Exame Médico Gratuito para Crianças nas Escolas Japonesas

exame medico gratuito nas escolas japonesasEducação é um direito de todos. Educação obrigatória e gratuita deveria ser o dever do Estado. Recursos como estabelecimento de ensino, bons professores com salário compatível, disponibilidade de material escolar, elaboração de um currículo adequado e outros, são responsabilidade do Governo também.  Hoje vamos falar de uma das condições básicas para qualquer cidadão receber os benefícios do ensino: saúde da criança.

No Brasil de alguns anos atrás, muitos problemas eram detectados muitas vezes quando a criança já repetia de ano, tinha desempenho muito abaixo da média, apresentava comportamentos inadequados e muitas vezes, o problema poderia ter sido solucionado com um óculos adequado, um exame físico detalhado, enfim, uma checagem da saúde física e mental para ser adequada à rápida adaptação escolar.

Exame médico gratuito para as crianças nas escolas japonesas - indice de alfabetizacaoAtualmente o Japão de acordo com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento de 2007/2008, tem um índice de alfabetização de 99%, igual aos Estados Unidos, Suiça, Coréia do Sul, França, Canadá e outros 19 países.

No Japão, as crianças têm o direito para receber a educação e os pais da criança têm a obrigação de prover a oportunidade para a sua educação. Pela Lei de Educação Escolar, a educação obrigatória no Japão consiste de seis anos de ensino fundamental (shogakko) e três anos de ensino básico (chugakko), em um total de nove anos… Atualmente, 90% dos estudantes primários e 70% dos estudantes do ensino básico freqüentam escolas públicas.

Exame médico gratuito para as crianças nas escolas japonesas 4

No período feudal, a educação no Japão inicialmente restrita à classe dos aristocratas, tornou-se popular com as classes dos samurais e escolas mistas que ensinavam escrita, leitura e aritmética. Calcula-se que em 1868, quando foram criados estabelecimentos educacionais para diferentes classes sociais, 40% da população japonesa fosse alfabetizada.

Exame médico gratuito para as crianças nas escolas japonesas 5

A divisão em escolas primárias, secundárias e universidades foi introduzido no Japão em 1871.Em 1875, havia 25.000 escolas primárias em todo o país, praticamente o mesmo número existente nos dias de hoje. A maioria dos estabelecimentos funcionava em salas alugadas de moradias e templos.  Em 1900 a educação tornou-se  gratuita e obrigatória e, em 1908, sua duração do curso primário foi aumentada de três para seis anos.

EXAME MÉDICO NAS ESCOLAS  é obrigatório e gratuito para todas as instituições públicas japonesas do ensino fundamental e médio (shougaku, chuugaku e koukou).

Exame médico gratuito para as crianças nas escolas japonesas 6

A saúde física e psicológica são importantes para uma vida escolar agradável com um bom aproveitamento nos estudos. A Lei de Saúde e Higiene Escolar do Japão obriga a realização de exames médicos anuais em .todas as escolas públicas e particulares, desde a educação infantil até o ensino superior, sendo que o governo concede subsídios para todas essas instituições de ensino.

images (1)

Exame Médico para a Época de Escolarização

Toda criança que iniciará sua vida escolar no sistema de ensino japonês, deverá realizar antecipadamente o Exame Médico de Admissão da escola primária, conforme orientação enviada pela escola aos pais, antes do início das aulas no mês de Abril.

Nesta ocasião os pais deverão preencher um formulário sobre a saúde da criança, com dados desde o nascimento até a idade atual, com relação às doenças infantis, doenças graves, vacinação, alergias a remédios e alimentos e outros dados. Os pais assistem a uma palestra sobre a importância de fazer com que as crianças durmam cedo, sobre a alimentação delas, sobre a carga horária que terão pela frente nos estudos e sobre a importância do acompanhamento nas tarefas e participação nas atividades curriculares.

Exame médico gratuito para as crianças nas escolas japonesas 7

Serão realizados os seguintes exames: clínico geral, dentário, oftalmológico, oftalmologia, biometria e audiometria . Além destes, é feito também um teste de Quociente de Inteligência (QI), capacidade visual, audição e capacidade mental (envolve exame de coordenação motora e psicológico).. Os exames realizados nsa escolas são gratuitos e obrigatórios.

Exames periódicos

Tipos de exames realizados podem existir variações de província para província. No Japão, a escola é obrigada a realizar exame médico geral gratuitamente. O exame médico é apenas para triagem e detecção de possíveis doenças no estágio leve. Caso haja alguma suspeita, o médico responsável pelos alunos da escola faz encaminhamento para hospitais especializados dentro do prazo de 21 dias após o exame, cuja finalidade, é de realizar exames específicos e detalhados para diagnóstico ou clareamento da suspeita, tratamento adequado e restrição de exercício físico ou atividades extras.

Exame médico gratuito para as crianças nas escolas japonesas8

O exame médico consta de:

1-avaliação nutricional,
2-exame clínico (avaliação geral, e principalmente ausculta do coração, pulmão, medição de altura e peso),
3- exame de acuidade visual e auditiva,
4- exame oftalmológico (verificação de doenças do olho),
5- exame de otorrinoraringologia (verificação de doenças do ouvido, nariz e garganta),
6-exame odontológico e da cavidade bucal (verificação de cáries, anormalidades gengivais e irregularidade de dentição, anormalidade da cavidade bucal e higiene bucal),
7- exame de urina (para verificar anormalidades dos rins e trato urinário),
8- exame de parasitose por Oxiurus (verifica-se se há deposição de ovos do parasita Oxiurus no ânus).(não é realizado para os alunos do curso ginasial)
9- Para os alunos do primeiro ano primário, é realizado também  o exame de eletrocardiograma
10- Exame no 1º ano do Colegial(com 13 anos de idade): exame do coração e exame de sangue (para detectar anemia)

Durante o ano letivo há outros exames realizados pela escola. São realizados os biométrico e oftalmológico três vezes por ano. Os alunos de 1ª a 4ª séries fazem o eletrocardiograma e os que estão na 4ª série fazem também o exame de sangue.

A prioridade da saúde pública não deveria ser o Tratamento como em muitos países, e sim a a política de prevenção e diagnóstico antecipado, independente da faixa de idade da população.

Fonte: Cultura Japonesa, Consulado do Japão

Compar tilhe!
Clique aqui para deixar um comentário 0 comentários