O Monte Fuji (em japonês 富士山 Fuji-san) é a mais alta montanha da ilha de Honshu e de todo o Japão. É um vulcão ativo, porém de baixo risco de erupção.
Localiza-se a oeste de Tóquio (de onde pode ser visto num dia limpo) próximo da costa do Pacífico da ilha de Honshu, na fronteira entre as províncias de Shizuoka e de Yamanashi.
Existem três pequenas cidades que envolvem o Monte Fuji, Gotemba a leste, Fuji-Yoshida a norte e Fujinomiya a sudoeste.
O Monte Fuji é um dos símbolos mais conhecidos do Japão, sendo frequentemente retratado em obras de arte e fotografias e recebendo muitas visitas de alpinistas e turistas. Sendo parte integrante do Parque nacional Fuji-Hakone-Izu, existem cinco lagos que rodeiam o Monte Fuji,
- Lago Kawaguchi que é o de mais fácil acesso,
- Lago Yamanaka procurado para a prática de ski aquático e natação,
- Lago Sai de onde se tem uma bela vista do Fuji-san,
- Lago Motosu que está retratado nas notas de cinco mil ienes e
- Lago Shoji que é bastante procurado para a pesca.
De todos estes locais se tem boa visibilidade para o Fuji-san, bem como do Lago Ashi, que, não fazendo parte do parque, fica nas proximidades. Para além dos lagos, existem bastantes locais bonitos nesta zona, as cavernas, a floresta Aokigahara e os santuários tradicionais.
O ponto mais alto do Japão é considerado um símbolo sagrado para os nipônicos, além de ostentar títulos (verdadeiros ou não) de a montanha mais escalada do mundo, o lugar mais fotografado e com maior concentração de energia.
Nos últimos anos, o monte vem registrando aumento do número de visitantes estrangeiros que são atraídos pela aura e beleza. Cada vez mais, o principal ícone físico do Japão é valorizado como uma das principais rotas espirituais do planeta, ao lado de lugares como o caminho de Santiago de Compostela (Espanha) ou o Monte Athos (Grécia).
A última vez que Fuji entrou em erupção foi em Dezembro de 1707 e, apesar da sua violenta erupção não ter sido acompanhada de lava, o monte sagrado lançou à atmosfera em apenas 16 dias, cerca de 800 milhões de metros cúbicos de cinzas, o equivalente ao volume de 425 mil piscinas olímpicas, causando vários desastres.
O Monte Fuji é um vulcão que tem um tipo de erupção Efusiva, nesta erupção ele emitiu piroclastos e cinzas que se estenderam até quatro centímetros de espessura, em Tokyo (antiga Edo), que estava a uma distância aproximadamente de 100 quilometros do vulcão.
Falar do Monte Fuji, é assunto que não acaba mais… Em quase todos os calendários com paisagens, sempre encontramos uma foto. Revistas especializadas em fotografias do Fuji-san, concursos de fotografia, cartões postais, calendários…
As fotos do Fuji-san estão em toda parte. Eu adoro o Fuji-san e coleciono revistas, fotos, cartões postais. Separei algumas imagens e todos concordarão que o Fuji-san é magnífico o ano todo.
Algumas imagens do Monte Fuji
Leitura Recomendada
- Dia do Monte Fuji – Blog VidasemVoltas – 23 de fevereiro é o dia do Monte Fuji, o símbolo do Japão e um dos mais belos monumentos da natureza.
- Monte Fuji: o mais fotogênico e tímido vulcão do mundo – Blog Sushi com Banana de Karina Kovalick
- BANZAI! Guia de Sobrevivência ao Monte Fuji – parte 4 – Blog Iwata Kapuru de Roberta Matsuoka
Gostou deste artigo? Compartilhe com os amigos!

Achei maravilhoso ! obrigado
tenho muita saudades do japan mais o governo nao quer neda visto , mas a saudades e muito grande
Tudo no Japaõ é lindo…o Sakura, as flores , o respeito pelo ser humano…a Neve indescritvel….o monte Fuji enfim morei la por 5 anos….amo o Japão e suas belezas!!!!!!!!!!!!!!!