1

Você Sabe Identificar Onde Tem Hinanjo (Abrigo/Refúgio) em Caso de Desastres Naturais?

Você conhece o símbolo acima?

Esse símbolo indica a localização hinanjo 【非難所】, ou seja, local de refúgio e abrigo em caso de ocorrer desastre natural, quando você tiver que abandonar a sua casa.

São nestes locais que as pessoas passam a viver provisoriamente após ocorrer um grande desastre natural.

Agora o mais importante. Você sabe qual hinanjo tem mais próximo de sua casa?

Se sim, procure imediatamente este local caso ocorra algum tipo de desastre natural na qual você tenha que sair de sua casa. Dele deve ser identificado ANTES porque na hora de um desastre não há garantia de que esta informação estará disponível (ela pode ter sido destruida) nem você terá tempo para pesquisar.

Se não sabe, procure se informar o mais rápido possível onde fica (normalmente estes locais são escolas ou repartições publicas), pois na emergência, você não perderá tempo procurando! Fica a dica!

O que você precisa saber sobre hinanjo (abrigos e refúgios)

Identifica prédio credenciado para refúgio em caso de tsunami - Cidade de Nagoya-

Identifica prédio credenciado para refúgio em caso de tsunami – Cidade de Nagoya-

♦ São locais para planejar a segurança, prevenir-se de desabamento ou inundação da casa e se refugiar em caso de ocorrer catástrofes e desastres naturais (terremotos, taifu, chuvas torrencias, tatsumaki/tornados, inundações, tsunami, erupção de vulcão, etc). Todas as cidades japonesas designam áreas de refúgio como as escolas, campos, parques e praças de determinadas regiões. A regra é refugir-se fora de casa, ao ar livre.

♦ São locais onde as pessoas que perderam suas casas podem se refugiar para viver. Os locais de refúgio determinados pela cidade de Hamamatsu serão abertos após a verificação dos estragos e segurança nos prédios.

♦ Prédios para refúgio em caso de tsunami além dos prédios governamentais, os prédios particulares a prefeitura local firma acordo com os proprietários, para que parte dos mesmos possam ser utilizados temporariamente como refúgio caso haja possibilidade de ocorrer ou ocorra de fato um tsunami.Os prédios para refúgio em caso de tsunami não são locais de abrigo temporário para as pessoas que perderam sua moradia.

♦ Todas as prefeituras tem mapas para orientar a população dos locais determinados para Refúgio em caso de desastres naturais. Alguns governos, determinam também locais para REFÚGIO TEMPORÁRIO, ou seja, um local para se manter seguro, enquanto os tremores continuarem, mas não são locais onde pessoas podem ser acomodadas. Em geral são parques, praças, que ficam mais seguros de desabamentos de prédios.
♦ Placas estão espalhados pelas cidades, com indicação de locais para Hinanjo.
Locais de abrigo e refugio -hinanjo- em caso de desastres naturais e catastrofes
♦ Se você não estiver em sua casa, quando uma catástrofe natural acontecer, terá que refugiar-se próximo ao local onde se encontra. Por isso, sempre preste atenção quando encontrar placas indicativas de refúgio no caminho ao trabalho, à escola, às compras, aos passeios.
♦ Em alguns casos como inundações, erupções de vulcão, tsunami, etc.,os órgãos governamentais, polícia e bombeiros orientam a população para dirigirem-se aos abrigos. Neste caso leve o seu kit de emergência também, inclusive água e alimentos fáceis de consumir. Passado o perigo, todos poderão retornar às suas casas. O refúgio só estará funcionando se houverem casos de pessoas impossibilitadas de retornarem, por danos ou destruição de suas casas. Assim mesmo, mantimentos e água, só chegarão 2 a 3 dias depois, ou muito mais, dependendo dos estragos nas vias públicas.
♦ Se você tem família, converse com todos os membros. Assinale um local de encontro (refúgdio) e cada um estiver em locais diferentes como trabalho, escola, creche, compras. Ensine as crianças o que é um Hinanjo, onde é, como fazer para ir até o local de forma segura. Crianças aprendem na escola também, mas nada melhor do que os pais sempre reforçarem para que no momento de emergência possam tomar decisões certas.

Gostou deste artigo? Compartilhe com os amigos!

Compar tilhe!
Clique aqui para deixar um comentário 1 comentários