12

Como Evitar Aqueles Desconfortáveis Choques nas Portas dos Carros?

Por que às vezes tomamos choque nas portas dos carros ou na porta de casa?

É muito provável que você já tenha experimentado a desconfortável sensação de tomar um leve choque ao encostar na porta do carro, ou mesmo ao cumprimentar uma pessoa, ou tocar em algum objeto que aparentemente não deveria dar choque por não estar ligado à corrente elétrica.

Por que isso ocorre? 

Primeiro temos que lembrar que o choque elétrico, nestes casos, é de baixa intensidade, e que o desconforto aparenta ser maior por que, em geral, estamos desprevenidos quando tomamos o choque. Digamos que o susto é maior do que a dor. De qualquer forma, de baixa intensidade ou não, ninguém os aprecia, a ponto de algumas pessoas irritadas chegarem a descontar seu furor no veículo, batendo, ou, até mesmo, chutando a porta.

Mas afinal, o que causa este choque?

O fenômeno é facilmente explicado pelas leis da física. Essa ação é decorrente de uma descarga eletrostática (produção de carga proveniente do atrito entre materiais distintos) e acontece justamente em dias muito secos.

Mas, apesar do nome assustar um pouco, a carga oriunda desse fenômeno não é suficiente para causar nenhum tipo de dano, nem ao corpo nem ao carro.

Quando o motorista sai do veículo e fecha a porta, ou então coloca o antebraço na janela, pode sentir o tal choque. Isso porque há uma diferença de carga entre o corpo humano, que é condutor, e o carro (isolante). Então há uma busca pelo equilíbrio entre as cargas e, assim, o choque acontece.

Em japonês SEIDENKI 【静電気】refere-se a  choques eletrostáticos.

Como é descarregado o excesso de cargas elétricas?

  • Ocorre quando o passageiro toca na porta do carro que, por ser feita de metal, é boa condutora de cargas elétricas. Neste escoamento de cargas a pessoa sente o choque. Assim, ironicamente, podemos até dizer que não é o carro que está dando o choque na pessoa, e sim, é a pessoa que pode estar descarregando cargas elétricas no carro.
  • Descarregando-as no primeiro material condutor que tocarmos. Às vezes isto acontece quando andamos descalços sobre o carpete e tomamos choque ao tocar em outra pessoa.
  • Algumas crianças também se queixam que depois de descerem em escorregadores de plástico algumas vezes, tomam choque ao tocarem outras crianças ou ao encostarem nas grades metálicas.

Uma dica para você que vive tomando choque na porta do seu carro

images

  • Colocar uma toalha no assento do veículo, assim, você diminuirá bastante a eletrização, por evitar o atrito entre o tecido da sua blusa e o tecido do banco do carro.
  • Entre as dicas para deixar de sentir essa desagradável descarga elétrica deve-se evitar, por exemplo, tocar no carro de forma repentina. Ou seja, se a pessoa segurar com ímpeto a porta do veículo ao sair e pisar no chão não vai sentir o choque.
  • Outra alternativa é usar calçados de couro, que ajudam a dissipar a energia acumulada, ao contrário dos de borracha, que atuam como isolantes.
  • A melhor maneira de evitar o choque ao descer do carro é segurar firme em uma parte metálica da porta ANTES de começar a descer do veículo. É bem simples, desça do carro com a mão encostada na porta que você não irá levar choque.
  • Uma boa dica ao sair do carro é não encostar na porta com a ponta dos dedos. Procure usar toda a palma da mão, ou até mesmo as costas dela. Isso alivia a sensação de desconforto, pois a área de contato é maior e menos sensível

Curiosidades : Cabelos arrepiados

como evitar choques, cabelos arrepiados, maneira correta de secar o cabelo para evitar estaticaAliás, as pessoas mais vaidosas devem ter percebido que, nesta época de tempo seco, o cabelo fica mais “arrepiado”. Isso também pode ser um processo eletrostático. Neste caso, seria provocado pelo atrito da toalha com cabelo ao secá-lo, ou até mesmo entre o pente (plástico ou de madeira) e o cabelo.

Para o cabelo arrepiado: procure não atritar muito a toalha com o cabelo durante a secagem! Os bons cabeleireiros sabem que é melhor apenas apertar as mechas de cabelo com a toalha para secá-lo.

Para aquelas que sofrem com cabelos <arrepiados> nas lojas japonesas estão à venda escovas e pentes de cabelo que evitam a eletrostática, bem como prendedores e outros acessórios para cabelos.

Os produtos abaixo também podem ser utilizados por aqueles que costumam tomar choques com frequência em casa ou nas fábricas:

Produtos japoneses para evitar choques - pulseiras, calçados, chaveiros - Blog Isto é Japão!

Fonte: Adoro Fisica.com

E você, o que faz para evitar choques?

Compar tilhe!
Clique aqui para deixar um comentário 12 comentários