2

Conhece o Óleo de Canola Vendido no Supermercado Japonês?

Nos supermercados japoneses encontramos uma variedade de óleos para cozinha mas não encontramos os tipos que estamos acostumados como óleo de soja, óleo de milho, óleo de girassol, etc.

Por não conhecer as mercadorias, decidimos sempre pelo preço.

Hoje vamos falar sobre óleo de canola, sobre nanohana como flor e também como verdura para nosso cardápio do dia a dia.

O óleo de canola 【キャノ-ラ油, kyanora- abura】é muito utilizado na dieta dos japoneses, em parte porque o preço é mais barato do que a maioria dos óleos que costumam ser usados e também porque conhecem os seus benefícios à saúde.

Benefícios

O óleo de canola é considerado um alimento funcional, pois é fonte de ômega 6, ômega 3 e possui o menor percentual de gordura saturada (7%) de qualquer óleo comestível comum.

  • Rico em ômega 3, ácido graxo essencial ao nosso organismo e que não é produzido em nosso corpo.
  • Reduzir o LDL (mau colesterol) e aumentar o HDL ( bom colesterol).
  • Auxilia na regulação da pressão arterial.
  • Protege o coração, preenindo doenças cardíacas e entupimento das artérias.

Todos os óleos são ricos em vitamina E, importante no combate ao envelhecimento das células e contribui para defesa do organismo. Tem propriedades anti-oxidantes.

Algumas recomendações: Embora saudável, o óleo de canola é calórico, devendo ser utilizado com bastante moderação para não influenciar no aumento do peso. Após utilizado, o óleo deve ser sempre desprezado, uma vez que com o aquecimento o mesmo sofre oxidação, aumentando a formação de gorduras trans.

Origem do nome Canola

Não existe uma planta chamada canola. Canola é um nome comercial. É a sigla de Canadian Oil Low Acid.

A flor amarela da embalagem do óleo de canola:NANOHANA

A flor amarela das fotos é de uma planta hibridizada chamada “colza“, no Japão chamado de NANOHANA 【菜の花】. A colza é o resultado do cruzamento de várias subespécies de plantas da mesma família com o objetivo de produzir um óleo com pouca gordura poliinsaturada.NANOHANA - flor - oleo de canola

No Japão do século VI, a colza era consumida como verdura, porém, o valor como gordura comestível começou somente no século XVII, quando se desenvolveu no Japão o costume de comidas fritas em óleo de colza. O óleo de canola é utilizado por uma grande quantidade de pessoas de diferentes países do mundo porque é benéfico ao organismo e contribui com grande quantidade de propriedades nutricionais. É a terceira planta mais produzida e seu consumo ocorre nos países mais desenvolvidos, como no Japão.

Plantações de nanohana

Em quase todo Japão encontramos plantações de nanohana, que tingem a paisagem de um lindo amarelo. Aqui tudo é matsuri (festival) e não poderia faltar também, o NANOHANA MATSURI, alguns muito famosos, onde os turistas visitam, passeiam nos campos de nanohana, compram doces e guloseimas da região, incrementando o turismo e a economia local.

Exemplos de plantações de nanohana 【菜の花畑 – nanohana batake】 no Japão:

Plantação de nanohana, canola, no Japão - Blog Isto é Japão! Vivendo e Aprendendo - Universo Dekassegui

Uma curiosidade: Plantação de nanohama é comum na Ásia, a foto abaixo é da China, que exporta para muitos paises, inclusive Japão. É um mar amarelo cheio de flores no meio da cadeia de montanhas…

nanohana - plantação na China -

A parte comestível do NANOHANA, o caule

Encontrado no supermercado, pode ser preparado de diversas formas, pode ser vendido frescas ou já fervidas em água, ou mesmo em pacotes de congelados. Como qualquer outra verdura, pode ser cozida, refogada com alho e óleo ou mesmo óleo de gergelim, pode ser preparada com carnes e frangos, como salada, enfim, tudo o que a imaginação e seu paladar permitirem. Abaixo algumas fotos de pratos divulgando na web.

- Receitas preparadas com nanohana -Plantação de nanohana, canola, no Japão - Blog Isto é Japão! Vivendo e Aprendendo - Universo Dekassegui

Óleo de canola poderá ser facilmente encontrada no supermercado. Na hora da compra, preste atenção no preço, mas também na quantidade. Muitas vezes encontramos o produto em preços promocionais.

Óleo de canola, nanohana - Blog Isto é Japão! Vivendo e Aprendendo... - Universo Dekassegui

Fonte: http://nutricaoestetica.blogspot.jp

Gostou deste artigo? Compartilhe com os amigos!

Compar tilhe!
Clique aqui para deixar um comentário 2 comentários