16

Dúvidas Sobre Atestado de Antecedentes Criminais Para Renovação de Visto no Japão

Você ainda tem dúvidas a respeito do Atestado de Antecedentes Criminais solicitado pela Imigração para renovação de visto no Japão?

O Atestado de Antecedentes não apresenta a ficha pessoal do cidadão. Ele só coloca disponível uma resposta negativa ou positiva quanto a possíveis pendências jurídico-criminais atuais.

A Imigração aceita o comprovante impresso através de consulta pela internet, nos sites do Departamento de Polícia Federal e da Polícia Civil do Estado respectivo, ou através de procuração pública específica feita no Consulado. Todos os atestados devem ser recentes e acompanhados de tradução para o japonês.

Caso você não tenha ainda providenciado o Atestado de Antecedentes criminais e está no final do prazo para dar entrada na solicitação de renovação do seu visto, assim mesmo procure a Imigração. Poderá entregar posteriormente, porém correrá o risco de demorar muito mais para receber a renovação ou riscos de diminuir o próximo período de visto concedido.

O site Made in Japan publicou o artigo “Saiba quais são os documentos necessários para ir ao Japão que traz importantes informações para quem ainda tem dúvidas a respeito de Atestado de Antecedentes Criminais para renovar o visto no Japão.

Abaixo reproduzimos uma parte do artigo:

– O que é o atestado?
A certidão negativa de antecedentes criminais é um documento emitido pelos órgãos de segurança do Brasil garantindo que o cidadão não tem histórico com inquérito policial ou processo judicial.

– Quem precisará do atestado?
Precisa apresentar quem é classificado como “teijusha”, ou seja, sansei, yonsei, cônjuge de nissei ou de sansei. No status do selo, consta: “Long Term Resident”. Os niseis cujos pais se naturalizaram brasileiros, precisam apresentar o documento.

– Quem não precisa tirar o atestado?
Quem possui visto “nihonjin no haigusha”, ou seja, é nissei ou cônjuge de japonês. No status do selo, consta: “Spouse or Child of Japanese National”.

– O atestado pode ser obtido pela Internet?
Não. A nova lei exige que o atestado tenha assinatura e carimbo do órgão emissor.

– É necessário atestado emitido pela Polícia Federal e Polícia Civil?
De acordo com o comunicado publicado no site do Consulado Geral do Japão, são exigidos o original da Certidão de Antecedentes Criminais emitido pela Polícia Federal (validade de 90 dias) para maiores de 18 anos e o original do Atestado de Antecedentes Criminais emitido pela Polícia Civil do estado onde reside (validade de 90 dias) para maiores de 18 anos.

– O documento precisa ser traduzido?
Sim.

– Dívidas no Brasil vão impedir de renovar visto?
Se tiver um processo na vara cível, não. Mas se houver um processo criminal, o visto será negado.

– Não pago pensão alimentícia no Brasil.
Quem não paga pensão alimentícia aos filhos no Brasil, pode ter um mandado de prisão. Por isso, não será possível tirar o documento.

– Na próxima renovação será necessário mostrar o atestado de antecedentes?
Não. Segundo o escritório da Imigração, é necessário apresentar somente uma vez se você não se ausentou do Japão.

Procuração: Para quem deseja registrar uma procuração que autorize outra pessoa (parente ou amigo) a solicitar seus atestados de antecedentes criminais no Brasil, o Consulado Geral do Brasil em Nagoya já dispõem de modelos do documento.

Links úteis

Gostou deste artigo? Compartilhe com os amigos!

Compar tilhe!
Clique aqui para deixar um comentário 16 comentários