Como Evitar Aqueles Desconfortáveis Choques nas Portas dos Carros?

Por que às vezes tomamos choque nas portas dos carros ou na porta de casa?

É muito provável que você já tenha experimentado a desconfortável sensação de tomar um leve choque ao encostar na porta do carro, ou mesmo ao cumprimentar uma pessoa, ou tocar em algum objeto que aparentemente não deveria dar choque por não estar ligado à corrente elétrica.

Por que isso ocorre? 

Primeiro temos que lembrar que o choque elétrico, nestes casos, é de baixa intensidade, e que o desconforto aparenta ser maior por que, em geral, estamos desprevenidos quando tomamos o choque. Digamos que o susto é maior do que a dor. De qualquer forma, de baixa intensidade ou não, ninguém os aprecia, a ponto de algumas pessoas irritadas chegarem a descontar seu furor no veículo, batendo, ou, até mesmo, chutando a porta.

Mas afinal, o que causa este choque?

O fenômeno é facilmente explicado pelas leis da física. Essa ação é decorrente de uma descarga eletrostática (produção de carga proveniente do atrito entre materiais distintos) e acontece justamente em dias muito secos.

Mas, apesar do nome assustar um pouco, a carga oriunda desse fenômeno não é suficiente para causar nenhum tipo de dano, nem ao corpo nem ao carro.

Quando o motorista sai do veículo e fecha a porta, ou então coloca o antebraço na janela, pode sentir o tal choque. Isso porque há uma diferença de carga entre o corpo humano, que é condutor, e o carro (isolante). Então há uma busca pelo equilíbrio entre as cargas e, assim, o choque acontece.

Em japonês SEIDENKI 【静電気】refere-se a  choques eletrostáticos.

Como é descarregado o excesso de cargas elétricas?

  • Ocorre quando o passageiro toca na porta do carro que, por ser feita de metal, é boa condutora de cargas elétricas. Neste escoamento de cargas a pessoa sente o choque. Assim, ironicamente, podemos até dizer que não é o carro que está dando o choque na pessoa, e sim, é a pessoa que pode estar descarregando cargas elétricas no carro.
  • Descarregando-as no primeiro material condutor que tocarmos. Às vezes isto acontece quando andamos descalços sobre o carpete e tomamos choque ao tocar em outra pessoa.
  • Algumas crianças também se queixam que depois de descerem em escorregadores de plástico algumas vezes, tomam choque ao tocarem outras crianças ou ao encostarem nas grades metálicas.

Uma dica para você que vive tomando choque na porta do seu carro

images

  • Colocar uma toalha no assento do veículo, assim, você diminuirá bastante a eletrização, por evitar o atrito entre o tecido da sua blusa e o tecido do banco do carro.
  • Entre as dicas para deixar de sentir essa desagradável descarga elétrica deve-se evitar, por exemplo, tocar no carro de forma repentina. Ou seja, se a pessoa segurar com ímpeto a porta do veículo ao sair e pisar no chão não vai sentir o choque.
  • Outra alternativa é usar calçados de couro, que ajudam a dissipar a energia acumulada, ao contrário dos de borracha, que atuam como isolantes.
  • A melhor maneira de evitar o choque ao descer do carro é segurar firme em uma parte metálica da porta ANTES de começar a descer do veículo. É bem simples, desça do carro com a mão encostada na porta que você não irá levar choque.
  • Uma boa dica ao sair do carro é não encostar na porta com a ponta dos dedos. Procure usar toda a palma da mão, ou até mesmo as costas dela. Isso alivia a sensação de desconforto, pois a área de contato é maior e menos sensível

Curiosidades : Cabelos arrepiados

como evitar choques, cabelos arrepiados, maneira correta de secar o cabelo para evitar estaticaAliás, as pessoas mais vaidosas devem ter percebido que, nesta época de tempo seco, o cabelo fica mais “arrepiado”. Isso também pode ser um processo eletrostático. Neste caso, seria provocado pelo atrito da toalha com cabelo ao secá-lo, ou até mesmo entre o pente (plástico ou de madeira) e o cabelo.

Para o cabelo arrepiado: procure não atritar muito a toalha com o cabelo durante a secagem! Os bons cabeleireiros sabem que é melhor apenas apertar as mechas de cabelo com a toalha para secá-lo.

Para aquelas que sofrem com cabelos <arrepiados> nas lojas japonesas estão à venda escovas e pentes de cabelo que evitam a eletrostática, bem como prendedores e outros acessórios para cabelos.

Os produtos abaixo também podem ser utilizados por aqueles que costumam tomar choques com frequência em casa ou nas fábricas:

Produtos japoneses para evitar choques - pulseiras, calçados, chaveiros - Blog Isto é Japão!

Fonte: Adoro Fisica.com

E você, o que faz para evitar choques?

13 comentários em “Como Evitar Aqueles Desconfortáveis Choques nas Portas dos Carros?”

  1. Eu também quero saber que pulseira é essa, to desesperada agora que o inverno tá chegando, eu tenho um truque que funciona bem!!

    – Compre um anel metálico, (eu uso prata normalment) mas eu acho que pode ser qualquer metal, ele tem que ser grosso e largo e toda vez que vc for abrir algo faz como o outro amigo falou, em vez de usar a pontinha da chave, use o anel como “ponte” pra dissipar a energia. Infelizmente já fiquei neurótica e eu acho que eu devia é comprar um dedo de metal pra revestir minha mão no inverno. Toda hora que toco no meu noivo nós dois sentimos o “zap” =( Espero ter ajudado.

  2. Há anos venho tomando choques. Já tomei passando um objeto para outra pessoa; encostando em pessoas no momento em que vou cumprimentá-las; no carro; no portão; Mutas vezes vem acompanhado daquele barulhinho típico de uma descarga elétrica. Confesso que é muito desagradável, pois nunca sabemos o momento que iremos tomar outra descarga dessas. Mas, contudo aprendi uma técnica para não ser surpreendida. Geralmente quando chego em casa e antes de abrir o portão, encosto rapidamente a ponto do dedo nele, a descarga acontece, porém em menor intensidade.

  3. É SÓ COLOCAR O PÉS NA TERRA PELO MENOS UMA VEZ POR MÊS , QUE IRÁ PARAR DE TOMAR CHOQUE. QUEM ANDA SÓ CALÇADO FICA COM A ENERGIA RECARREGADA E COM ISSO LEVA CHOQUE CONSTANTEMENTE.

  4. Socorro,sou profissional de saúde e já há algum tempo tenho tido esse choques cada vez que tiro a bata é impressionante como muita das vezes chego a ver faíscas qdo tiro a bata.

  5. Eu nao aguento mais tomar choque! Desde que sai de Sao Paulo e vim morar na Cidade do Mexico, tomo choque encostando em pessoas, macanetas, carros.. tudo. Faz até barulho. Meu cabelo também ficava super arrepiado, tive até q mudar o shampoo. Pareco louca gritando do nada kkkk enche o saco. Sem contar q esse tempo seco acaba com a pele, sist respiratório, cabelo, etc…

    1. Nem fale. Eu pensei que estava ficando louco kkkkk desde que cheguei no mexico é choque o tempo todo, no carro, no carrinho de supermercado, em qualquer coisa metálica, faz até barulho kkkkkkk eu hein!

  6. Olá boa tarde.

    ultimamente estou tomando alguns choques ao tocar em objetos metálicos
    me assusto muito com eles toda vez que acontece kkkkkkk e eu fico muito no computador e no celular. creio eu que seja esse o motivo dos choques kkk

  7. Eu levava constantes choques ao tocar a maçaneta da porta de casa (com batentes metálicos). Então, descobri que quando eu seguro uma chave e toco com sua ponta a superfície metálica, eu consigo descarregar a eletricidade estática. Dá até pra ver e ouvir a faísca… 😉

  8. eu adquiro pulseras vendidas no 100 y shop , um pacote geralmente vem com 2 , e parecem elastico de amarrar cabelo ,
    ja comecei a usar esse ano de novo
    funciona bem ,
    qdo o frio esta mais rigoroso coloco uma em cada braço

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *