10

Acelga, Um dos Alimentos Mais Completos. Você Come Hakusai? Links de Receitas

Com o inverno, as verduras e legumes tendem a ter um aumento nos preços! A acelga ou hakusai, continua sendo uma das opções mais baratas aqui no Japão e amplamente consumido em toda a Ásia há séculos! Vejam os benefícios para a saúde, e olhe que são muitos!

A acelga [白菜 – hakusai] é um dos alimentos mais completos para a nutrição humana, possuindo uma lista verdadeiramente impressionante de nutrientes. Embora a acelga esteja disponível ao longo de todo o ano, no inverno existe em maior abundância e possui os melhores valores nutricionais.

No Brasil encontramos uma variedade imensa de verduras e legumes, o que não acontece aqui no Japão. A acelga não é uma verdura com tantas receitas populares, assim, os estrangeiros aqui no arquipélago japonês aprendem as diversas formas de consumir, desde cru, até em conservas. Acompanha peixes, frangos, carnes.

É um ítem que não falta no supermercado. Para famílias pequenas ou pessoas que moram sozinhos, existe a opção de comprar metade ou um quarto, facilitando a vida das pessoas.

Vamos conhecer os benefícios da acelga e constar no nosso cardápio diário, buscar receitas em sites japoneses, usando o tradutor, ampliará ainda mais as suas opções de menu, por um custo menor e rico em nutrientes.

Como Conservar

Conserva-se em geladeira, embrulhada em saco plástico transparente, por cinco a sete dias.

Como Consumir

As folhas mais tenras podem ser consumidas cruas, em saladas. Podem também ser cozidas ou refogadas. Os caules podem ser consumidos fritos, cozidos ou em sopa de legumes.

Nutrientes e Benefícios

Fonte de Vitamina K

Acelga promove a Saúde dos Ossos. A Vitamina K1 ajuda a evitar a excessiva ativação dos osteoclastos, as células que destroem o osso.

Fonte de Pró-vitamina A

Excelente fonte de vitamina A devido à sua concentração de beta-caroteno. Uma vez dentro do corpo, o beta-caroteno pode ser convertido em vitamina A, assim quando come acelga, obtém estes dois nutrientes benéficos de uma só vez. Tanto a vitamina A e o beta-caroteno são os nutrientes importantes para a visão.

Fonte de Vitamina C

Como um anti-oxidante, a vitamina C ajuda a eliminar os radicais livres e espécies reativas de oxigênio (ROS) através do seu potencial de redução de propriedades. Os estudos de laboratório sugerem que o consumo regular de alimentos ricos em vitamina C ajuda a manter os tecidos normais, prevenir a deficiência de ferro, e também ajuda o corpo a desenvolver resistência contra agentes infecciosos, aumentando a imunidade.

Ação Protetora do Coração

O potássio é essencial para manter a pressão arterial normal e função cardíaca. A Acelga pode promover a sua saúde cardiovascular, sendo uma excelente fonte de magnésio não só, mas de potássio também.

Assim, o potássio é um importante componente das células e dos fluidos do corpo e que ajuda a controlar a frequência cardíaca e pressão arterial contrariando os efeitos do sódio
Acelga é uma escolha especialmente boa para prevenir a hipertensão arterial e proteção contra a aterosclerose.

Função relaxante dos Nervos

Como um bloqueador de cálcio natural, o magnésio presente na acelga evita o excesso de cálcio nas células nervosas e, portanto, a ativação do nervo. Assim, a acelga ajuda a manter os nervos relaxados. A ativação dessas células leva à contração excessiva, resultando em condições como cãibras musculares, dor, fadiga, pressão arterial alta, enxaquecas e espasmos musculares.

Ferro para a Energia

A Acelga é uma excelente fonte de ferro, um mineral tão vital para a saúde do corpo humano que é encontrado em cada célula humana. O ferro está associado principalmente à proteína para formar o transporte de oxigênio da molécula de hemoglobina, a insuficiência de ferro pode rapidamente traduzir-se em anemia.

O Ferro aumenta a distribuição de oxigênio pelo corpo, mantém o seu sistema imunológico saudável e ajuda o corpo a produzir energia. 

Fonte de Vitamina E

A Acelga é uma excelente fonte de vitamina E que viaja por todo o corpo neutralizando os radicais livres. A vitamina E tem propriedades anti-inflamatórias que ajudam na redução dos sintomas da asma, osteoartrite e artrite reumatóide, onde os radicais livres e inflamação desempenham um grande papel.

A vitamina E também ajuda a para reduzir o risco de cancro do cólon, ajudam a diminuir a gravidade e frequência dos calores em mulheres que atravessam a menopausa, e ajudam a reduzir o desenvolvimento das complicações diabéticas.

Além disso, a vitamina desempenha um papel importante na prevenção de doenças cardiovasculares. A abundância de vitamina E pode reduzir significativamente o risco de desenvolver aterosclerose.

Fonte: http://www.i-legumes.com/

O chá de acelga é um excelente remédio caseiro para gastrite

Ingredientes

50 g de folhas de acelga e

1 litro de água.

Modo de preparo

Preparar este remédio caseiro é muito fácil, basta adicionar as folhas de acelga em uma panela com água e deixar ferver por aproximadamente 10 minutos. Após o tempo determinado, espere o chá amornar e beba 3 vezes ao dia.

Acelga é uma verdura muito nutritiva que além de diminuir os sintomas da gastrite, elimina as toxinas do sangue e é rico em vitaminas A, C e B. Essas propriedades deixam o indivíduo mais disposto para realizar as suas tarefas diárias.

Aumente a quantidade de acelga nas suas refeições diárias, o seu consumo que pode ser feito em forma de sucos, chás ou saladas, todas as maneiras proporcionam uma melhor saúde e uma melhor qualidade de vida.

Receitas com acelga

Receitas da Kikkoman: http://www.kikkoman.co.jp/homecook/series/hakusai02.html

Acelga, receitas kikkoman - Blog Isto e Japao!

Receitas do site da Kikkoman – use o translate

Receitas da Cookpad – http://cookpad.com/category/587

Cookpad é um dos sites de receitas mais populares do Japão. Receitas fáceis, simples e rápidas. Aqui você encontrará 546 receitas com acelga. Use o translate.

cook pad receitas com acelga

546 receitas da Cookpad – use o translate

Click grátis – 50 receitas com acelga
http://www.clickgratis.com.br/receita/receitas-com-acelga/

click gratis receitas com acelga3

Gostou deste artigo? Compartilhe com os amigos!

Compar tilhe!
Clique aqui para deixar um comentário 10 comentários