竞技场 Kokuritsu Yoyogi Kyogi-jo ) , localizado no Parque Yoyogi, é famoso pelo design do telhado suspenso que foi projetado por Kenzo Tange e construído para as Olimpíadas de 1964, sediando jogos de baskete e competição de natação. A arena tem 13.291 lugares e atualmente é utilizado para eventos como hóquei no gelo, futsal e basquete e outros eventos culturais e musicais.

Jogos Olimpicos de 1964 - Tokyo9

Transporte urbano no Japão a partir das Olimpiadas de 1964

Alguns anos após a Guerra, o Japão expande o crescimento urbano e econômico. O rápido aumento da concentração de habitantes nas grandes metrópoles, acarreta problemas de superpovoamento e despovoamento no interior. Observa-se avanço da mecanização em diversos setores.

Medidas relacionadas ao trânsito urbano: promoção de atividades de ordenação de áreas de restauração dos danos da guerra. Preparação do metrô, reforço do transporte ferroviário nas grandes metrópoles. Extinção do bonde elétrico devido ao agravamento do congestionamento das ruas. Instalação de estras e rodovias expressas. Construção de novas comunidades urbanas planejadas.

Destacaremos dois ítens do novo sistema de transportes urbanos que surgiram na ocasião das Olimpíadas de Tokyo, em 1964: o sistema de monotrilho de Tokyo e a inauguração da primeira linha de trem bala (Shinkansenn).

Monotrilho de Tokyo

Inaugurado em 17/9/1964, construído pela Hitachi Monoral, o monotrilho ligando a parte central de Tokyo com o Aeroporto de Haneda. Responsável pelo transporte da audiência nas Olimpiadas de Tokyo, opera como único transporte público orbital para o aeroporto.. Os trens operam ao longo de uma linha elevada que segue a costa da Baia de Tokyo.

Um monotrilho é uma ferrovia constituída por um único trilho, em oposição às ferrovias tradicionais que possuem dois trilhos paralelos.

Existem dois tipos principais de monotrilhos suspensos: o veiculo está localizado debaixo do trilho ou suspenso por cima. Existe ainda um outro modelo no qual as rodas são colocadas dentro do trilho.
Vantagens e desvantagens:

      • Não necessitam de muito espaço, tanto na horizontal como na vertical.
      • São menos ruidosos, são capazes de subir, descer e virar, mais rapidamente que os trens convencionais.
      • São mais seguros, já que não descarrilham e como são elevados, dificilmente entrarão em choque com pessoas e trânsito.
      • São mais baratos e mais fáceis de construir.
      • Uma das desvantagens é que numa emergência, os passageiros não podem sair imediatamente visto não existirem plataformas.

(fonte : Wikipédia)

  • Após a entrada de rotas concorrentes, continua trabalhando na melhoria de serviços, como a reconstrução das plataformas da estação e a introdução de cartões de embarque visando a comodidade na transferência de comboios, além de ter melhorado a rapidez com a construção de linhas de evacuação.
  • 49 anos operando sem acidentes (não houve nem mesmo no grande terremoto no leste do Japão). ・Cerca de 130 mil passageiros transportados diariamente
  • A Tokyo Monorail serve onze estações e opera a partir de 05:30 à meia-noite, com mais de 500 trens. Frequentemente citado como a linha mais movimentada e mais rentável monotrilho no mundo, levou o seu 1,5 bilionésimo de passageiros em 24 de janeiro de 2007, que recentemente se tornou um pouco menos popular através da competição a partir da linha do aeroporto Keikyu
  • Os passageiros que utilizam o monotrilho para viajar para o aeroporto pode usufruir das instalações de check-in Tokyo. Companhias aéreas nacionais do Japão ( JAL , ANA , Skymark Airlines e Air Fazer ) têm balcões de check in e máquinas de bilhetes direito na estação. Bilhetes monotrilho de Tóquio também podem ser adquiridos no nível mais baixo do Aeroporto Internacional de Kansai , em Osaka , Itami Airport (também em Osaka), bem como Aeroporto de Naha , em Okinawa e área de portão de embarque no Aeroporto de Hiroshima .

Jogos Olimpicos de 1964 - Tokyo3- monotrilho, Tokyo MOnorail

Primeira linha do sistema de trem bala (shinkansen)

Shinkansen é a rede ferroviária de alta velocidade do Japão. Desque a linha inicial Tokaido Shinkansen, inaugurada em 1964, a rede expandiu-se para ligar a maior parte das cidades do arquipélago, com velocidades até 300 km/h, num território habitualmente catigado por terremotos e tufões. Ao contrário das linhas mais antigas e tradicionais, o Shinkansen utiliza túneis e viadutos para atravessar obstáculos em vez de os contornar (70% da área do Japão são montanhosas).

Em 2014 o Shinkansen completa 50 anos. O Japão foi o primeiro país a dedicar linhas de trem para viagens de alta velocidade.

Jogos Olimpicos de 1964 - Tokyo6

O primeiro trem bala foi inaugurado em 1964, nas vésperas dos Jogos Olímpicos de Tokyo, mas as primeiras propostas já vinham sendo escutadas no final dos anos 30.

Em 1940 foi usado pela primeira vez o nome Shinkansen formalmente para proposta de uma linha de trens para passageiros e mercadorias utilizando uma bitola (distância entre trilhos) diferente para alcançar mais velocidade. Durante a Guerra o projeto foi deixado de lado…

Nos anos 50 retornaram ao projeto e em 1959 iniciou a construção da linha Tokaido Shinkansen entre Tokyo e Osaka, financiada pelo Banco Mundial. Em 3 anos chegou à marca dos 100 milhões de passageiros. Os primeiros trens atingiam velocidade até 210 km/h.

Em 1964, o trem-bala começou a operar entre Tóquio e Osaka.Estrangeiros que visitam o Japão para os Jogos Olímpicos foram capazes de experimentar um passeio no trem mais rápido do mundo e visitar Kyoto e Osaka para o turismo.

Jogos Olimpicos de 1964 - Tokyo10

Shinkansen nos dias de hoje

Houve casos de suicídio, em que passageiros saltaram desde ou para a frente dos comboios em movimento. Isso resultou que algumas estações instalassem barreiras que prevenissem os passageiros de aceder aos carris.Não há registo de nenhuma morte de passageiros associada à circulação do Shinkansen. Têm ocorrido alguns ferimentos e uma fatalidade devido a portas a encerrarem sobre os passageiros ou seus pertences, mas há funcionários disponíveis em cada plataforma para assegurar que quaisquer problemas sejam resolvidos antes de os comboios prosseguirem.

O primeiro descarrilamento de um comboio Shinkansen em serviço de transporte de passageiros ocorreu durante o terramoto de Joetsu a 23 de Outubro de 2004. Oito de dez carruagens do comboio Toki n.º 325 da linha Jōetsu Shinkansen descarrilaram próximo da Estação Nagaoka em Nagaoka, Niigata. No entanto, não foram declarados quaisquer feridos ou mortos entre os 154 passageiros .

Na eventualidade de ocorrer um terramoto, um sistema de detecção de terremotos pode levar o comboio a parar muito rapidamente.

Jogos Olimpicos de 1964 - Tokyo12

Para as Olimpiadas de 2020

Jogos Olimpicos de 1964 - Tokyo13

Parece um capacete de ciclista… O Conselho Esporte Japão selecionou o projeto do arquiteto Zaha Hadid para um novo estádio nacional japonês a ser construido em 2019 para 80mil lugares. O estádio vai estar no local do atual Estádio Olímpico, construído para os Jogos Olímpicos de 1964, que será demolido até outubro de 2015.

Jogos Olimpicos de 1964 - Tokyo3

Para cumprir com o propósito de realizar a Olimpíada mais compacta da história, Tokyo vai construir mais 11 estádios e reformar outros, todos num raio de 8 quilômetros da Baía de Odaiba. Vai também rever o sistema de transporte, para atender os 10 milhões de visitantes previstos. Um dos principais desafios será o calor, uma vez que o evento será em agosto, com uma temperatura média de 29 graus.( Jornal Yomiuri)

Jogos Olimpicos de 1964 - Tokyo30

O governo de Tokyo e o distrito de Koto, vão construir novas linhas e estações de metrô para facilitar o acesso aos estádios durante as Olimpíadas de 2020. O projeto prevê uma nova estação 40 metros abaixo da estação Tokyo, que estaria ligada a 36 minutos do aeroporto de Narita. (Sankei)

Jogos Olimpicos de 1964 - Tokyo31
Foto

Jogos Olimpicos de 1964 - Tokyo32Imagem projetada da Vila Olímpica, a vila dos atletas.

Fonte: Kyodo

Gostou deste artigo? Compartilhe com os amigos!

Compar tilhe!
Clique aqui para deixar um comentário 0 comentários