Desastres Naturais Parte 2: Começa a Tremer Forte no Elevador, o que Fazer?

Este é o segundo artigo de uma série de sete sobre como agir para sobreviver em caso de desastres naturais. Veja a relação completa dos artigos no final desta página.

Pergunta 2 : Você está dentro de um elevador. De repente sente forte tremores. O que você faz?

Resposta A : aperta o botão de emergência

Resposta B : aperta os botões de todos os andares

A resposta mais adequada é [B] – Quando iniciarem os tremores dentro do elevador, a primeira idéia é parar e para isso você se lembra do botão de emergência. Com certeza o elevador irá parar, só que não dá para prever onde irá parar, pode ser que seja entre dois andares, dificultando a saída. Pode ser também que dependendo do caso, a porta do elevador não seja aberta.

Apertar todos os botões, fará com que o elevador pare no andar mais próximo, facilitando a saída e locomoção para locais de segurança. 

Teste seu conhecimento pergunta 2- Dentro do elevador começa tremores fortes, o que você faz Aperta o botão de emergência, aperta todos os botões. - Blog Isto é Japão 2

Quando o elevador parar de repente

Por causa da falta de energia, for falha técnica ou mesmo por causa dos tremores fortes, o elevador poderá parar de repente. O que fazer nestas horas?

Quando isso ocorre é comum, num primeiro momento, as pessoas ficarem assustadas. Ficar preso pode parecer a pior das situações, mas é importante saber que, nesses casos, por questões de segurança, o elevador é projetado para deixar o passageiro retido. Por isso, saber administrar esta situação sem entrar em pânico ou arriscar a própria vida é fundamental.

Projetados para manter o mesmo nível de segurança durante essas ocorrências, os elevadores não representam nenhum perigo ao passageiro. Muito pelo contrário. “Ficar dentro do elevador, esperando o resgate é muito mais seguro do que tentar sair a qualquer preço.

Teste seu conhecimento pergunta 2- Dentro do elevador começa tremores fortes, o que você faz Aperta o botão de emergência, aperta todos os botões. - Blog Isto é Japão 4

As estatísticas comprovam que a maior incidência de acidentes com elevador está relacionada a atitudes incorretas no resgate de passageiros ou na precipitação do usuário em forçar a saída sem o auxílio de pessoal especializado.

Em primeiro lugar, o passageiro não deve aceitar a ajuda de pessoas não habilitadas para sair do elevador e nem tentar sair sozinho. “O correto é pedir ajuda através do botão de alarme ou do interfone, permanecer calmo, de preferência sentado, e aguardar a equipe técnica.

Elevador parou entre dois andares

Nessa hora toda calma e prudência ajudam. Mesmo que o nível do piso esteja ao alcance, os passageiros não devem se aventurar a sair de dentro da cabine, pois a energia pode voltar sem aviso, coincidindo com o momento em que alguém tenta passar para o lado de fora do equipamento, o que resultaria em uma catástrofe.

Como não tem energia, os botões de emergência não irão funcionar nessa situação. Por isso, a medida cabível é encontrar um jeito de comunicar alguém sobre o que aconteceu, já solicitando o socorro de uma equipe especializada no resgate de passageiros, no caso o Corpo de Bombeiros ou a empresa responsável pela Manutenção Técnica dos elevadores.

Teste seu conhecimento pergunta 2- Dentro do elevador começa tremores fortes, o que você faz Aperta o botão de emergência, aperta todos os botões. - Blog Isto é Japão 3

Relação dos artigos desta série

Parte 1: TV Anuncia Fortes Abalos, Aonde se Esconder?

Parte 2: Começa a Tremer Forte no Elevador, o que Fazer?

Parte 3: Com Panela no Fogo, Começa a Tremer Forte, o que Fazer?

Parte 4: Começa a Tremer na Área Comercial Subterrânea, o que Fazer?

Parte 5: Comeca a Tremer Quando Estiver Dirigindo, o que Fazer?

Parte 6: Como Pedir Socorro se Estiver Soterrado Após Um Terremoto?

Parte 7: Que Itens Não São Importantes no Kit de Emergência?

Gostou deste artigo? Compartilhe com os amigos!

Compar tilhe!
Clique aqui para deixar um comentário 0 comentários