Você Toma Cerveja ou Prefere Happoshu? Sabe a Diferença?

Cerveja ou happoshu? Você sabe a diferença?

Bem, vamos fazer uma breve explicação sobre a diferença…

A grosso modo a diferença está na quantidade de malte da bebida. Nas tradicionais cervejas a quantidade de malte excede 67% e aqui no Japão isto faz com que incida uma alta taxa de impostos sobre a bebida.

Para driblar esse imposto, as principais fabricantes de bebida daqui criaram o happoshu que é uma cerveja com menos malte, chegando às vezes a ter menos de 25%. Isso e compensado com adição de outros componentes na bebida, mas faz com que o custo da bebida abaixe muito! A diferença de gosto e visual é imperceptível. Fica a dica!

O Japão é considerado o 5º maior mercado de cervejas do mundo. A venda de cerveja (mais de 67% de malte) no Japão tem sofrido uma queda devido ao surgimento do Happoshu 【発泡酒】, que é uma bebida parecida com a cerveja, com baixo teor de malte e muito popular entre os consumidores devido ao seu preço mais baixo.

Esta diferença de preço explica-se pela existência de uma lacuna legal nas leis japonesas. O sistema de taxação sobre produtos alcoólicos deste país divide os produtos como a cerveja em 4 categorias diferentes, consoante o grau de malte que utilizem: 67% ou mais, 50 a 67%, 25 a 50% e menos de 25%. Deste modo, uma bebida alcoólica baseada em malte é classificada como cerveja quando o peso do extracto de malte exceda os 67% dos ingredientes fermentáveis.

Aproveitando esta definição, algumas companhias tornearam a lei, criando produtos com menos de 67% de malte. A primeira a fazê-lo foi a Suntory que, em Outubro de 1994, começou a comercializar uma Happoshu, neste caso contendo 65% de malte. Após a Suntory, também a Sapporo, a Kirin e a Asahi criaram os seus Happoshu, sendo que alguns apresentam uma taxa de malte inferior a 25%!

Cerveja, happoshu -

Estas Happoshu apresentam percentagens alcoólicas muito similares às cervejas, com valores a rondar os 4,5-5% ABV (alcohol by volume).

Aproveitando o tema INVERNO 【冬-fuyu】 muitas novas embalagens foram lançadas para esta estação. Quando chegar a primavera, ganharão outras cores e sabores, acompanhando o modismo e a cultura da estação.

Cerveja, happoshu - inverno

Links de Fabricantes: Kirin, Asahi, Sapporo, Suntory

E você, prefere a cerveja ou o happoshu?

Redigido por Marcelo Miyashita.

Gostou deste artigo? Compartilhe com os amigos!

4 comentários em “Você Toma Cerveja ou Prefere Happoshu? Sabe a Diferença?”

  1. a explicação está bem detalhada, no entanto, apesar da semelhança no visual, o sabor e perceptível, mas, depois de umas são todas iguais??!!!!

  2. Ótimo artigo.Bem esclarecedor.
    No Japão tem tanta variedades de cerveja e refrigerante, que ate confunde.
    Agora sei que muita gente bebe cerveja e quase cerveja. hehehe

  3. A maioria das cervejas do Brasil, na verdade são HAPPOSHU. Aqui todas tem em sua composição 45% de “cereais não malteados”, o que na verdade usam o “milho”. As verdadeiras cervejas, ditas “puro malte”, são caras demais, e as happoshu brasileiras já estão com os preços lá nas alturas, fabricantes ganhando dinheiro, vendendo gato por lebre.

  4. saudades dessas cervejas do japão!! tomava quase todas as marcas todas são boas Suntory, também a Sapporo, a Kirin e a Asahi oishiiiiiii !!!! by jose augusto brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *