No Japão, Hamburger é Refeição Servido com Arroz Branco

hanbaga ou hanbagu- Hamburger no JapãoHamburger, o termo originalmente deriva de Hamburgo, cidade da Alemanha, que é a segunda maior cidade da qual pessoas emigraram para os Estados Unidos  (wikipedia). Diz-se que a origem do hamburger era o prato popular entre os trabalhadores da cidade portuária de Hamburgo.

O hamburger, carne moída entre duas fatias de pão foi criado nos Estados Unidos em 1900. Em 1940 Richard e Maurice McDonald introduziram os principios do moderno restaurante de fast food e começaram a franquia em 1953.

Hambuger no Japão

No Japão hamburger pode ser servido no pão, chamado hanbaga  (ハンバーガー) ou apenas servidos sem pão, conhecido como hanbagu  (ハンバーグ). Normalmente é preparado com a mistura de carne bovina e carne de porco, acrescentado ingredientes variados como cebola picada, ovo, farinha de rosca e especiarias.

Encontramos no Japão, redes de lanchonetes como McDonalds espalhados nos Shoppings, Centros comerciais. Conforme o relatório List of countries with McDonald’s restaurants, O Japão tem 3,598 lojas do Mcdonald em 2004, sendo o primeiro lugar na Ásia e segundo lugar no mundo, perdendo somente para os Estados Unidos com 18,590 (março 2011).

macdonalds

No arquipélago japonês encontramos além da rede do McDonalds, outra redes  de lanchonetes centradas no hamburger, e com variedades que agradam ao paladar dos japoneses, como molhos adocicados (teriaki), e sanduiches também utlilzando frango, filé de peixe, croquetes de camarão, etc.

Hamburger servido como refeição no Japão

O hamburger ou <bife de hamburger> servido como refeição (sem pão), pode ser ou não acompanhado de arroz, são servidos com molhos, vegetais ou saladas. Em muitas redes de restaurante familar, faz parte do cardápio, pois tem grande popularidade com as crianças, adultos e idosos. Podem ser consumidos sem o uso de faca e garfo, facilmente cortado com o hashi.

hanbaga ou hanbagu- Hamburger no Japão 2

Introduzido no Japão no século 18, trazido por imigrantes alemães, também era conhecido na era Meiji como <bife alemão>., até então não havia o costume de consumir carne devido à influência do budismo. Até o período pós guerra, a carne bovina ainda era um artigo muito caro, assim as donas de casa utilizavam a mistura da carne moida bovina e da carne moida de porco, e começaram a preparar os primeiros hamburgers, que se espalharam num piscar de olhos no  Japão. A partir da década de 70, tornou-se um prato comum e popular.

Um exemplo de restaurante de hamburger

Em 1968, na cidade de Morioka, província de Iwate, foi inaugurado o restaurante Beru, que tinha como prato principal o hamburger servido com arroz, saladas, misoshiru. Iniciava mais tarde, o que seria a grande rede de restaurante familiar de hamburgers BIkkuri Donkey, a rede de restaurante de hamburgers, espalhados por todo Japão.

Bikkuri Donkey é um restaurante que tem como prato principal o hamburger, servido em refeição com acompanhamento estilo ocidental com arroz branco, sopa de creme milho, salada ou estilo ocidental, arroz branco, salada e missoshiru. Pode ser consumido com o uso de hashi somente. Normalmente as carnes (bovina+porco) são levemente temperadas, pois o sabor é acentuado com os diversos tipos de molhos, que variam a cada estação. O interessante neste restaurante é que o cliente pode escolher o hamburger pelo peso também: 150gr, 200gr, 300gr.

O cardárpio apresenta várias formas de saborear o hamburger como refeição: com queijo, com ovo, com oroshi (nabo ralado), com abacaxi e molhos diversos, inclusive o curry, e apresenta versões recheadas com cogumelos e queijo ou salada de batatas e queijo.

Hamburger como refeição - Blog Japao para Brasileiros

Porque o hamburger faz sucesso no Japão como refeição?

Este é um prato que combina muito bem com arroz branco, estilo oriental de cozinhar o arroz, sem óleo e sem tempero. A combinação agrada também para acompanhamentos como missoshiru (sopa de pasta de soja) e topping como daikon oroshi (salada de nabo cru ralado), bem típico das tradições japonesas. Sendo um carne macia e mole, facilmente poderá ser apreciado com hashi, dispensando os talheres à moda ocidental, de difícil manuseio para as crianças e para os idosos. A mistura de carne de porco e carne bovina, propicia um menu com preço popular, sendo preferido pelos restaurantes familiares. O hamburger também faz uma ótima combinação com diversos molhos e pratos japoneses como curry, beef shityuu, nabe, omuraisu, maboodofu, etc.

Em quase todas as redes de restaurantes no Japão estão incluídos no cardápio opções com hamburgers como refeição independente se o restaurante é uma rede japonesa, italiana, americana. Abaixo alguns exemplos de refeições com hamburger.

Hamburger como refeição - Gusto - Blog Japao para Brasileiros

Hamburger como refeição - Saizeriya - Blog Japao para Brasileiros

Hamburger como refeição - Bronco Billy - Blog Japao para Brasileiros

Hamburger como refeição - Joyfull - Blog Japao para Brasileiros

Hamburger como refeição - Cocos- Blog Japao para Brasileiros

Hamburger como refeição - Dennys- Blog Japao para Brasileiros

Hamburger também no obentô (marmita)

Os japoneses preparam o obentô (marmita) para levar refeições de casa para o trabalho, para a escola, e também para picniques, passeios, excursões. O hamburger pronto, vendido congelado, em tamanhos próprios para obentôs são encontrados em todos os supermercados e são muito apreciados principalmente pelas crianças, fáceis de preparar, basta colocar no microondas e está pronto.

Hamburger como refeição - obento- Blog Japao para Brasileiros

Gostou deste artigo? Compartilhe com os amigos!!

Compar tilhe!
Clique aqui para deixar um comentário 0 comentários