Você Come Sushi com a Mão ou com Hashi? Etiqueta da Culinária Japonesa

Etiqueta e boas maneiras da cultura japonesa, formas de comer sushi - Blog Japao para brasileiros.8O prato à base de arroz mais conhecido dos ocidentais é o sushi, especialmente o nigirizushi, bolinho de formato retangular recoberto por nacos de peixes ou frutos do mar e condimentado com uma pitada de wasabi (pasta de raiz forte).

Sua origem é milenar nasceu da necessidade de armazenar peixe nas eras pré-geladeira. Para resolver o problema, pescadores alternavam camadas de frutos-do-mar com arroz numa tina de madeira coberta por um peso. Em semanas, a mistura virava um compacto e a fermentação dava o sabor ao arroz (o mesmo sabor que o sushiman consegue hoje usando açúcar e vinagre).

No formato que conhecemos hoje, nigiri zushi, o bolinho apareceu apenas no século 18 pelas mãos do chef Yohei Hanaya, que criou uma espécie de fast food em Edo, hoje Tóquio. A idéia era servir comida rápida e acessível para trabalhadores, e os bolinhos nunca apareciam em jantares requintados.

Vamos conhecer algumas variedades de sushi:

Etiqueta e boas maneiras da cultura japonesa, formas de comer sushi , tipos de sushi- Blog Japao para brasileiros.1

 

Sushi, dicas para comer sushi (niguiri zushi)

Etiqueta e boas maneiras da cultura japonesa, formas de comer sushi - Blog Japao para brasileiros.31

Comer sushi vai muito além de como usar hashi. Os muitos anos de tradição criaram algumas regras da forma correta e educada de se comer sushi. Existem regras para como molhar o sushi no shoyu, quais sushi e acompanhamentos podem ser comidos juntos, e em que ordem o sushi deve ser comido.

O sushi normalmente é feito para ser comido inteiro. Caso o neta (topping) seja grande demais, poderá morder, mas não devolver a outra parte no prato, comer logo em seguida.

Afinal, o sushi é para comer com hashi ou com a mão? Antes de responder, vamos prestar atenção em outros detalhes importantes na hora de comer sushi….

Etiqueta e boas maneiras da cultura japonesa, formas de comer sushi - Blog Japao para brasileiros.32

Molho de soja: shoyu

Nem todos os sushi devem ser mergulhados levemente no shoyu, alguns já vem elaborados e preparados para serem comidos sem nenhum molho adicional.

Existem várias formas de colocar o molho de shoyu que observamos no dia a dia:
   

Etiqueta e boas maneiras da cultura japonesa, formas de comer sushi - Blog Japao para brasileiros.1

fonte: hirro.exblog.jp

【1】Colocando o shoyu por cima – Nem todos os sushi necessitam ser mergulhados levemente no shoyu ou regados, alguns já vem elaborados e preparados para serem comidos sem nenhum molho adicional.

【2】Colocando levemente peixe separado no shoyu – Separar o neta (o peixe ou outro topping) para colocar no shoyu, pode ser uma ação segura, porém, poderá alterar o formato original preparado com tanto cuidado pelo sushiman.

【3】Colocar a parte do peixe no shoyu – Esta é a forma mais adequada para apreciar o sushi. Em um pratinho com pouco shoyu, colocar o sushi passando a parte do peixe, sem molhar o arroz. O molho deve acrescentar e não roubar sabor

【4】Encharcando o peixe no shoyu – Ensopar o peixe com bastante shoyu é algo que não se faz necessário, pois poderá deixar o peixe mais salgado, impossibilitando de apreciar o verdadeiro sabor do peixe cru.

【5】Colocar a parte do arroz no shoyu – Mergulhar a parte do arroz no shoyu, não é muito recomendável. Primeiro, porque o arroz já vem temperado (vinagre, sal, açúcar). Segundo, por que em contato com o shoyu, o bolinho de arroz se desmanchará. Terceiro porque poderá tornar o alimento mais salgado, não permitindo saborear o verdadeiro paladar do peixe cru.

Etiqueta e boas maneiras da cultura japonesa, formas de comer sushi - Blog Japao para brasileiros.3

2. GARI (gengibre)

♦ Gari é o gengibre preparado em conservas, depois de cortado em fatias, fervido e temperado e curtido com vinagre, sal e açúcar.
♦ O gengibre possui mais de 400 substâncias, com propriedades digestivas, expectorantes e até afrodisíacas.Também apresenta inúmeras propriedades farmacológicas, influenciando os sistemas digestores, nervoso central e cardiovascular, muito bom para a garganta e acelera o metabolismo, entre outras propriedades benéficas. Ingerir gengibre facilita a digestão e evita enjôos e náuseas.
♦ Como acompanhamento do sushi, o gari não é entrada, sobremesa ou petisco. A função é limpar o paladar para saborear melhor o sabor de cada peixe,  neutralizando as toxinas.
♦ Não é recomendável molhar o gengibre no molho de soja.

Etiqueta e boas maneiras da cultura japonesa, formas de comer sushi, gengibre, gari - Blog Japao para brasileiros.4

3. WASABI (pasta verde)

♦ Raiz tem propriedades antibióticas, anti-sépticas, bactericidas e que facilitam a digestão. A raiz funciona como um poderoso antioxidante. É rico em potássio, cálcio, magnésio e fósforo, assim como óleos voláteis. Quando consumido fresco é rico em vitamica C.
♦ Algumas pessoas tem o hábito de diluir a pasta de wasabi no shoyu, para suavizar o sabor do peixe cru.
♦ O ideal é ser colocado durante a preparação, entre o arroz e o peixe.
♦ Wasabi nuki [わさび抜き]é o termo utilzado em japonês, quando nos referimos ao sushi sem wasabi no preparo.

Etiqueta e boas maneiras da cultura japonesa, formas de comer sushi, wasabi- Blog Japao para brasileiros.5

4. Saladas  cruas de nabo, cenouras e pepinos. 

♦ Saladas cruas como nabo, cenoura, pepino, shisho normalmente acompanham a decoração dos pratos de peixe cru, outras vezes, intercalando fatias de peixe. Não são decorativos somente, tem como finalidade ajudar a regularizar os índices de ácido úrico que a ingestão de peixes provoca no organismo,
♦ Nabo (daikon) – Sua função é aguçar o paladar, melhorar a digestão e prevenir contra o câncer. Além disso, é rico em vitaminas A e C, bom para a tosse, e suas folhas e talos são usadas na prevenção da osteoporose e no combate à anemia.
♦ Cenoura (ninjin) – Favorece o bom funcionamento de todo o organismo. Muito rica em vitamina A, a cenoura tem várias propriedades medicinais e poder bronzeador.
♦ Pepino (kyuuri)  -O pepino é muito eficaz nas úlceras estomacais e neutraliza a acidez do estômago, do sangue e da urina; ademais, é laxante e combate as inflamações do estômago e dos intestinos.
♦ Shiso – são alcalinizantes e possuem ação anti-séptica, o que é bastante desejável em se tratando da ingestão de alimentos crus.

Etiqueta e boas maneiras da cultura japonesa, formas de comer sushi, salada - Blog Japao para brasileiros.1

Comer o sushi com a mão ou com o hashi ?

Etiqueta e boas maneiras da cultura japonesa, formas de comer sushi com a mao ou com hashi- Blog Japao para brasileiros.6

1) Pegue o sushi usando o Hashi (palitinhos) ou com os dedos. Ambos estão corretos.
2) Mergulhe o peixe e não o arroz em uma pequena quantidade de molho de soja (shoyu)
3) Coloque todo o sushi em sua boca de forma que o peixe toque a sua língua
4) Use o outro lado do Hashi para pegar alimentos quando estiver comendo com outras pessoas e dividindo qualquer prato de comida japonesa.
5) Apoie o lado mais fino do seu Hashi no apoio de cerâmica chamado Hashi-oki, quando não estiver utilizando-o.
6) Uma forma de demonstrar que terminou a sua refeição é deixar o hashi sobre o recipiente de cerâmica conforma a figura.
7) Oshibori (toalha úmida em tecido ou descartável) -Um oshibori, também conhecido como otefuki (em japonês: おしぼり ou お絞り – em português: toalhinha), é uma toalha úmida de mão  fria ou quente oferecida aos clientes em locais como restaurantes ou bares no Japão e em restaurantes japoneses no mundo inteiro. Tem a função de limpar as mãos antes de comer e também durante a refeição. Em restaurantes mais requintados, encontramos até uma fonte de água, para lavar levemente os dedos, a cada sushi consumido.

Etiqueta e boas maneiras da cultura japonesa, formas de comer sushi, oshibori - Blog Japao para brasileiros.1

 Explicação ilustrativa

Encontrei  a explicação abaixo, ilustrando a etiqueta da cultura japonesa para saborear o sushi, de fácil compreensão para os principiantes.

marketing da cozinha

Gostou deste artigo? Compartilhe com os amigos!!

Compar tilhe!
Clique aqui para deixar um comentário 0 comentários