Olá amigos! Hoje mostraremos os benefícios do nabo/daikon, muito comum e barato aqui no Japão!
O nabo é gostoso, refrescante, rico em nutrientes e fácil de preparar.
Depois de ler este artigo, acredito que muitos passarão a adotar o daikon no cardápio diário.
O nabo é uma planta de horta de raiz comestível e folhas também, é cultivado há 4.000 anos e com razão.
É barato, saudável e fácil de preparar e de cultivar, facilita a digestão e o aproveitamento de gorduras. O nabo também contém lisina, um aminoácido que pode ajudar a prevenir e controlar resfriados. Muito utilizado de forma decorativa na culinária japonesa, o nabo tem poucas calorias e um alto teor de nutrientes.
O daikon【大根】 (nabo) é um legume consumido há séculos, trazido ao Japão pela China por volta do ano 710, legume semelhante à cenoura e ao rabanete, com qrande variedades, que se diferenciam pelo tamanho e pela forma. Alguns têm raízes compridas, outros redondas e há ainda outros de forma achatada, sendo as cores mais comumente encontradas o branco e o roxo.
Cru ou cozido, o nabo substitui sem fazer feio a maioria dos pratos de batata: é chamado de “batata da culinária ancestral”. Parte do preconceito contra o nabo vem da idade média: por ser comum e de cultivo fácil, o nabo era amplamente consumido pelos pobres, sendo seu consumo evitado nas mesas da nobreza.
Por outro lado, o nabo foi tradicionalmente preterido pela batata, já que a batata servia, entre outros usos, para a fabricação de bebidas alcóolicas; mas com a recente valorização dos alimentos frescos e suas qualidade nutritivas e benéficas à saúde, o nabo vem construindo prestígio e conquistando lugar nas receitas mais sofisticadas.
Benefícios e valor nutritivo
Sua função é aguçar o paladar, melhorar a digestão e prevenir contra o câncer. Além disso, é rico em vitaminas A e C, bom para a tosse, e suas folhas e talos são usadas na prevenção da osteoporose e no combate à anemia.
♦ Rico em sais minerais como cálcio (mineral fundamental para a formação dos ossos e dentes), ferro, potássio, zinco e cobre
♦ O nabo tem propriedades diuréticas e as fibras ajudam a controlar os níveis de colesterol no sangue.
♦ É rico em celulose, que estimula a ação dos intestinos.
♦ Contêm fibras que ajudam o trânsito intestinal e as pessoas que querem manter o corpo em forma. Rico em vitaminas B e C, o alimento ajuda a conservar a saúde do sistema imunológico e o bom funcionamento do sistema nervoso.
♦ Contém também substâncias conhecidas por heterosídeos, que têm propriedades anticancerígenas”.
Restrições
O consumo de nabo pode gerar gases. Pessoas com distúrbios de tireoide devem evitar seu consumo, pois ele contém substâncias que podem interferir na produção de hormônios pela glândula tireoide.
Conservação do daikon
O nabo pode ser guardado dentro ou fora da geladeira. Na geladeira dura mais tempo, mas deve ser colocado em saco plástico e mantido na gaveta da mesma. No ambiente natural, deve ficar em lugar seco e arejado, longe da luz do sol e bem protegido dos insetos. Cuide para que não fique amontoado, para evitar que germinem.
Nabo e a culinária japonesa
Daikon é utilizado na culinária japonesa de várias formas: cru, em saladas. ralado (oroshi), em cozidos, nabes, fritos, acompanha também peixes, frangos e carnes.
O nabo ralado (daikon oroshi) e a salada de daikon cortado em tirinhas fininhas que acompanham sashimi, peixes grelhados, tempura, muitas vezes deixados no prato, são considerados um desperdício na cultura japonesa, pois é um medicamento digestivo que previne o câncer, além de auxiliar na digestão.
A sabedoria popular dos antigos é encontrada ainda hoje, na produção de conservas tanto caseiras como industriais. O tsukemono (conserva) de daikon, mais conhecido como takuan, pode ser encontrado na cor branca, amarela ou rosada, também acompanha muitos obentôs (marmitas) e refeições tradicionais tanto em casa ou nos restaurantes.
Os japoneses também desenvolveram técnicas para conservar o daikon, secando ao sol o legume inteiro, fatiado ou cortado em tirinhas (kirboshi daikon). Nutricionaistas estudaram o kiriboshi daikon e verificaram a presença de uma subtância chamada lignina, que exerce nos vegetais a mesma função que o colágeno cumpre nos animais, ou seja, unir as células entre si. Além disso, a lignina diminui o nível de colesterol sanguineo e previne a incidência de câncer.
O suco do nabo ralado alivia a azia e a ressaca.
O nabo cru cortado em rodelas finas e colocado em vasilhame fechado junto com mel, produz um líquido transparente quando murcha. Esse líquido tomado após uma boa mexida é bom para combater tosses e catarros.
As folhas de nabo também são comestíveis e seu sabor é semelhante ao de mostarda. Os japoneses também aproveitam as folhas do nabo na culinária, refogando ou fazendo conservas. Mais nutritivas do que os tubérculos, as folhas de nabos são uma excelente fonte de beta-caroteno (Vitamina A), contêm boas doses de vitamina K, C, folatos e cálcio. Além disto, as folhas possuem uma substância chamada luteína, um poderoso antioxidante carotenóide.
As folhas secas colocadas no banho de imersão servem para aquecer o organismo sendo indicadas para pessoas sensíveis ao frio.
Dica de receita caseira
No site Tua Saúde, encontramos uma receita de suco de nabo para fortalecer os ossos:
Um excelente remédio caseiro para fortalecer os ossos é o suco de nabo. Para preparar este suco são necessários os seguintes ingredientes: 1 xícara de nabo e 1 copo de suco de limão.
Para preparar este remédio caseiro corte o nabo em pequenas rodelas e adicione-o no liquidificador juntamente com o suco de limão. Bata bem até obter uma mistura homogênea e o suco está pronto para ser bebido.
O nabo é a hortaliça que possui maior quantidade de cálcio e potássio, essa combinação além de fortalecer os ossos, fortalece os dentes, cabelos e unhas. A hortaliça também é rica em magnésio, o que ajuda o organismo a absorver melhor os nutrientes. Aumente o consumo de nabo, você pode utilizá-lo em forma de sucos, saladas e na sua forma natural. Cuidados com a alimentação são fundamentais para uma vida mais saudável. Veja mais receitas caseiras no site Tua Saúde – http://www.tuasaude.com/c/remedios-caseiros/
Dica de links de receitas com nabo
- No site do PetChef encontrará 56 receitas com nabo
http://pt.petitchef.com/receitas/nabo - No Almanaque Culinário encontrará 10 receitas com nabo e outras sugestões
http://www.almanaqueculinario.com.br/receita/ingrediente/nabo/ - No site Japonês Cook Pad encontrará 872 receitas com nabo. Use translater.
http://cookpad.com/category/586 - No site japonês da Kikkoman encontrará muitas receitas variadas. Use translater.
http://www.kikkoman.co.jp/homecook/series/daikon02.html
Fonte: AACJ, Info Escola
Gostou deste artigo? Compartilhe com os amigos!

muito bom, complementou meu interesse pelo consumo de nabo.
adorei o artigo muito bom. parabens!
Tenho bronquite, e me informaram que xarope de nabo com mel, cura a bronquite. Gostaria de saber como fazer esse xarope, e como conserva-lo por vários dias e também o modo de tomar. Tenho 75 anos e estou sofrendo muito com isso, pois tem noites que não consigo dormir com o barulho alto no peito. Desde já muito grata pela atenção e que Deus te abençoe.
Sra Antonia, tenho bronquite também e pelo o que estudei nāo há cura para eles, conseguimos evitar os sintomas quando nos afastamos do que nos afeta, por exemplo o pó, pêlos de animais ou o cigarro, no meu caso. Mas quando a crise chega o xarope que está descrito acima pode ajudar a espectorar. Melhoras!
Gostei é. Vou fazer uso diário
Tenho toxplomose ocular e li que o nabo pode curar.
Gostaria de saber de e verdade
Não conhecia os beneficios do nabo,após ler a materia passei a consumi-los.
Depois de tanto tempo é que descobri a riquezas dos benefícios do nabo, amei, aliás eu, meu marido e minha mãe amamos. O sabor é idêntico com o rabanete.
Já está incluso nas minhas alimentações futuras com certeza!
Grata pelas informações!
Amei a matéria. Não sabia que o nabo possuía tantas vitaminas. Vou inclui-lo nas minhas refeições .Ah posso dar o suco ao meu filho de 2 anos?bjs
Olá! Gostei muito da sua matéria e gostaria que me tirasse umas dúvidas. O remédio para tosse de daikon no mel é para ser conservado em geladeira? Posso deixar guardado por quanto tempo? Se puder me responder ficarei agradecida.
Deus te pague , por estas informacoes tao valorosas. continui se preocupando com o seu proximo. Parabens!
Sempre gostei de Nabo mas como pouco, pois a mulher não gosta do sabor. Não sabia das folhas quem sabe Ela venha a gostar. Obgd pela informação….
Amei as informações, nunca havia creditado muita coisa ao nabo, já comprei e até tenho em casa, mas jamais tomei conhecimento de tantas propriedades curativas e da sua larga utilização na culinária japonesa.
Realmente as informãções apresentadas nesse site são incríveis e gostaria de poder compartilhar no meu facebook para alargar o conhecimento de meus amigos.
Grata,
nossa,,,, agora toda minha refeição vai ter nabo,,amei a meteria mim ajudou muito
Ouvir dizer que o suco do nabo com maçã é ótimo pra quem tem falha de memoria.
contribuiu muito. porem o cheiro forte do nabo preciso acostumar.
Muito bom s/comentário. Não tinha conhecimento do valor desse alimento. Obrigado !
Gostei, muito interessante.
Ótimas informações!!! De hoje me diante mais DAIKON em minha casa!!!
Informacoes otimas parabens
Amei foi otimo informacao muito importante