2

Planeje as Compras de Supermercado e Evite Frutações e Disperdício

♦ Você não sabe se controlar quando vai ao supermercado fazer compras?
♦ Você sempre compra produtos a mais que o necessário?
♦ Alimentos acabam ate estragando antes de consumir?
♦ Você gasta mais do previa nas compras?
♦ Sempre esquece um ou outro item e lembra quando chega em casa?

Então vai ai a nossa dica.

Faça como as japonesas, que administram o orçamento familiar, experimente antes de ir ao supermercado fazer uma lista de compras na qual você marque somente o que será necessário. Planeje o que vai precisar ate a próxima compra, assim não comprará nada além do necessário.

Vale também a dica de nunca ir fazer compras de barriga vazia, pois com fome tudo parece mais gostoso e tentador, e você inevitavelmente sempre acaba comprando mais que o necessário!!!!

Fica a dica!!!!

Seja uma compra diária, semanal ou mensal, as contas do supermercado se somadas representam uma boa fatia do seu orçamento financeiro. Existem várias maneiras de reduzir as despesas com o supermercado sem esvaziar muito o carrinho de compras, nem sua carteira.

Procedimentos úteis:

♦ Faça 3 listas separadas e deixe em local visível e de fácil acesso: compras diárias, compras semanais e compras mensais.

 Faça um levantamento de tudo o que você tem em casa e divida nas listas. Arroz você não precisa comprar toda semana, por exemplo.

♦ Faça uma checagem em todos os armários, geladeira, despensa, etc, e relacione seu estoque antes de fazer as compras. Depois que voltar do mercado se perceber que tinha açúcar fechado no pacote ainda, é tarde, já gastou.

 À medida que um iten de compra está chegando ao final, por exemplo, pasta de dente, molho de tomante relacione na sua próxima lista de compras, assim você não esquecerá.

♦ Faça uma lista antes de ir ao mercado conferindo as suas anotações de estoque e sempre bom dar mais uma olhadinha.

Quando a pessoa anota o que ela precisa comprar, geralmente ela reflete sobre se aquilo é importante ou não. Em outras palavras, existe um processo interno de esclarecimento, antes da tomada de decisão de colocar no papel. Por exemplo, para abastecer a geladeira com o consumo de proteína animal, a pessoa precisa refletir sobre se é melhor levar carne ou frango, e nesse processo sua mente é tomada pela análise de diversos critérios e fatores que são levados em conta na decisão (quase) final de anotar: o que é mais saboroso, o que custa menos, qual é a melhor marca, o que dura mais, o que é menos calórico, o que é mais fácil de preparar e assim por diante. Uma infinidade de fatores são levados em conta antes da decisão final de anotar. (citado no Blog Valores Reais)

 A ordem dos itens a serem comprados, se for na mesma sequência que você percorre no mercado, evitará idas e vindas desnecessárias, porque o item está no final da lista, e você já passou…

Lista de compras no supermercado. Blog Isto é Japão.10

♦ Estabeleça o quanto poderá gastar na compra, leve a lista, e procure comprar dentro do seu orçamento. Não leve dinheiro a mais… Aprenda a substituir itens por outros, marcas atuais por outras marcas, deixar de comprar… Quando estabelecemos um X para gastar, pensamos duas vezes antes, se realmente é importante comprar este ou aquele ítem.

♦ Se tem mais de um mercado nas redondezas de sua casa, e se tiver tempo, poderá comprar determinados itens em um mercado e demais itens em outro estabelecimento. Para isso é necessário sempre estar de olho no preços dos artigos, mesmo que não compre.

Pronto! Se você sabe exatamente o que comprar e quanto pode gastar, correrá menos riscos de comprar produtos desnecessários. Aprenda a ir somando suas compras, pode utilizar uma calculadora ou mesmo o celular, assim saberá se vai sobrar dinheiro para comprar aquela sobremesa desejada ou levar um quilo a mais de carne, por exemplo.

Lista de compras no supermercado. Blog Isto é Japão.11

Digamos que você encontrou um produto com desconto. Esta diferença é o se

u lucro. E para onde vai o

seu lucro? Tenha um cofrinho em casa, e

toda vez que for às compras, coloque o dinheiro que não gastou, ou economizou porque encontrou artigos em oferta ou promoção. Como diz o ditado… De grão em grão…

 Isto é o princípio da economia!

Lista de compras no supermercado. Blog Isto é Japão.13

Esta lista é só um exemplo, cada pessoa, cada família, tem suas necessidades, por as listas são diferentes. Não está incluido os ítens de material de limpeza e higiene, que poderão ser acrescentados.

Lista de compras no supermercado. Blog Isto é Japão.12

Lista de compras no supermercado. Blog Isto é Japão.9

E quem tem o costume de esquecer a Lista, poderá deixar registrado (ou fotografado) no seu celular. Atualmente existem vários aplicativos para  auxiliar na lista de compras.

Para fazer o salário do mês render mais, vamos utilizar a Lista de Compras!

Você tem outras sugestões? Deixe um comentário!

Gostou deste artigo? Compartilhe com os amigos!

Compar tilhe!
Clique aqui para deixar um comentário 2 comentários