3

Hourenso, o Espinafre Japonês – Ótima Opção Para seu Cardápio e Saúde, Benefícios e Links de Receitas

Comer bastante espinafre (hourenso) afasta a anemia. A verdura é rica em cálcio e fósforo, substâncias importantes para fortificação dos ossos e dentes.

O espinafre tem substâncias ótimas para a saúde ocular. Inove na cozinha e garanta que o espinafre esteja sempre presente no seu cardápio. Afinal, o alimento é uma opção para combater infecções!

Quem não lembra do marinheiro Popeye? Ele comia espinafre toda vez que ficava fraco e precisa vencer o Brutus. Pois é, o espinafre é realmente uma ótima fonte de vitaminas e minerais que ajudam na construção muscular e, entre muitas outras propriedades, a combater a fadiga. Não é a toa que o marinheiro sempre vencia.

Conheça o espinafre japonês hourenso – ほうれん草

O hourenso é o espinafre japonês, rico em vitamina A, C , B e em minerais ( cálcio, fósforo, magnésio, potássio, sódio). O ferro, encontrado em 100gr de hourenso equivale ao necessário para uma pessoa por dia. Apresenta também efeitos positivos em relação à prevenção da pressão baixa e gripes.

O preparo de pratos com uso de óleos vegetais, manteiga ou gergelim são importantes para aproveitar a vitamina A do hourenso de forma eficiente.

O hourenso pode ser consumido refogado, em sopas e saladas e apresenta um sabor mais suave que o tradicional espinafre brasileiro.

Propriedades nutritivas

Ajuda na formação dos dentes, ossos, construção muscular, manutenção da visão, fortalecimento das gengivas e na coagulação sanguínea. Perfeito para ser consumido por quem está em fase de crescimento: as crianças e gestantes.

É recomendado para quem te anemia, suas fibras ajudam a reduzir o colesterol, combate a pressão alta, artrites, escorbuto e diarréia. Além de ser benéfico para quem tem diabetes, doenças cardíacas, osteoporose, problemas gastrointestinais e para grávidas, pois possui ácido fólico, essencial para o desenvolvimento do sistema nervoso do bebê.

Também é um leve laxante e alcalinizante.

Hourenso cozido ou servido como salada

Hourenso é uma verdura que o japonês consume o ano inteiro. No supermercado encontramos duas variedades, uma para cozimento e outro para saladas.

hourenso salada

O hourenso cozido (おひたし – ohitashi) em água fervendo por 20 segundos e depois colocado em água gelada, poderá ser expremido levemente para tirar o excesso da água. Cortar e servir com mohos variados. Também poderá ser usado em outras receitas combinando com outros alimentos. Fácil de preparar, combina com diversos ingredientes e molhos, tem alto valor nutritivo e não é calórico.

O ohitashi é tão popular no Japão que o Cookpad tem um link com 1.178 receitas diversas para ohitashi. Link aqui 

hourenso - ohitashi

hourenso cozido – ohitashi

Alimentos prontos e congelados

Para facilitar o dia a dia da dona de casa japonesa, produtos prontos e congelados estão à disposição nos mercados e lojas de conveniência. Normalmente já vem dividido em pequenas porções para facilitar a montagem do obentô (marmita)

hourenso congelado para obento

Plantação de hourenso no Japão

hourenso plantacao

Sites com receitas de hourenso

kikkoman receitas com espinafre - hourenso

Kikkoman – link http://www.kikkoman.co.jp/homecook/series/horenso02.html

rakuten receitas com espinafre - hourenso

Rakuten – 5.225 receitas – link http://recipe.rakuten.co.jp/category/12-103-6/recipe/?s=4&v=0&p=7

 Sites de receitas de espinafre em português

Fonte: http://www.alimentacao-saudavel.com/

Gostou deste artigo? Compartilhe com os amigos!

Compar tilhe!
Clique aqui para deixar um comentário 3 comentários