Hanami, Costume Tradicional Japonês de Contemplar a Beleza das Cerejeiras (Sakura) na Primavera

Sakura Hanami, apreciação da floração do sakura, cerejeira do JapãoO sakura é um amuleto de boa sorte e é também um emblema de amor, afeição e representa a primavera. Elas florescem e caem dentro de geralmente uma semana, antes que voltem as folhas. O cultivo da cerejeira é realizado em regiões frias. Necessitam de 800 a 1000 horas de frio para que possam produzir satisfatoriamente em áreas com Invernos frios e chuvas.A atual moeda de 100yen (hyaku yen), desde 1967 tem no verso, a imagem do sakura. Em 1992, foi estabelecido do dia 27 de Março como Sakura-no-hi (dia do Sakura).

200px-100JPY

Hanami 【花見】é um costume social dos japoneses, herdados da China no período Heian (794–1191), onde a familia imperial, poetas, cantores, e outros aristocratas se reuniam e celebravam a primavera sob as árvores floridas. Inicialmente eram apreciadas a for de ume ou amexeira chinesa, mas a cerejeira foi substituida como favorita na apreciação das flores.

História do Hanami (apreciação da floração)

No Japão, cerejeiras eram plantadas e cultivadas por sua beleza, para adornar os pátios da nobreza em Kyoto, pelo menos desde 794. Em torno dos castelos, templos e santuários também foram plantadas cerejeiras, que permanecem até os dias de hoje. O sakura era originalmente usado para comemorar a colheita e para anunciar a estação de plantação de arroz. As pessoas acreditavam no kami (Deus) no interior das árvores e faziam oferendas. Depois, eles passaram a oferecer saquê.

O Imperador Saga do período Heian adotou esta prática e organizou festas de contemplação de flores com sakê e banquetes de baixo das flores das árvores de sakura na Corte Imperial de Kyoto. Poemas seriam escritos louvando as delicadas flores, que eram vistas como uma metáfora da própria vida, brilhantes e bonitas mas efêmeras e transitórias. Fala-se que esta é a origem do hanami no Japão.

O costume foi originalmente limitado à elite da Corte Imperial, mas logo se espalhou pela sociedade dos samurais e, no período Edo, para o povo em geral. Tokugawa Yoshimune plantou grandes áreas com árvores de cerejeira para encorajar isto. Sob as árvores de sakura, as pessoas comiam e bebiam sake em alegres banquetes.

Hanami, apreciação da floração do sakura, cerejeira do Japão - Edo no hanami

Hanami no Japão Moderno

Todo ano, a Agência Meteorológica Japonesa acompanha e divulga ao público, as previsões de floração da cerejeira em todas as regiões do arquipélago  que é acompanhada com atenção por aqueles que planejam celebrar o hanami, pois o florescer dura por um curto período de tempo, normalmente não mais do que duas semanas.

chart_large

Um calendário de eventos, chamados Sakura Matsuri (Festival das Cerejeiras) acontece de norte ao sul do Japão, celebrando a beleza das cerejeiras, a entrada da primavera. Um significado mais profundo: Acreditar em dias melhores, este é o espirito da primavera. Renovação do universo. Renovação de nossas almas!!

Hanami, apreciação da floração do sakura, cerejeira do Japão - Okinawa, sakura matsuri no final de janeiro

O desabrochar inicia em Okinawa, ao sul em janeiro, chegando à região central do Japão no final de março ou começo de abril, atingindo as regiões mais ao norte, algumas semanas depois. E este espetáculo faz com que áreas montanhosas, parques, escolas, monumentos e prédios públicos,  castelos, templos, santuários e outros locais  recebam milhares de visitantes, que buscam através da apreciação das flores, uma forma de descontração, lazer, reunindo amigos e familiares, encontrando incentivo, paz e motivação no espírito renovador da natureza através da primavera.

No Japão moderno, o hanami consiste basicamente de realizar festas ao ar livre embaixo do sakura durante o dia ou a noite. O hanami à noite é chamado de yozakura (夜桜 , sakura noturno), onde encontramos uma paisagem iluminada com lanternas e lâmpadas, trazendo um espetáculo à parte.

Hanami, apreciação da floração do sakura, cerejeira do Japão -Suzaka,Nagano

Hanami, apreciação da floração do sakura, cerejeira do Japão - Hirosaki, Aomori

Hanami, apreciação da floração do sakura, cerejeira do Japão - Aizuwakamatsu, Fukushima

Hanami, apreciação da floração do sakura, cerejeira do Japão - Kintaikyo, Yamaguchi

Hanami, apreciação da floração do sakura, cerejeira do Japão - Heianjingu - Kyoto

Uma forma mais antiga do hanami também existe no Japão, que é a contemplação do florescimento da ameixeira (梅 ume). Este tipo de hanami é popular entre as pessoas mais velhas, pois elas são mais calmas do que as festas do sakura, que normalmente envolvem pessoas mais jovens e podem às vezes ser lotadas e barulhentas.

Hanami, apreciação da floração do sakura, cerejeira do Japão - Atami Ume matsuri, Shizuoka

Hanami, apreciação da floração do sakura, cerejeira do Japão - Mito, ume matsuri, Ibaraki

Hoje, o povo japonês continua a tradição do hanami, reunindo-se um grande número aonde quer que as árvores florescendo estejam. Milhares de pessoas enchem os parques para organizar banquetes sob as árvores florescendo, e às vezes essas festas continuam até tarde da noite. Em mais da metade do Japão, o período de florescimento da cerejeira coincide com o começo do ano letivo (aulas iniciam em Abril) e do ano fiscal, e portanto festas de boas-vindas aos estudantes, novos funcionários  e novas perspectivas para os negócios prósperos, muitas vezes ocorrem com o hanami.

Hanami, apreciação da floração do sakura, cerejeira do Japão - sakura ao redor dos castelos

Hanami, apreciação da floração do sakura, cerejeira do Japão - sakura ao redor dos castelos

Esta é também uma forma de  refúgio para contemplar e renovar seus espíritos. Normalmente, as pessoas vão aos parques para guardar os melhores lugares para celebrar o hanami com amigos, família e companheiros de escritório muitas horas ou dias de antecedência. As celebrações do hanami normalmente envolvem muita comida, bebida e música. Alguns pratos especiais são preparados e comidos na ocasião, como o dango e o bentô, sendo que é comum beber sake como parte da festividade.

Hanami, apreciação da floração do sakura, cerejeira do Japão - Kinuta Koen, Tokyo

Hanami, apreciação da floração do sakura, cerejeira do Japão - Kizugaw, Kyoto

Hanami, apreciação da floração do sakura, cerejeira do Japão - Kitakami, Iwate

Hanami, apreciação da floração do sakura, cerejeira do Japão - Sendai, Miyagi

Hanami, apreciação da floração do sakura, cerejeira do Japão - Fujireien - oyama, Shizuoka

Hanami, apreciação da floração do sakura, cerejeira do Japão -Tokyo sky tree

Hanami, apreciação da floração do sakura, cerejeira do Japão -Fukushima, hanamiyamakouen

Hanami, apreciação da floração do sakura, cerejeira do Japão -Fuji, Shizuoka

Hanami, apreciação da floração do sakura, cerejeira do Japão -Motosu, Gifu

Hanami, apreciação da floração do sakura, cerejeira do Japão -Parque do castelo de Osaka

As flores das cerejeiras, tem vida curta, de uma a duas semanas, neste período, milhões de japoneses e estrangeiros percorrem locais para apreciação da floração. Quando estas flores são levadas pelo vento, as pétalas foram um outro espetáculo, tingindo toda a região de cor de rosa…, rios, parques, casas, avenidas, cobertas com as chuvas das pétalas de sakura, Chiru Sakura (散る桜).

Fonte: Wikipedia – Imagens: Wikipedia

Compar tilhe!
Clique aqui para deixar um comentário 0 comentários