4

Você Toma Cerveja ou Prefere Happoshu? Sabe a Diferença?

Cerveja ou happoshu? Você sabe a diferença?

Bem, vamos fazer uma breve explicação sobre a diferença…

A grosso modo a diferença está na quantidade de malte da bebida. Nas tradicionais cervejas a quantidade de malte excede 67% e aqui no Japão isto faz com que incida uma alta taxa de impostos sobre a bebida.

Para driblar esse imposto, as principais fabricantes de bebida daqui criaram o happoshu que é uma cerveja com menos malte, chegando às vezes a ter menos de 25%. Isso e compensado com adição de outros componentes na bebida, mas faz com que o custo da bebida abaixe muito! A diferença de gosto e visual é imperceptível. Fica a dica!

O Japão é considerado o 5º maior mercado de cervejas do mundo. A venda de cerveja (mais de 67% de malte) no Japão tem sofrido uma queda devido ao surgimento do Happoshu 【発泡酒】, que é uma bebida parecida com a cerveja, com baixo teor de malte e muito popular entre os consumidores devido ao seu preço mais baixo.

Esta diferença de preço explica-se pela existência de uma lacuna legal nas leis japonesas. O sistema de taxação sobre produtos alcoólicos deste país divide os produtos como a cerveja em 4 categorias diferentes, consoante o grau de malte que utilizem: 67% ou mais, 50 a 67%, 25 a 50% e menos de 25%. Deste modo, uma bebida alcoólica baseada em malte é classificada como cerveja quando o peso do extracto de malte exceda os 67% dos ingredientes fermentáveis.

Aproveitando esta definição, algumas companhias tornearam a lei, criando produtos com menos de 67% de malte. A primeira a fazê-lo foi a Suntory que, em Outubro de 1994, começou a comercializar uma Happoshu, neste caso contendo 65% de malte. Após a Suntory, também a Sapporo, a Kirin e a Asahi criaram os seus Happoshu, sendo que alguns apresentam uma taxa de malte inferior a 25%!

Cerveja, happoshu -

Estas Happoshu apresentam percentagens alcoólicas muito similares às cervejas, com valores a rondar os 4,5-5% ABV (alcohol by volume).

Aproveitando o tema INVERNO 【冬-fuyu】 muitas novas embalagens foram lançadas para esta estação. Quando chegar a primavera, ganharão outras cores e sabores, acompanhando o modismo e a cultura da estação.

Cerveja, happoshu - inverno

Links de Fabricantes: Kirin, Asahi, Sapporo, Suntory

E você, prefere a cerveja ou o happoshu?

Redigido por Marcelo Miyashita.

Gostou deste artigo? Compartilhe com os amigos!

Compar tilhe!
Clique aqui para deixar um comentário 4 comentários