Este é o terceiro artigo de uma série de sete sobre como agir para sobreviver em caso de desastres naturais. Veja a relação completa dos artigos no final desta página.
Resposta A : Sim. Primeiro desligo o fogão.
Resposta B : Se der, apago o fogo. Primeiro procuro me proteger.
A resposta mais adequada é [B] – Se você está na frente do fogão, desligue e imediatamente procure um local seguro para se proteger. Se você estiver um pouco afastada do fogão, então primeiro deverá se proteger, procurando não ser atingida por possíveis objetos, panelas, louças que podem cair dos armários com o sismo forte.
Passado o tremor, desligue o fogo e também desligue o registro de gás. Abra as janelas. Pode haver vazamento de gás, por isso é necessário ventilar bem o local. Depois verifique se houveram outros danos, pessoas estão machucadas.
Caso seja interrompido o fornecimento de energia elétrica em seguida, NUNCA acenda um isqueiro ou vela, procure sempre utilizar uma lanterna ou se orientar com a iluminação do celular. Sempre pense na possibilidade haver vazamento de gás.
Se caso, você for deixar sua casa para procurar um outro local mais seguro, antes de sair, feche o registro de gás, pois outros abalos posteriores também podem provocar algum vazamento.
No grande terremoto de Kobe, em 17/01/1995, grandes incêndios foram provocados destruindo uma parte da cidade justamente por causa do gás. O horário do terremoto foi as 5:45h da manhã, horário em que as donas de casa estão preparando a refeição da manhã. Sairam correndo para fora em busca de segurança, sem tempo de fecharem o registro de gás.
Se possível, ao ausentar de sua casa, em caso de procurar outro local de refúgio, solicitamos também desligar o registro de luz, mesmo que haja queda de fornecimento de energia elétrica. Passados alguns minutos ou horas, a energia elétrica poderá retornar, e curtos circuitos poderão causar um incêndio. Este foi outro motivo de incêndio também em Kobe.
Algumas dicas úteis
(1) Na cozinha, procure não colocar nos ármarios altos, utensílios muito pesados ou louças de um modo geral, pois quando caírem durante os tremores poderá causar ferimentos e machucados.
(2) Tenha sempre na cozinha uma lanterna e pilhas. Como é o local que passamos grande parte do tempo quando estamos em casa, é sempre bom estar preparado.
(3) Conheça técnicas para apagar o fogo. Por exemplo na cozinha, uma panela que pega fogo deve ser apagado ABAFANDO com uma grande toalha ou cobertor. NUNCA utilize água para apagar o fogo de panela com óleo. Além de não apagar, espalhará mais o fogo e poderá se queimar profundamente.
(4) Mantenha sempre perto da cozinha, chinelos reforçados. Caso haja vidros estilhaçados, ajudará a proteger seus pés.
(5) Reorganize os aparelhos elétricos, móveis e utensílios de sua cozinha, para que sejam o mais seguros possíveis em caso de grandes tremores
(6) Com panela no fogo:
Não atenda o telefone. Apague o fogo antes, depois fale ao telefone.
Não atenda a campainha. Apague o fogo antes, depois atenda o visitante
Não se afaste por segundos. Apague o fogo antes, depois faça o que for necessário.
(7) Quando sentir um cheiro de gás vazando, procure fechar imediatamente o registro de gás, abrir as janelas para ventilar, chamar a companhia de gás para averiguação.
Relação dos artigos desta série
Parte 1: TV Anuncia Fortes Abalos, Aonde se Esconder?
Parte 2: Começa a Tremer Forte no Elevador, o que Fazer?
Parte 3: Com Panela no Fogo, Começa a Tremer Forte, o que Fazer?
Parte 4: Começa a Tremer na Área Comercial Subterrânea, o que Fazer?
Parte 5: Comeca a Tremer Quando Estiver Dirigindo, o que Fazer?
Parte 6: Como Pedir Socorro se Estiver Soterrado Após Um Terremoto?
Parte 7: Que Itens Não São Importantes no Kit de Emergência?
Gostou deste artigo? Compartilhe com os amigos!
