15 Curiosidades Sobre Banheiros Públicos no Japão

O Japão é um país rico em tradições milenares e também possui as mais avançadas tecnologias e modernas instalações para o conforto e cotidiano do povo japonês.

Os estrangeiros que aqui chegam se surpreendem com pequenos e grandes detalhes. Um deles é o banheiro!

Necessário em qualquer ocasião, causa ainda grandes surpresas, tanto pela modernidade quanto pela tradição.

Banheiro público = 公衆トイレ = koshuu toire (do inglês “toilet”)

1. Vasos sanitários com sensores, modernos e equipados

Muitos estrangeiros quando utilizam o banheiro pela primeira vez no Japão, se assustam com comandos. Alguns vasos sanitários tem sensores instalados. Quando a pessoa entrar no banheiro, a tampa do vaso abre automaticamente. Ao se aproximar, toca musiquinha, muitas vezes também depois de sentar no vaso, ouvimos um ruído semelhante a água correndo, para disfarçar ruídos indesejáveis.

Assentos térmicos são facilmente encontrados no Japão, principalmente nas regiões com invernos rigorosos. Para evitar o gasto desnecessário, muitos modelos acionam o <quente> quando sentamos no assento e depois ao sair, fica <frio>.

Tampas que fecham sozinhas também são ótimas, principalmente no caso de banheiros públicos.

curiosidades sobre banheiros publicos no Japão.11

2. Vaso sanitário estilo oriental

No Japão nos dias de hoje ainda encontramos banheiros públicos modelos tradicionais, estilo oriental 【和式- washiki】, simples e conhecido como <buraco no chão>, a característica é não ter um assento, principalmente nas estações de trem, praças, e outros locais públicos. Porque um país tão famoso pela tecnologia utilizada nos banheiros, como sensores, assentos aquecidos, chuveirinhos e outros confortos, ainda mantem este tipo de banheiro? Para recintos utilizados por inúmeras pessoas, o estilo oriental washiki toilet é mais higiênico e seguro, uma vez que o seu corpo não toca no vaso, evitando infecções e doenças.

curiosidades sobre banheiros publicos no Japão.12

3. Chinelos próprios para uso no banheiro

As residências mais tradicionais, mantem um par de chinelos 【スリ-パsurippa】próprio para ser utilizado no banheiro. Ainda hoje encontramos alguns banheiros públicos, que logo na entrada, estão disponibilizados também chinelos que deverão ser calçados para utilizar o banheiro. Neste caso, não poderão entrar com o próprio calçado. A grande maioria dos banheiros públicos não precisa trocar pelo chinelo.

curiosidades sobre banheiros publicos no Japão.10

4. Forro descartável para assento do vaso sanitário

Em alguns locais, encontramos à disposição, um forro de papel descartável para ser colocado no assento, garantindo maior segurança nos banheiros públicos. Algumas pessoas tem o costume de forrar com o próprio papel higiênico, para não manter contato direto com o assento.

curiosidades sobre banheiros publicos no Japão.20

5. Papel higiênico disponível

Papel higiênico nos banheiros públicos! Quem já não teve uma desagradável dor de barriga na rua e teve que usar um banheiro publico ? A sorte que no Japão a grande maioria dos banheiros públicos tem papel higiênico a disposição!

curiosidades sobre banheiros publicos no Japão.4

6. Máquinas automáticas de venda de papel higiênico e lenço de papel

Em locais muito movimentados como estações de trens de grandes metrópolis, muitas vezes encontramos máquinas automáticas que vendem lenço de papel, que podem ser utilizados como papel higiênico, pois são de material que desintegram na água. Algumas máquinas vendem também máscaras e até absorventes higiênicos.

curiosidades sobre banheiros publicos no Japão.5

7. Papel higiênico com a ponta dobrada em formato de triângulo

No começo todos estranham… Dobrar a borda do papel higiênico é apenas um gesto de etiqueta. Começou-se a usar este gesto como forma de mostrar que a limpeza do banheiro foi concluída.

Leia mais sobre Curiosidades do Papel Higiênico japonês aqui : Costumes japoneses: Qual o significado de dobrar as bordas do papel higiênico em forma de triângulo?

curiosidades sobre banheiros publicos no Japão.21

8. Suporte para bolsas, sacolas, mochilas

Quando procuramos um banheiro público, normalmente carregamos bolsas, sacolas, mochilas…. E o grande problema é onde deixar…. Na grande maioria das vezes, encontramos ao fechar a porta ou na parede, um gancho, para ser colocado nossos pertences. Banheiros maiores tem até um balcão para este fim. Em espaços reduzidos, encontramos também uma banquetinha no cantinho para acomodar nossa bolsa ou sacola.

curiosidades sobre banheiros publicos no Japão.6

9. Botão de descarga do vaso sanitário

Dar uma simples descarga no vaso sanitário, pode ser uma experiência nova e assustadora. Normalmente, ao lado do reservatório de água, fica uma alavanca que poderá ser movimentada para frente ou para trás (descarga leve ou descarga mais forte). Em alguns locais encontramos botões de descarga na parede… Quando encontramos um botão não é problema… Em muitos banheiros encontramos uma variedade grande de botões… Quando o vaso é equipado com aparelhos eletrônicos, estão disponíveis várias funcões, inclusive a descarga. Banheiros mais modernos encontramos sensores, alguns funcionam passando a mão na frente do sensor, sem necessidade de apertar botões. Outros sensores acionam a descarga automática, logo que você se afasta um pouco do vaso sanitário.

curiosidades sobre banheiros publicos no Japão.7

10. Botão de emergência

Em hospitais e clínicas, os banheiros também são equipados com um botão de emergência 【呼び出し-yobidashi】, para chamar por ajuda, se caso você estiver passando mal dentro do banheiro. Muitos estrangeiros e também japoneses já apertaram este botão no lugar da descarga por engano. Em segundos um funcionário da repartição estará aparecendo para socorrê-lo. Ou ouvirá a voz pelo viva voz perguntando se está bem. Em alguns locais, o botão de emergência está sinalizando com cores e escrito em inglês, para não causar confusão aos usuários.

curiosidades sobre banheiros publicos no Japão.9

11. Trocador de fraudas

Todos os banheiros que mantem um espaço para trocador de fraudas, são identificados com imagens, para facilitar o acesso das mamães nos shoppings, hospitais, estações de trem. Muitas vezes, estão disponibilizados lixeiras próprias para fraudas.

curiosidades sobre banheiros publicos no Japão.22

12. Cadeiras para bebês e crianças pequenas

Essas cadeiras para crianças de colo ajudam muito quando o pai ou mãe estão sozinhos com o bebê precisam ir ao banheiro!

curiosidades sobre banheiros publicos no Japão.2

13. Banheiro exclusivo para crianças pequenas

Você já viu? Fui a uma loja de departamento e pela primeira vez vi um banheiro exclusivo pra crianças! Primeiramente o espaço é separado dos adultos! Tem vasos sanitários e pias adaptados ao tamanho das crianças! Muito legal! Coisas do Japão!

curiosidades sobre banheiros publicos no Japão.3

14. Banheiro para deficientes

Japão também se preocupa com os idosos e deficientes. Banheiros espaços e equipados com protetores de segurança e puxadores para apoio são encontrados à disposição também nos banheiros públicos.

curiosidades sobre banheiros publicos no Japão.23

15. Maior banheiro público do mundo

O maior banheiro público do mundo está localizado em Chiba. Projetado pelo arquiteto Sou Fujimoto, o banheiro é composto por uma única cabine de vidro com um vaso sanitário e lavatório e um jardim de 200 metros quadrados, protegidos por uma parede de dois metros de altura. A cidade de Ichihara decidiu pelo empreendimento para ter mais uma atração turística à cidade: o maior banheiro público do mundo.

curiosidades sobre banheiros publicos no Japão.25

Alguns modelos de banheiros públicos:

curiosidades sobre banheiros publicos no Japão.24

Gostou deste artigo? Compartilhe com os amigos!

13 comentários em “15 Curiosidades Sobre Banheiros Públicos no Japão”

  1. Morei no Japão e me acostumei com algumas coisas, por exemplo papel higiênico deve ser descartado no próprio vaso, as tampas de banheiro com painel para higienização, descarga logo após vc se levantar (tampa com sensor de peso), lavatório com sensor, pois não adianta vc lavar as mãos e tocar na torneira, onde todos colocam as mãos, enfim limpeza no Japão é uma coisa q todos participam (uma não sujando e outra auxiliando na limpeza), etc…

  2. Sou japonesa, muitas reportagens que vinculam sobre o Japão, são reportagens um pouco distorcidas e não revelam o que realmente acontece no Japão. Esta reportagem sobre Banheiro, não são banheiros públicos de espaços públicos, são banheiros de shoppings centers, lojas de conveniências e lojas todas particulares. Reconheco que os banheiros públicos são limpos, todos os dias tem responsáveis que fazem a limpeza todos os dias de manha. No interior, poucas pessoas utilizam os banheiros públicos, o uso e muito pequeno. Nos grande centros onde concentram muitas pessoas, sempre os banheiros públicos estão com mal cheiro pois a demanda e grande. Para muitos estrangeiros que moram no Japao, sempre gostam de comprar o Japao em tudo com seu pais, mas as bases de comparações são sempre locais privados, onde tem funcionários que dedicam a limpeza de 15 em 15 minutos. Para retratar banheiros públicos, eu penso que tinha que ter uma matéria em grandes cidades como Tokyo, Osaka, Yokohama, tirar fotos e indentificar o local pois assim seria possível saber a veracidade das fotos. Para parques públicos novos, banheiros novos, mas para os normais e antigos, exagerar na matéria e algo que não se deve fazer.

    1. O Japão é um país incrível, fantástico, de elevado padrão de vida e qualidade; e sem falar também, que de lá vem meus animes preferidos, como Dragon Ball Z, Naruto, Os Cavaleiros do Zodíaco…, etc!
      Mas, o mundo admira muito o Japão, pois vocês servem de exemplo para muitas coisas no mundo!
      Meu sonho: conhecer o Japão de perto, sem ser nos animes! 😉

  3. Ataildo Custódio Divino

    Ainda nos interiores brasileiros ainda mantém a tradição do sabugo do milho ou plantas com folhas grandes que substitui o papel higiênico.

  4. Sim, banheiros públicos, principalmente dos parques são estupidamente limpos e bonitos.
    Morei 17 anos no Japão…Putz, que saudade.

  5. Oi.Morei por 1 ano no Japão, de 2004 a 2005.Tem mais um detalhe muito interessante nos banheiros de lá. O papel higiênico é jogado diretamente no vaso, só q o papel tem q ser o de lá.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *