5

Quem Tem a Cédula de Dois Mil Yens? Um Pouco da História de Okinawa

Quem está no Japão, uma vez pelo menos já recebeu ou viu uma cédula de dois mil yens. Lote limitado e comemorativo, atualmente fora de circulação, muitos colecionam como talismã ou amuleto da sorte.

E você já teve oportunidade de ver esta cédula?

Porque foi impressa a nota de dois mil yens?

G8 é um grupo internacional que reúne 8 países mais industrializados e desenvolvidos economicamente no mundo: Estados Unidos, Japão, Alemanha, Reino Unido, França, Itália, Canadá e Rússia. Durante as reuniões, os dirigentes máximos de cada Estado membro discutem questões de alcance internacional. Em julho de 2000 a 26ª Reunião do G8 foi realizado no Japão, em Okinawa, na cidade de Nago.

Em comemoração a este evento internacional e também pelo fato de ano 2000 abrir um novo milênio, o Banco do Japão imprimiu em caráter especial e limitado a cédula de dois mil yens.

Estas cédulas não estavam adaptadas para serem utilizadas em máquinas automáticas como caixa eletrônico, venda de bilhetes, máquinas de bebidas e outros, dificultando a circulação. Atualmente, não encontramos facilmente em circulação. Quem tem uma cédula de dois mil yens, guarda como amuleto da sorte e prosperidade. Somente em Okinawa, encontramos muitas destas cédulas sendo utilizadas normalmente no comércio em geral.

cedula de dois mil ienes

A ilustração à esquerda 【 守礼門 – shureimon】refere-se ao Portão Shurei (portão de entrada cerimonial), localizado no Castelo de Shuri em Okinawa, Nara.

Shureimon - Portão do Castelo Shurei em Okinawa, Naha, imagem da cédula de dois mil ienes.

Um pouco da história do Castelo Shuri 【首里城】

O Castelo de Shuri com data de construção incerta, foi usado como castelo durante o período Sanzan(1322-1429). Durante 450 anos, desde o início do século 15, foi a corte real e centro administrativo do Reino Ryukyu . Foi o ponto focal do comércio exterior, bem como a política , econômica e cultural da região.

Segundo registros, Castelo de Shuri queimado várias vezes e foi reconstruída a cada vez. Antes da guerra, foi designado um tesouro nacional . No entanto, durante a guerra, o exército japonês estabeleceu sua sede no subsolo do castelo. Em 27 de maio ele queimado.

Após a guerra, a Universidade do Ryukyus mudou-se para o local do castelo, onde permaneceu até 1975. Em 1958, o portão Shureimon foi reconstruído como símbolo de Okinawa e em 1992, o edifício principal do castelo foi reconstruído. Atualmente, toda a área ao redor do castelo foi estabelecido como Shuri Castle Park. Em 2000, foi designado como Patrimônio Mundial da Unesco.

castelo de shuri, Okinawa

Fonte: Wikipédia

Gostou deste artigo? Compartilhe com os amigos!

Compar tilhe!
Clique aqui para deixar um comentário 5 comentários