Japoneses Comem Arroz no Café da Manhã – A Importância da Refeição Matinal

Cafe da manhaA Organização Mundial de Saúde recomenda pelo menos 3 refeições básicas e balanceadas ao dia. A vida moderna, corrida e ao mesmo sedentária, vem destacando diversas doenças devido à alimentação inadequada, sono desregulado, trabalho e situações estressantes no cotidiano. O hábito da primeira refeição do dia, café da manhã, tem sido deixado para trás…

Motivos para não fazer a refeição matinalOs motivos para quem não tem o hábito de tomar café da manhã: falta de fome ao acordar, escassez de tempo, preguiça e muitas outras desculpas. O que muitos não sabem é que a primeira refeição do dia ajuda torna a vida mais saudável, com melhor desempenho intelectual e melhor desenvolvimento no trabalho ou na escola. Um estilo de vida saudável começa com um café da manhã equilibrado.

O problema é que você simplesmente não tem fome?

Então, procure comer menos à noite (de preferência 3 a 4 horas antes de dormir), e automaticamente passará a sentir fome no café da manhã. Sem sacrifício, você estabelecerá o equilíbrio ideal de apetite ao longo do dia. Se for esse o caso, é preciso empenho para mudar o hábito. A mudança de alguns costumes é o ponto de partida para quem deseja ganhar saúde, bem-estar e alguns anos de vida a mais por meio da alimentação.

Porque o desjejum é importante?

1. Em inglês, o termo “Breakfast” resume melhor a importância do mesmo. BREAK vem de quebrar e FAST de “Fasting”, que significa jejum. 

A importancia do desjejum

quebra de jejum tem de ser feita assim que a pessoa acorda, para fornecer energia para encarar o dia. Oferece o que nosso corpo precisa para trabalhar bem, garante o bom humor pela manhã e a disposição para os exercícios. E ainda, como melhora a atenção e a concentração, favorece seu trabalho e seus estudos. Esse hábito deve ser adquirido desde a infância.

Repor energia perdidas durante o sono

2.  Durante o sono, somos sustentados por nossas reservas corporais de nutrientes. Para se ter uma idéia, o corpo consome cerca de 40 a 60 kcal por hora de sono. Depois de várias horas sem comer, o café da manhã tem como objetivo recarregar as energias do organismo. Assim que acordamos, necessitamos de “combustível” para retomar as atividades e iniciar um dia com atividade plena.

Pular essa refeição significa começar o dia com o nível de açúcar no sangue extremamente baixo. É por isso que o desjejum, comumente denominado de café da manhã, é a 1ª refeição mais importante do dia.

3. O desjejum também é fundamental para reiniciar o estímulo do funcionamento intestinal, prevenindo a prisão de ventre, a obstipação e outras doenças do órgão.

4. Comer de forma saudável na primeira hora da manhã ajuda a manutenção do peso e ajuda a queimar mais calorias, porque acelera o metabolismo e em jejum isso não acontece, pois ficar sem comer é não dar ao corpo uma energia reserva para ele gastar.

 Deixar de comer a refeição matinal não emagrece, engorda. Até para perder – ou manter – peso, o desjejum é importante. Ao contrário do que muita gente pensa, pulá-lo não emagrece. Pelo contrário: só fará com que o corpo chegue mais faminto e preguiçoso ao almoço. O fracionamento das refeições ao longo do dia, com a inclusão do desjejum, contribui para o metabolismo energético adequado, ou seja ajuda a equilibrar melhor o que consumimos e o que gastamos. Além disso, o corpo tem outros mecanismos evolutivos para se proteger contra longos períodos de jejum. Um deles: é acumular gordura. Durante períodos de escassez de alimentos, nossas membranas celulares se tornam mais sensíveis à insulina. Isto garante que cada pedacinho de comida será eficientemente utilizado ou armazenado.

Quais as desvantagens de não comer o café da manhã

Desvantagens de não comer a refeição matinalQuem não toma café da manhã tem redução de nutrientes (vitaminas e minerais) na alimentação, fica mais propício a ter anemia, déficit de atenção, apatia e indisposição.  Leva a uma diminuição da força e da concentração, como resultado do ritmo biológico é perturbado, não pode concentrar-se no trabalho ou na escola de manhã.  Apenas duas refeições do fornecimento de nutrientes é insuficiente.

O que é recomendável comer no café da manhã

Os alimentos variam muito de lugar para lugar, mas muitas vezes incluem um carboidrato, como grãos ou cereais, frutas e / ou legumes, uma proteína de alimentos como ovos , carne ou peixe, e uma bebida, como café, chá ou suco de frutas . Café, chá, suco, cereais de pequeno-almoço , panquecas , salsichas , toucinho , pães doces , frutas frescas, legumes, ovos , cogumelos , feijão , bolos , pães e torradas com manteiga ou margarina e / ou geléia ou marmelada

cafe da manhã estilo ocidental

Como é o café da manhã no Japão?

A culinária tradicional japonesa é dominada pelo arroz branco (hakumai, 白米), e poucas refeições seriam completas sem ele. Este grão hoje em dia faz parte de todas as refeições no Japão, desde o café da manhã, almoço e jantar. Seu valor é tanto no povo japonês que a palavra han (arroz cozido em português) e acompanhada do prefixo de honra japonês go. Assim, ao se referirem ao arroz dizem gohan “arroz cozido digno de honra”.

cafe da manhã estilo japones

A primeira refeição do dia, chama-se tyoushoku (朝食), traduzindo seria a refeição da manhã, muitos fazem referência como ASA GOHAN. Normalmente estas refeições tradicionais são compostas de arroz branco, sopa (missoshiru) feito com pasta de soja e acompanhamentos (okazu), legumes em conservas e finaliza com chá verde.

cafe da manhã estilo japones 5

Em tempos modernos, o café da manhã em estilo ocidental em lares japoneses são semelhantes aos de os EUA. Crianças japonesas muitas vezes comem pães, sucrilhos e bebem leite (sem açúcar), chocolate quente ou suco de frutas. Adultos japoneses (especialmente os mais jovens) tendem a comer torradas com manteiga ou geléia, ovos e fatias de legumes. Eles costumam beber café ou suco de laranja.

cafe da manhã estilo ocidental

As tradicionais pousadas japonesas (como ryokan ) servem a refeição da manhã tradicional completo (和食-washoku), hotéis e restaurantes de estilo ocidental no Japão geralmente oferecem uma mistura de estilo ocidental (洋食-youshoku) e japonês (和食-washoku). 

Itens do café da manhã tradional dos japonêses

cafe da manhã estilo japones 6

Arroz branco cozido.(não utiliza óleo e sal)  Fonte de Carboidratos complexos:  fornece energia ao corpo por tempo prolongado, manter a integridade funcional do tecido nervoso, única fonte de energia cerebral, desenvolve e restaura tecidos e mantem as funções vitais, absorve os líquidos ajudando a amenizar a diarréia, a azia e diminuem acidez gástrica. Também contém: minerais (fósforo, ferro e potássio) e vitaminas (tiamina, riboflavina e niacina).

Sopa Missoshiru – feito com pasta de soja (misso) que é rico em cálcio, aminoácidos essenciais, vitaminas do complexo B e vitamina E, tem função desintoxicante, limpa os pulmões  e auxilia na digestão e eliminaçao de toxinas. Possui várias formas de preparar de acordo com os ingredientes escolhidos. Os mais simples contem tofu, cebolinha verde picada, algas wakame, aburaage (tofu frito), e muito mais.

Componentes da refeição matinal japonesa- misoshiru, natto

Natto (soja fermentada) –  ((なっとう ou 纳豆) é um alimento tradicional japonês feito de soja fermentada, popularmente degustado no café da manhã. Sendo rico em proteínas, o natto foi uma fonte vital de nutrição no Japão feudal. Valor nutritivo: vitaminas B2 e K, além de minerais como ferro, cálcio e potássio. Além disso, o natto contém enzimas que ajudam na digestão. Anattokinase, uma enzima que dissolve coágulos sanguíneos

Nori (alga seca) – Nori são folhas finas e secas, feitas à partir da desidratação de algas comestíveis.O valor nutritivo do nori é inestimável! A alga é rica em proteína, cálcio, ferro, vitamina A, B e C, além de conter duas vezes mais proteína do que algumas carnes. São também excelentes fonte de iodo, mineral muito importante no funcionamento da glândula tireóide. São ricas em carotenos, podendo ter um efeito protetor contra a mutação de certas células cancerígenas.Outras vantagens do nori é conter baixo nível de gordura e calorias (perfeito pra quem está fazendo regime) e alto teor de fibras, facilitando assim todo o processo digestivo.

Componentes da refeição matinal japonesa- tamagoyaki, noriTamagoyaki (omelete estilo japonês) -O ovo é um dos alimentos de maior valor nutritivo, principalmente pelas proteínas que contém. Estas proteínas são perfeitamente assimiláveis pelo organismo humano e fornecem, junto com as vitaminas e os sais minerais da gema, todos os nutrientes que o corpo precisa para estimular o crescimento e regenerar os tecidos. Como é muito rico em ferro e fósforo, o ovo é recomendado nos casos de anemia e nos períodos de convalescença.

Peixe assado ou grelhado são itens populares no café da manhã, não utilizam óleo, assim terá menos calorias. Por serem ricos em aminoácidos essenciais (substâncias não produzidas pelo nosso organismo), os peixes possuem proteínas com valor nutritivo ligeiramente superior às das carnes vermelhas (como as de boi e porco). Além disso, as proteínas dos peixes são de alta digestibilidade, favorecendo o processo de digestão.Também são encontrados gorduras poliinsaturadas: ômega 3: diminuição dos riscos de doenças cardiovasculares e acidente vascular cerebral (derrame), redução da pressão arterial, ação anti-inflamatória, diminuição das taxas de triglicérides e colesterol total no sangue.

Componentes da refeição matinal japonesa- yakizakana, peixe grelhado

Tsukemono – São as famosas “conservas” de certos alimentos tradicionalmente condicionados por processos de desidratação ou conservação em fluidos (como vinagre ou alguns tipos de ácidos). Vários alimentos são utilizados para conservas como o gengibre, rabanete, pepino japonês, a acelga, repolho, umeboshi entre outros.

Chá Verde – É rico em flavonóides, que previnem Câncer. Além disso, estimula o metabolismo ajuda no emagrecimento. Para obter os benefícios , deve ser consumido diariamente de preferência após as refeições. Chá verde é consumido sem açúcar.

cafe da manhã estilo japones 3

Mas porque os japoneses comem arroz no café da manhã?

No Japão antigo, a economia era agrícola. Lavradores acordavam muito cedo para ir ao trabalho árduo. Crianças frequentavam escolas muito longe de suas residências e percorriam quilômetros a pé. Para iniciar o dia, era necessário uma alimentação reforçada. Tradicionalmente a dona de casa acorda muito cedo para preparar a refeição da manhã e também o obentô (marmita), crianças passam o dia na escola, e trabalhadores rurais também se locomoviam para lugares afastados.

Em tempos modernos, encontramos alguns fatores que vem modificando o hábito dos japoneses mais jovens:

– Pais trabalhando fora (antigamente a mulher que trabalhava fora, ao casar, se demitia para cuidar do lar).
– Maior tempo gasto em locomoção ao trabalho, seja de carro ou de trem, muitos que trabalham em grandes cidades, moram em regiões mais afastadas, onde o custo de vida ou moradia é mais em conta.
– Facilidade de comprar comida pronta e outros alimentos em lojas de conveniência,  supercados, já acondicionados de forma individual ou porções pequenas, máquinas automáticas: café, outras bebidas, pães, sanduiches, lamen, frutas, etc.

Muitos vem trocando a tradicional refeição matinal pelo rápido café e torradas ou pães.

Os educadores e professores preocupados com esta mudança de rotina, procuram sempre orientar os pais a rigorosamente alimentar as crianças todas as manhãs. O desempenho escolar reflete diretamente no fato de comer ou não a refeição matinal. Dentro da escola, as crianças também recebem orientação e os professores checam de tempos em tempos, o que o criança come no desjejum.

A alimentação equilibrada também evita problemas na fala, mudanças repentinas de humor e deixa a criança com melhor performance cognitiva, que abrange atitudes positivas em relação à escola, melhor desempenho em matemática e leitura, melhor capacidade de recordar e memorizar e ter menos problemas de disciplina”, Sabemos também que as pessoas habituadas à refeição matinal têm melhor desempenho em testes de memória e na resolução de problemas. Crianças apresentam melhor resultado cognitivo e rendimento escolar.

importancia da refeiçao matinal

Mas as famílias mais tradicionais e principalmente os moradores do interior ainda mantem o hábito de comer bem de manhã. Isto reflete no número de idosos no Japão, a invejável longevidade dos nipônicos.

O Ministério do Trabalho, Saúde e Bem Estar japonês faz regularmente campanhas educativas para lembrar a todos, a importância da primeira refeição matinal. Além da alimentação, este horário proporciona o momento de reunir todos os familiares e manter a boa comunicação e relacionamento entre os membros.

Refeição é uma forma de comunicação familiar

Os restaurantes no Japão abrem as 11 horas da manhã, para servir o almoço. Há alguns anos, notamos o crescimento de restaurantes que oferecem o café da manhã tradicional ou no estilo ocidental, logo de manhã cedo.

Neste cardápio, o restaurante Nakau informa que o Asagohan (refeição matinal) será das 05:00 às 10:00h da manhã. Fonte: www.nakau.co.jp

Depois de ler este artigo, você deve estar pensando no conteúdo nutritivo de seu café da manhã. Sempre é bom rever, alterar, melhorar os alimentos que consumimos logo que acordamos, muitas vezes, isto vai requerer mudanças de hábito. Pela sua saúde, vale a pena!

Gostou deste artigo? Compartilhe com os amigos!

Compar tilhe!
Clique aqui para deixar um comentário 0 comentários