5

Gyoza – O Salgado Japonês que Lembra o Pastel Brasileiro

Conheça um pouco mais sobre este prato muito consumido no Japão e no mundo.

Gyouza 【餃子 – ギョウザou ギョーザ】 é um prato típico originário da culinária chinesa que se difundiu para a culinária japonesa e para o resto do mundo.

Lembra o nosso pastel no sentido de que é uma folha fina de massa envolvendo carne moída.

Mas ao contrário do pastel, ele só aparece em refeições (ou como acompanhante do lamen).

O que é gyoza?

Consiste numa espécie de bolinho com formato semelhante ao ravióli, cuja massa é feito com farinha e água . O recheio pode ser de carne de porco, carne bovina, frango, peixe ou camarão que geralmente são misturados com legumes picados. Recheios vegetias populares incluem repolho, cebolina, alho-poró. Pode ser frito, cozido a vapor ou grelhado e consumidos com um molho à base de shoyu com vinagre, alho, gengibre, saque japonês, rayu (óleo de pimenta) e gomaabura (óleo de gergelim).

Como um prato preparado em casa, cada família tem seu próprio método preferido de fazê-los, usando recheios preferidos, com tipos e métodos de preparação variam muito de região para região.

Modo de preparo

O método de preparação mais popular é o estilo frito chamado Yaki-Gyoza (焼き餃子), em que o bolinho é primeiro refogado com pouco óleo, criando uma pele crocante. Em seguida, é adicionada água e a frigideira fechada com uma tampa, até vaporizar a água. Outros métodos populares incluem gyouza fervido Sui-gyoza (水饺子) muito utilizado em sopas e nabes, e frito Ague-gyoza (揚げ餃子).

tipos de gyoza

A massa também é encontrada à venda nos supermercados, chama-se gyoza no kawa (餃子の皮)para aqueles que desejam preparar seu recheio em casa. Muitos brasileiros aproveitam esta massa redonda para colocar recheio de pastel e fritar com bastante óleo, semelhante ao gyoza frito com uma aparência diferente.

gyoza no kawa, massa

Gyoza pode ser encontrado em supermercados de várias formas: pronto para serem fritos ou grelhados, congelados, e também já prontos para o consumo e restaurantes em todo o Japão.

Um pouco de história do gyoza

Gyoza foi introduzido no Japão durante o período Edo (1603-1868), e na era Meiji (1868 a 1912) um restaurante chinês já serviam gyoza. Durante a Segunda Guerra Mundial, soldados japoneses que haviam lutado na Manchúria (China) trouxeram para o Japão. O período pós-guerra a farinha de trigo era mais fácil de se obter que o arroz e praticamente qualquer ingrediente poderia ser usado como recheio. Em meio à escassez de alimentos e à devastação generalizada, muitos encontraram no preparo e venda do gyoza um meio de sobrevivência.

Cidades do Gyoza no Japão

Entre as famosas cidades que mais consomem gyoza no Japão destacamos: Utsunomiya, Shizuoka, Kobe, Fukushima, Susono, Hamamatsu, Tsu, etc. Durante muitos anos a cidade de Utsunomiya em Tochigi foi considerada a maior consumidora de gyoza no país, até que 2011, quando a população e a economia local sofreu prejuizos devido ao Grande Terremoto de Tohoku e consequências como tsunami e radiação. Em 2012, Hamamatsu em Shizuoka, ganhou o ranking de maior consumo no Japão.

Gyoza em Hamamatsu

Na cidade de Hamamatsu estão catalogados cerca de 80 casas comerciais especializados em gyoza. Mais de 300 hotéis e restaurantes incluem gyoza no cardápio. Barracas e tendas também podem ser encontradas próximas à estação.

Hamamatsu gyoza

Dicas de outras formas de utilizar a massa do gyoza

gyoza no kawa, massa dicas de outras receitas

Forma simples de fechar um gyoza

Gyoza No Oukoku (餃子の王国)é uma das redes famosas especializada em gyoza, o vídeo orientará como fechar o gyoza

Fonte: Wikipedia

Gostou deste artigo? Compartilhe com os amigos!

Compar tilhe!
Clique aqui para deixar um comentário 5 comentários