Em que Circunstância os Estrangeiros Podem Ser Deportados do Japão?

Em que circunstâncias os estrangeiros podem ser deportados do Japão?  Encontramos a resposta no livro Entenda as Leis Japonesas, publicado pela International Press.

Os estrangeiros podem ser deportados nas seguintes circunstâncias:

  1. Qualquer pessoa que exercer atividade pela qual receba pagamento ou compensação que não seja permitida pela sua elegibilidade atual, sem autorização da Imigração.Os descendentes de japoneses (filhos, netos) e seus respectivos cônjuges recebem no Japão o visto que regulariza a condição de trabalho. O mesmo é válido para quem tem visto permanente. Pessoas com vistos de turistas, refugiados, bolsistas, estagiários e outros não tem autorização para traballhar no Japão.
  2. Qualquer pessoa que tenha permanecido além do período autorizado pro sua elegibilidade atual (visto de permanência)
  3. Qualquer pessoa que se enquadre nos seguintes casos, também podem ser deportada do Japão:
    • Ter sido condenada à prisão ou a pena mais severas, em razão de violação dos dispositivos da Lei de Registro de Estrangeiros.  A suspensão da pena não é causa para deportação.
    • Ter sido condenada à prisão em conformidade com a Lei de Juvenis por mais de três anos.
    • Ter sido condenada por violação dos dispositivos da Lei de Controle de Narcóticos, Lei de Controle de Maconha, Lei do ópio ou Lei de Controle de Estimulantes.
    • Ter sido condenada à prisão perpétua ou a mais de um ano de reclusão, exceto quando a pena for suspensa.
    • Exercer atividades relacionadas à prostituição
    • Ter instigado ou auxiliado a entrada ou o desembarque de ilegais no Japão
    • Ter participado de atividades violentas e destrutivas.
    • Que o ministro da Justiça considere ter cometido atos prejudiciais aos interesses ou à segurança do Japão.

O que o Consulado brasileiro pode fazer em caso de deportação 

O governo de cada país é soberano ao decidir pela concessão, extensão ou renovação do visto de permanência de qualquer cidadão estrangeiro em seu território. A validade de um visto não garante a permanência durante toda sua duração, especialmente no caso de violação das leis locais.

O visto concedido a um estrangeiro pressupõe comportamento irrepreensível. Assim, mesmo durante o período de validade do visto, o governo local pode decidir pelo cancelamento e deportação. Cabe a cada indivíduo analisar junto à Imigração as possibilidades de recurso com vistas à manutenção ou renovação do visto de permanência

Em caso de cidadãos maiores de 20 anos, que permaneceram detidos por período superior a um ano, os pedidos de manutenção ou renovação de vistos dificilmente são concedidos.

Governo brasileiro não prevê a concessão de passaporte para o cidadão detido. Por ocasião do retorno ao Brasil é concedida uma ARB (Autorização de Retorno ao Brasil). Esse documento é recolhido pelos agentes da polícia federal no ponto de entrada em território nacional. (publicado homepage Consulado)

Não poderá ser repatriado (retornar ao Brasil custeado pelo Estado)

Repatriação é o retorno ao País de cidadão(ã) brasileiro(a), em situações excepcionais, custeado pelo Estado. Portanto, a rede consular brasileira só repatria cidadãos em casos de comprovada extrema necessidade e com autorização do Ministério das Relações Exteriores, em Brasília.

Quando houver comprovação de que cidadão(ã) brasileiro(a) se encontra em estado de desvalimento. O estado de desvalimento fica caracterizado quando se verifica a total impossibilidade por parte do indivíduo, e de sua família no Brasil, de garantir sua própria manutenção no exterior.

Caberá à Autoridade Consular examinar os casos de pedido de repatriação das pessoas que comprovem, por todos os meios disponíveis, sua condição de brasileiros bem como sua situação de desvalido. (Publicado homepage Portaria Consular)

Fonte: Consulado do Brasil em Tokyo, Associação de Assistência Jurídica do Japão.

Adendo 6/Fev/2017: Costumamos receber várias perguntas sobre se quem cometeu crimes no Japão pode voltar a morar lá. Recentemente ocorreu um caso que ilustra bem a situação. O rapaz voltou ao Japão 10 anos após cometer crime. Foi preso assim que desembarcou no aeroporto. Provavelmente achou que o crime estaria esquecido como acontece no Brasil. Certamente desconhece como os japoneses pensam.

Um brasileiro de 31 anos mal desembarcou no Japão e já foi detido pela polícia, ainda no Aeroporto de Narita. O homem, que não teve o nome identificado na reportagem, foi preso na última terça-feira (31/Jan/2017), sob a acusação de ter furtado um automóvel em junho de 2007.

Maiores detalhes neste artigo.

Gostou deste artigo? Compartilhe com os amigos!

158 comentários em “Em que Circunstância os Estrangeiros Podem Ser Deportados do Japão?”

  1. Boa Terde.

    Fui preso no japão por 4 anos.
    Fui deportado e já se passaram 5 anos.

    Sei que nunca mais poderei pisar em solo Japonês.

    Gostaria de saber se posso ir para outros países, como Europa ou USA.

    Tenho essa dúvida por que além de não me devolverem meu passaporte, ao me deportarem passei na Cingapura e Espanha (escala). Será que meu nome também ficou sujo nesses países?

    1. O Japão não troca informação com outros países sobre estrangeiros presos. Portanto outros não saberão que você foi preso no Japão. O mesmo vale para países onde fez escala.

      Acho estranhem que tenham retido seu passaporte. Sem ele você não teria conseguido sair do país.

  2. Minha elegibilidade venceu mas ainda está com o consulado meus documentos estão em análises, se sair o visto ainda consigo entrar no Japão.

  3. Olá quero voltar pro Japão porém estou com problemas na justiça, por porte de arma só que arma não era minha eu estava de carona no carro que polícia encontrou a arma, passado um tempo comprei um animalzinho e não sabia que era roubado em ambos os casos não fui chamada ainda no fórum eu tenho pressa de voltar a trabalhar no Japão será que consigo visto mesmo com esses problemas???

  4. bom dia..fui preso no japao e fui condenado a 3 anos de condicional vivi por quase 2 anos por la ate que resolvi voltar para o brasil..hoje faz 7 anos que voltei e queria tentar tirar o visto para retornar pro japao..sera que consigo??

  5. Bom dia…
    Alguns dias atrás tive uma briga com uma pessoa. E fomos parar na delegacia, por agressão física.

    Fizemos a ocorrência e me liberaram e Tb liberam está pessoa…

    Está pessoa é turista e eu tenho visto de 3 anos pois sou sansei.
    Por ela ter vindo varias vezes, acabamos nos conhecendo por intermédio de amigos… mas não temos nada pois somos do mesmo sexo.

    Eu não uso drogas mas sei que ela usa… e quando eu estava na delegacia até pedi para que a polícia me fizesse exames de sangue e busca na minha casa, desbloquei meu cel… enfim…

    Como foi ela que chamou a polícia, creio que não foram na casa onde ela está ficando… pois ela foi levado por uma ambulância e eu no carro da polícia..

    Já se passaram alguns dias e está pessoa ainda está rodeando a região aonde moro, sinto que ela quer mais confusão, o que eu devo fazer ???

    E se essa briga afetará na rebaixarão do meu visto ?
    Foi a primeira vez que fui para a delegacia…

    Agradeço desde já ..

    1. Eu não sou especialista neste assunto mas me parece que não haverá problemas. É comum as pessoas brigarem. Isto a policia entende. A exceção é quando há consequências graves, que parece não ser seu caso.

  6. Mauricio H. Matias

    Sou casado com sansei e ja cometi crime no brasil com pena acima de um ano, mas já foi extinta. Consigo o vista pra trabalho.

    Obrigado

    1. O xis da questão é o documento de antecedentes criminais que você vai precisar apresentar. Se não constar lá para todos os efeitos você está com a ficha limpa.

  7. Bom dia
    Queria fazer uma pergunta.
    Morei no japao por 16 anos e fui preso por porte e uso de drogas, por ser réu primario peguei 3 anos de condicional e ainda tinha mais um ano de visto permaneci no Japão.
    Assim q sai da casa de detenção onde fiquei por 2 meses me apresentei para imigração e fiz a apelação para o tokubetsu kyouka porém não me explicaram detalhadamente como seria o processo, assim que meu visto venceu me explicaram que o tokubetsu kyoka demoraria quase 2 anos para sair e não me deram garantia que sairia e tb nesse tempo não poderia trabalhar, foi que que cancelei a solicitarão e optei por ser deportado pois meu visto ja estava vencido.
    Nao fiquei preso na imigração e vim para o brasil 6 anos atrás, queria saber se há possibilidaes de eu retornar ao Japão pois a empreitaira esta que querendo me levar me dice que talves o visto saia, porem eu pesquisei muito sobre o assunto e acho muito difícil o visto ser concedido, você poderia me esclarecer o meu caso fazendo favor?
    Agradeço desde já.

  8. Em 2011, fui presa por furto e paguei fiança pra sair até o julgamento.
    No julgamento perguntei pro juiz se poderia viajar e ele disse que vida normal embora eu estivesse em liberdade condicional.
    Quando fui pra Filipinas na saída do aeroporto me barraram falando que se eu saísse talvez não deixassem mais eu entrar mesmo com o reentry. Fui assim mesmo e no retorno não deixaram mesmo com meus pais com visto permanente morando lá.
    Estou no Brasil e será que consigo tirar o certificado de eligilidade com meus pais sendo hoshonin.

    1. Pelo que entendo certificado de eligilidade não será problema. Quando você der entrada no visto o seu nome será checado no banco de dados da Justiça japonesa. É quando eles saberão que você foi preso.

  9. Olá…fui preso com cristal na urina …fiquei 3 meses preso e fiquei mais um mês na preso na imigração…queria saber se consigo voltar para o Japão ..já se passaram 7 anos isso…e se existe a possibilidade ..qual caminho. Tomar ..

    1. Só tentando o visto mesmo para saber. Mas posso te adiantar que a probabilidade é baixa. Note que até o Diego Maradona teve visto negado pelo Japão por problemas de drogas.

  10. No ano de 2003 fui preso por porte de maconha… fique 70dias depois sai sob condicional de 3 anos…meu visto venceu em 2005 tive a renovação negada porém recorri a instância superior da imigração fiquei mais de um ano nesta situação…a cada 40 dias me apresentava na imigração… depois de mais de um ano meu visto saiu…só que em vez de 3 anos só de 1…permaneci no Japão até 2010…cumprindo toda minha condicional e em 2010 resolvi vir embora para o Brasil…tinha visto regular e nenhum problema com a justiça…sai com meus próprios recursos… agora consigo retornar…tenho um irmão que mora no Japão…será que ele consegue tirar a carta de elegibilidade para mim?

  11. Eduardo miranda hasegawa

    Ola!fui deportado em 2008 do japao cumpri uma pena de 4anos por uso de droga sou sansei e tenho um filho japones que mora la com minha irma.eu teria alguma possibilidade de retorna ao japao ?ja se vai fazer 10 anos.sera se eu conseguiria o visto novamente?

    Me ajudem .qlqr informaçao ja me ajudaria.

    1. Você pode tentar mas acho a probabilidade de conseguir o visto pequena. Até os Rolling Stones e o Diego Maradona tiveram visto negado por problemas com drogas.

    2. Eduardo miranda hasegawa

      Gostaria de saber caso o visto saia aqui no Brasil teria alguma possibilidade da imigração japonesa me barra quando eu chegar no japao?como disse posteriormente ,em 2008 fui deportado por uso de droga .sou sansei.

      1. Sim, existe. Há uma checagem dupla. Uma no consulado no Brasil ao emitir seu visto. Se por acaso passar, a Imigração japonesa pode te barrar no aeroporto.

  12. Olá estou com uma dúvida meu esposo foi preso por 89 dias por ser pego dirigindo um carro furtado no Japão ele saiu de condicional por ter se arrependido e ter emprego moradia e a carteira de motorista tbm ser no msm endereço , logo q saiu da prisão veio embora para Brasil por conta isso já fazem 13 anos será q conseguimos o visto pois estamos querendo ir para Japão para melhorar nossa situação !!

  13. Sansei casado com uma brasileira, foi preso por formação de quadrilha, cumpriu a pena, porém está detido na imigração há 2 meses, pois seu visto venceu, e o visto de sua esposa vence daqui à 8 meses. Foi negado o visto a ele, porém diz que vai tentar recorrer a condicional, que precisa de hoshonin e caso a condicional saia, não poderá trabalhar até sair o visto. Como não entendo das leis do Japão, gostaria de saber o que de fato acontece nesse caso e se a esposa consegue renovar o visto mesmo o marido estando preso na imigração e por ela não ser descendente. Grata.

    1. O visto é dado a ela para que ela possa permanecer junto ao marido. Se o visto dele não é renovado ou ele sai do país, o visto dela não é renovado porque o motivo inicial não mais existe.

  14. Boa noite!! Morei no Japão por 13 anos acabei infringindo algumas leis.. Cumpri 3 anos preso lá e meu visto venceu enquanto estava lá dentro e eu resolvi não renovar.. Me perguntaram se eu queria Renovar ou não e optei por não renovar .. Já estou no Brasil a 15 anos e gostaria de voltar pra lá.. Sei que sera difícil PPR causa da lista negra.. Quanto tempo o nome fica na lista negra.. E sera que não tem como ver com um advogado de lá.. Pois sou descendente e paguei pelo meu erro.. Vim de lá com minha divida paga.. Se puder me mandar um email me auxiliando eu agradeço.. Obrigado

    1. Acho difícil. A logica é diferente fora do Brasil e isto não é restrito ao Japão. Segundo eles, mesmo pagando pelo erro, o sujeito nunca será igual aquele que nunca cometeu. Se fosse, qual o mérito de ser e permanecer honesto? Bastaria cometer crime e pagar por ele.

      Pelo que me consta o nome permanece 5 anos na lista negra. Mas não significa que o visto vai ser aprovado depois disto. Não há garantia nem mesmo para quem nunca foi preso. É muito provável que o pedido de visto seja rejeitado.

  15. Bom dia ! Estive no Japão por até anos. Fiquei 3anos preso, primeira vez fquei um ano preso por roubo, a segunda vez causei um acidente onde a vítima veio a falecer. Todas sadias vezes q fui preso cumpri minha pena. Ao sair da prisão, graças a Deus não fui deportado. Mas depois de um tempo acabei infringindo a lei novamente onde fui obrigado a voltar para o Brasil. Estava de condicional, mas antes de ser pego consegui sair do pais. Gostaria de saber se mesmo sem ser pego pela polícia ou pela a imigração será q consigo entrar novamente no Japão. Porém isso já se passaram 15 anos.!tem possibilidade de darem o visto para entra no Japão para possível prisão ?
    Obrigado

    1. Sim, isto é plenamente possível. Note que o prazo caduca somente se o sujeito estiver no Japão. Logo estes 15 anos no Brasil não mudam suas chances.

  16. Não sou descendente, mas estou no japão a um ano e meu visto está para vencer ( Vim casado, proem minha espoa me traiu e me largou sozinho aqui).
    Vou voltar ao brasil e gostaria de saber, há possibilidades de eu conseguir voltar?
    Ou apenas sendo casado com descendente?

    1. Apenas sendo casado com descendente. O Japão não dá visto a não descendentes por altruismo. Dá porque entende que um descendente tem direito de trazer o conjunge independende deste ser nikkei ou não. Uma vez que separado ou divorciado não faz mais sentido para eles aprovar o visto.

  17. meu primo se envolveu em um acidente no japao em 1999 e estava sem abilitacao… nao teve vitimas graves…ficou 30 dias preso foi julgado e compareceu a um tutor 6 meses carimbando… pagou tudo o que devia… voltou em 2001 por causa do atentado dos EUA.. ele esta pretendendo voltar sera que consegui o visto ele ja esta mexendo com os documentos…

    1. Depende da culpa dele no acidente. Se culpado as chances são pequenas. Se são, as chances aumentam porque dirigir sem carta pode são ser um crime tão grande a ponto de recusar visto. Mas isto depende de como o consulado vai julgar a coisa.

  18. Ola gostaria de tirar uma duvida?
    Em 2010 fui preso por furto e porte de intorpecentes , fiquei 2 anos e 2 meses preso , quando sai fui para imigracao pq nesse tempo venceu meu visto , na imigracao eles me disserao que nao teria como dar entrada no visto estando na imigracao , que eu teria que voltar para o brasil e so depois de cinco anos poderia tirar o visto novamente , isso procede ?
    Ja faz cinco anos quase sera que consigo tirar meu visto novamente ?

    1. O que eles dizem é verdade mas note que uma coisa importante não lhe foi dita. Após 5 anos você pode pedir o visto novamente mas isto não significa que o visto sairá. Não é garantido para ninguém. Você mesmo deve conhecer gente que nunca foi ao Japão mas teve visto negado.

      No seu caso a probabilidade de que seu visto seja negado é alta devido ao seu passado.

  19. Olá , primeiro quero parabenizar pelo site!! E gostaria de tirar algumas duvidas se possível .
    Eu tenho um cunhado que cometeu vários delitos, envolvidos em seguros de carros, e sujou o nome dele sem poder comprar nada , e foi para o brasil casou-se e retornou ao Japão, agora com o nome limpo fez cartões de créditos , sujou o nome novamente . Fez outras coisas mais, porem recentemente ele recebeu uma carta do tribunal de nagoya para comparecer em uma data determinada, mais a carta n explicava nada , só para comparecer no tribunal, e ele não esperou chegar está data e foi embora para O brasil…gostaria de saber em que ele pode se prejudica com isso , ele nunca foi preso ou intimado!! Sempre achou q nunca iriam descobrir

    1. Sim, isso prejudica em muito seu cunhado. O fato dele nunca ter sido preso ou intimado não influencia. Ter descumprido uma ordem de comparecer ao tribunal é um erro muito mais grave que não pagar dívidas. Isto porque pagamento de dívidas é coisa entre particulares e quem emprestou, emprestou por ganância. É um crime porque não se cumpriu o contrato de pagar dívidas. Mas é coisa entre particulares. Já o não comparecimento é um pecado muito maior porque se descumpriu uma ordem do Estado, que não vê isso com bom olhos.

      Acho difícil que ele consiga um novo visto e, mesmo que consiga, terá problemas no Japão.

  20. Um pai que reside no japão e deixa sua filha passando necessidades no Brasil com apenas 8 anos de idade, a justiça do Brasil pode obrigar o pai buscar a filha, a menina nasceu no japão e veio para o brasil com os avós e por fatalidade os 2 faleceram, a menina está com uma tia que não tem a menor condições de cuidar dela, como agir nessa situação? obrigada

    1. A coisa mais sensata é tentar contatar diretamente o pai e negociar. Esperar que o estado vá resolver a situação de particulares, como espera o brasileiro, não é algo que se possa esperar em outros países.

  21. Sou casada a 23 anos e ja mrei no japao, agora estou fzendo os dctos para ir novamente, mas é obrigatorio eu morar no mesmo lugar q meu marido sendo que tenho emprego melhor em outro lugar?

    1. Difícil dizer mas o seu visto sairia mais fácil se for no mesmo endereço de seu marido. Note que um casal só é casal se morarem juntos. E o visto do não-nikkei só sai porque ele(a) é casado com um. Alem do que as autoridades podem desconfiar que o seu casamento é por contrato.

      Mas uma vez que você entre no Japão o jogo é completamente diferente; você poderá morar onde bem entender.

  22. Meu marido quando adolescente sofreu acidente dirigindo sem habilitaçao e acabou machucando mais três pessoas que estavam no carro. Foi a julgamento e pagou tudo que devia, o juiz disse que ele ficaria por 4 anos em condicional, mas antes de cumprir os 4 anos ele retornou ao brasil. Será que agora conseguiria o visto novamente? Não houve prisão.

    1. Provavelmente não. O fato de não ter havido prisão não influencia. O que conta é sé o nome dele consta na lista negra da Imigração. A favor dele existe o fato que de que ele era adolescente na época. Mas é difícil te dar uma resposta exata.

  23. Fiquei detido por duas semanas por dar um soco no nariz da mina esposa. Na realidade, nao eramos casados no papel, mas moravamos juntos ha 3 anos.
    No meio da discussao, uma viatura da policia estava passando por perto e viu que minha ex-esposa estava machucada e desesperada e resolveram bater na porta.
    Fui levado pela policia.
    Nas investigacoes ela disse o ocorrido, porem nao prestou queixas.
    Uma infidelidade da parte dela fez eu perder a cabeca e tudo isso foi dito nas investigacoes.
    Hoje estou casado novamente com uma Japonesa e moro no Brasil
    Sou sansei e gostaria de retornar para trabalhar.
    Voce acredita que consigo tirar novamente o visto com esse problema?

  24. Boa noite eu tenho uma pergunta a fazer
    Uma amigo meu venceu o visto e nao conseguiu renovar por nao ser decendente
    A ex mulher dele e decendente e falou que ela viria para dar o visto pra ele so que ela nao reparou que o visto dela ja tinha vencido
    Ai ela deu entrada so que negou uma vez por nao tar vindo com servico aqui ai eles precisarao de um praso de seis meses para ela tentar denovo ai dessa vez ela deu entrada tudo certinho com servico aqui e tudo
    So qe a imigracao chamou ele para comparecer em tal dia e nesse dia ele acabou sendo detido e derao um praso e parece que falarao q ele so sai dela quando ela chegar….oque acontecera com meu amigo
    Ele sempre compareceu na imigracao direitinho e eles tavao ciente q ele tava sem visto…!!!!

  25. Olá, gostei muito da matéria e gostaria de tirar uma dúvida !

    Ainda quando solteiro meu agora marido, morou no Japão e devido a más companhias acabou cometendo um crime pelo qual pagou 4 anos de pena… isso aconteceu em 2005…

    Gostaria de saber se mesmo o visto de turista seria negado ? Toda a família dele mora lá, e gostaríamos de levar nosso filho pra eles conhecerem …

    Obrigada !

    1. Muito provavelmente será negado. Afrouxar o visto para turista seria uma brecha para mal intencionados, que entrariam no país como turista para permanerecerem ilegalmente.

  26. Oiboa tarde
    Gostaria de saber ,vivi 6 anos no japao sou adotada por meu pai tenho sobrenome dele e mais duas irmas filha de minha mae e meu pai ,meu pai e nissey.Quando minha mae casou com meu pai ela ja me tinha ,mais fui registrada em nome do meu pai ja na maioridade .vivi la
    mais por algum motivo tive que vir embora de la por nao ser decendente sanguino isso ja faz 15 anos e estou querendo retornar sera que concigo o visto

  27. Ola meu visto venceu final de janeiro ….. eu dei entrada em novembro e chegou uma carta da imigração faltando documentos pra enviar de volta dia 5 fevereiro .. porém eu só vi essa carta agora fim desse mês enviei dia 26 e até agora nenhum retorno deles queria saber quais os procedimentos eles iram tomar ? Posso ser deportada ?

    1. “Ser deportada” é um termo forte. Significa que você está sendo expulsa do país contra vontade própria por ter cometido um crime grave. Além de sair caro para o país. Se o deportado não tem dinheiro, o governo paga a passagem de volta. Logo, se não for preciso eles não deportam. No seu caso foi esquecimento que nao é crime… a menos que você “esqueça” propositalmente, o que não parece ser o caso.

      Você deve levar uma reprimenda das autoridades (porque isto é dever deles) mas deverá ser perdoada. Você, por sua vez, deve mostrar arrependimento e dizer que tomará cuidado na próxima vez.

  28. Mãe desesperada...

    Tenho uma dúvida…
    Há um tempo atras descobrimos que um de nossos filhos estava envolvido com muita imoralidade dentro da escola,amigos influenciando a fazer sexo na escola,muita mentira e rebeldia,meu marido deu uma surra nesse filho,não ficaram marcas no corpo,foi uma correção…
    O próprio filho contou isso ao professor que na escola mesmo chamou o jidou soudan e a polícia,o filho foi levado por essa instituição e nós os pais fomos pra delegacia e lá tivemos que tirar aquelas fotos e também colheram nossas digitais e fomos interrogados(eu,a mãe não bati nele),mas tivemos que dizer pra eles que não íamos bater ou dar alguma punição,ele passou um tempo no jidou,mas já está de volta pra casa.
    Quando eu for renovar o visto,será que pode ser negado???
    Ficou claro que foi uma surra por mentiras e se envolver com coisas erradas,mas mesmo assim,ficamos advertidos que se acontecer de novo podemos ser presos…

    1. Sinto pelo que ocorreu. Nunca me deparei com caso semelhante ao seu e não sei responder. Meu palpite é que não haverá problemas na renovação. Seu marido bateu no próprio ao invés de filho alheio e fez com as melhores das intenções. Não roubou, matou ou enganou ninguém. Em suma, uma ofensa menor.

  29. Meu marido antes de nos conhecermos morava no Japão e foi preso por estar com maconha na carteira ficou preso dois meses e saiu por condicional de 3 anos depois q ele sai quis cumprir a condicional no Brasil foi a polícia se apresentou e eles deporam eles pois deram q só assim ele podia sair do Japão isso já faz seus seis anos quais as chances dele conseguir voltar ? Agora somos casados e temos dois filhos

    1. Ele tem 90% de chance de ser reprovado. Com tanta gente tentando entrar no país, porque escolheriam alguém com ficha na polícia? Não faz sentido do ponto de vista deles. E o fato de ter se passado 7 anos não faz diferença. O seu passado faz parte de seu currículo, queira você ou não. Caso contrário, qual o incentivo para se permanecer honesto a vida toda?

  30. Olá! Um amigo paquistanes foi viajar para sua terra natal e não preencheu o formulário de reentry, qd ele regressou ao Japão, foi barrado pela imigração do aeroporto e foi mandado de volta ao seu país, pois seu visto foi cancelado.
    Quantas chances ele tem se der a entrada novamente do visto japones?

    1. Dar entrada no visto qualquer um pode. Ser aprovado é a questão.

      Acredito que há boas possibilidades dele ser aprovado já que o caso dele é mais de desleixo – uma ofensa menor.

  31. Boa tarde td bem, gostaria de saber se quando a gente deixa o visto vencer e acaba sendo detido e deportado por isso,tem chance de voltar ao Japão digamos de sair o visto … Obrigada.

    1. Ser deportado é o reconhecimento de que você foi contra as leis do país. Neste caso a chance de conseguir um novo visto é muito baixa. Do ponto de visto da lógica deles, com tanta gente querendo vir ao Japão, porque preciso deixar entrar alguém que não cumpre leis? Não faz sentido para eles.

  32. tenho uma pergunta…sempre trabalhei e paguei os impostos em dia, mas a um ano e meio levado por conversas de amigos, resolvi fazer o visto por minha conta e como trabalho de arubaito em uma empresa de solda, nao fiz a declaracao de imposto de renda como deveria de ser feita corretamente, declarei que nao havia renda, os papaeis sobre o imposto da prefeitura sairam como renda zero, dei entrada na renovacao do visto, entreguei ao atestado de trabalho,carat de garantia do fiador(mimoto hoshonin) e todos os documentos corretamente, mas na declaracao de renda eu coloquei um salario baixo,sera que terei problemas na renovacao do visto? detalhe moro no japao a 28 anos….e a 1 vez que nao declaro o imposto corretamente por nao ter hollerite ou guensen….,
    aguardo resposta
    obrigado

    1. Hmmm… difícil de responder. A princípio não ficaria espantando se a renovação fosse negada. Por que deixar um gringo desempregado a toa? Só permite um gringo no país se ele estiver trabalhando. O fato de você ter 28 anos aqui não faz diferença.

      Por outro declaração de renda pode ser um desses documentos que eles pedem por praxe mas não checam.

      De qualquer maneira, recomendo a fazer a declaração de renda direitinho. Sonegação é crime. É motivo, se eles quiserem, para não renovarem o visto ou mesmo te deportarem.

  33. Olá fui fichado na policia por furto de bicicleta (não fiquei preso) tiraram fotos minhas e digitais quando eu ainda era de menor tinha 14 anos no japão.
    Vim pro brasil aos 16 anos e hoje tenho 29, existe a possibilidade do meu visto sair?
    Desde já obrigado!

    1. Meu palpite é de que existe 70% de possibilidade do visto sair. As autoridades não dizem mas roubo de bicicleta e guarda-chuva são coisas corriqueiras no Japão. Se tiver que prender quem rouba estas 2 coisas, a metade do país estaria na prisão. É um crime leve. Muito provavelmente este é o motivo pelo qual você não foi preso.

  34. Olá tenho uma dúvida tenho um primo que ele se envolveu com furto de ferramentas e fios de cobre as ferramentas ele vendia em uma loja parece que onde ele furto uma dessas ferramentas ele trabalho e sentiram a falta da ferramenta segundo ele a empreiteira chamou ele é falou que sumiu a ferramenta e que a polícia já tinha descoberto quem era e tinha pedido a cópia do zairu card de todos que trabalharam na obra e segundo o chefe da empreiteira a polícia sabia onde venderam e quem era ele só falo que é um descendente uma pergunta caso a polícia descubra mesmo que ele roubou e descubra onde vendeu mais ele pegou mais ferramentas de outros lugares e provável deve ter vendido lá tb ele tem só 4 meses de visto caso seja preso será que com ajuda de um advogado ele consegue sair antes de vencer e caso o visto vença será que ele será deportado esse será o primeira prisão dele caso seja descoberto

  35. ola tenho uma divida, lendo os comentarios fiquei com mais duvidas ainda, se puder me ajudar agradeço
    o meu pai foi preso no japao por 2 meses e cinco dias, para investigaçao, dai deram condicional para ele de 1 ano, ele nao teve culpa no ocorrido mas teve dois julgamentos nesse tempo, o motivo foi roubo, ele comprava carro velho e um desses que o cara vendeu era roubado e ele foi pego em flagrante com o carro no caminhao, mas ele so ficou preso por que tinha estrangeiros com um caminhao igual o dele roubando carros, dai ele ficou la ate comprovar que nao foi o dele, e o cara que vendeu pegou prisao la, e dai ele quis voltar para o brasil pelo trauma que pegou disso, e nos tinhamos o visto permanente, e na hora do embarque a imigração pegou a gaijintorouku dele e cancelaram na hora o visto dele, e agora depois de cinco anos ele quer voltar, no caso ele conseguiria o visto para voltar ? minha mae e nisei e ja sao casados a muitos anos e moramos la por 14 anos, tem possibilidade de ele voltar ? desde ja agradeço e desculpe pelo textao

    1. O que importa é o resultado do julgamento. Se foi considerado culpado não faz sentido você dizer que ele não foi. Isto, note, indepedente dele ser realmente inocente ou não. O que vale é o que a Justiça diz. O que se deve fazer é recorrer a uma instâcia superior. Se não é porque o réu concoda com o veredito.

      A Imigração, assim como outras repartições públicas, irão agir de acordo. Tendo isto em vista acho improvável a possibilidade de darem um visto para ele. Não importa se sua mãe é nissei ou se moraram lá 14 anos.

  36. Olá, tirei o visto de turista semana passada, porém consegui 15 dias no Japão. Chego no Japão dia 31/12 às 21h, porém a passagem da volta está para o dia 15/01 às 9h. Parece que vou ficar 1 dia a mais que o permitido. O que faço? Eles conseguem emitir um novo visto para mais 1 dia? No dia apresentei as passagens e tudo e eles emitem 15 dias. Complicado.

    1. Faltou explicação deles mas não é complicado. Você mentiu a respeito do prazo que vai passar no Japão? Se sim, há problemas. Mas se não, você está OK. A culpa, se houver alguma, é deles e não sua. Eles emitem 15 ao invés de 16 dias porque, acredito eu, estes prazos são pré-determinados (15 dias, 1 mes, 3 meses, etc).

      De maneira nenhuma vão te prender no aeroporto na volta porque o que mais a Imigração quer é ver estrangeiro fora do país. Por que segurar um se ele está fazendo exatamente o que eles querem? A exceção é para casos graves como roubo, assassinato, etc. Prorrogar o visto por um dia não vai te levar à cadeia.

  37. Olá, estou no japão a 15 dias e vim como turista, sou sansei mas me negaram o visto a 14 anos atrás. Estou na casa do meu pai e recebi da imigração ao chegar no japão o prazo de 30 dias apenas. É possível estender este visto para eu solicitar outro? No caso se eu ficar ilegal e me casar com uma japonesa ou descendente no próximo mes, eu terei problemas com a imigração? como posso proceder?

    1. Este é um caso que merecia um melhor planejamento antes de se sair do Brasil. Não sei te responder. O melhor que você faz é ir até um posto de Imigração e fazer uma consulta a respeito. Não ficaria surpreso se eles não gostarem da idéia de você ter usado visto de turista para outros fins mas talvez eu esteja enganado. Note tambem que geralmente não se costuma pedir extenção de visto de turista.

    2. Boa noite gostaria de saber se a pessoa com o visto permanente vai para o Brasil e acaba se envolvendo em drogas e tem um processo ele pode retornar normal para o Japão mesmo tendo o reyentre

      1. A questão ai é saber se o consulado vai ficar sabendo disso na hora e emitir o visto. É para isso que se pede o documento de antecedentes criminais. Se este documento não é requerido para quem tem visto permanente então nao haverá problemas por que eles não ficarão sabendo.

    3. Meu marido foi preso no Japão por briga,passou 3 meses preso depois voltou ao Brasil mais no aeroporto o passaporte foi carimbado negando a reentrada ele pode retornar?isso faz 14 anos.

      1. Eu tentaria mas não ficaria esperançoso. O tempo não muda o passado (e, portanto, o perfil da pessoa). O que a pessoa fez de bem ou mau no passado conta hoje. Certo ou errado, é assim que o japonês pensa.

  38. Fui detido por 72 dias por porte e uso de droga estimulante,peguei condicional de tres anos,meu visto vai ate 2018 ,meu advogado disse q depois de Duas semanas se eu nao apelasse a corte de Tokyo ,a imigracao viria atras? Gostaria de saber se eles Ja vem e me prendem,ou se mandam Carta p mim comparecer? Outra pergunta, por orientacao do meu advogado apelei a corte de Tokyo ,koso,entao nesse periodo a imigracao nao pode fazer nada,eledisse q depois do julgamento ,que deve ser daqui uns dois meses, ai Volta aquela primera pergunta,sera que consigo viver Pelo menos ate Vencer meu visto? Ou eles vem mesmo e me prendem e vou deportado?onegai

    1. Me perdoe, o conhecimento que se exige para responder às suas perguntas vai muito além do meu conhecimento sobre o assunto. Não estou capacitado a responder e nem mesmo opinar.

    2. Aconteceu o mesmo com meu conhecido. Ele casou com uma japonesa, e fizeram várias interrogaçoes. Esperaram 1 ano para o visto sair. Um advogado disse a eles que era 99% de o visto ser negado. Mas com esse 1% saiu o visto. Mas foi compicado.

    3. Olá,aconteceu comigo isso, a imigracao manda uma carta sem data e você comparece ,na data que achar melhor ! Eu recomendo ir assim que a carta chegar,assim mostra seu interesse em ficar .
      Vai ser um longo vai e vem de documentos e visitas na imigracao para conversar. O visto saiu de 1 ano,depois de alguns anos,voltou para 3.
      Eu só tenho uma dúvida,no meu caso,eu nunca mais retornei para o Brasil,mas eles anexam um papel no seu passaporte,e eu não tenho certeza se isso é um NÃO para retorno ao Japão

      1. É por isso é que importante ter amigos japoneses. Se você tiver, pergunte a ele o que está escrito. Se não contrate uma tradutora/intérprete para dizer o que está escrito. Acho que por mil ienes você conseguiria. Afinal não é a tradução em si que você quer mas saber oralmente o conteúdo.

  39. Olá, meu amigo foi para o Japão como turista, o prazo de retorno dele já expirou, pois já fazem 6 meses, no caso vai acontecer algo se ele for é comprar a passagem para retornar normalmente, ou ele pode ser detido no ato do retorno? Obrigado!

    1. Boa pergunta. Nao sei te responder mas posso dizer que provavelmente ele não vai ser preso para retornar. Porque mandar estrangeiro para fora do pais é o que o pessoal quer. Por que impedir alguém de fazer exatamente aquilo que eles querem? Não faz sentido. Geralmente na saída do país não se olha o vista de entrada.

      1. Nao vai preso mas tem que prestar varias esclarecimentos
        Em alguns casos vai para a prisao da imigracao ate que se comprove que ele nao fez nada de errado no pais e que seu nome nao conste nos registros da policia

  40. Meu primo ficou 4 meses na delegacia por furto e uso de entorpecentes e recebeu uma pena de 4 anos de condicional.mas ele retorno para o Brasil por conta apos sair da delegacia, mas hj seu visto se expirou.Gostaria de saber se ele cosegue retirar o visto novamente para retornar para o japao? Ja se passarao mais de um ano

    1. Este tempo de 1 ano assim como o fato dele ter voltado por conta própria não fazem diferença. A probabilidade de que ele ganhe um novo visto é muito baixa. Note que até mesmo o Maradona, os Rolling Stones e a Paris Hilton tiveram visto negado devido a problema com drogas.

  41. Dei entrada no meu visto mas nw chegou nada ainda
    A 6 anos atraz fu preso por brigar mas vim renovando o visto normal mas agora nw chegounada a probalidade deles negarem meu visto

  42. Boa noite.. tudo bem ?
    Em 2003 eu fiquei preso no japão por 1 ano e 8 meses por trafico internacional. depois desse 1 ano e 8 meses, eu fui deportado para o brasil,e cumpri 5 anos de condicional.Na época me disseram que depois de 10 anos no brasil,eu conseguiria tirar o visto novamente e retornar ao japão. Isso é possivel ? eu consigo tirar o visto novamente ?

    1. É possível mas a possilidade, tendo visto casos passados, é baixa. E há uma pegadinha nesta estória de ter visto após 10 anos. O que eles querem dizer é que você pode entrar com o pedido de visto após 10 anos. Se ele vão realmente te dar o visto é realmente outra estória. Provavelmente isto não vai ocorrer.

      A lógica deles é clara: com tanta gente querendo ir para o Japão, seleciono os melhores. Um dos critérios para “melhores” é ficha limpa na polícia.

  43. Sou estudante no Japão legalmente há 3 anos. Com toda correria de Faculdade, trabalho e atividades esqueci de renovar meu visto( residence Card) Zaryukado que venceu a uma semana atraz e pra completar meu passaporte venceu também. O que faço? Corro o risco de ser deportada? Estou estudando numa faculdade reconhecida. Apenas foi um descuido!

    1. Não haverá problema nenhum. Isto porque a gravidade de seu caso é pequena: é apenas por esquecimento e por pouco tempo. Você levará uma advertência pro forma mas não leve isto a sério.

  44. Boa tarde. Tenho um amigo que é brasileiro e já está morando no Japão por 4 anos.Já foi preso lá duas vezes. A primeira vez ficou preso por um mês, e na segunda vez que foi esse ano ficou por quase três meses. Ambas as vezes o motivo foi por furto e uso de entorpecentes ilegais. Nessa segunda vez ele pegou 4 anos de condicional, porém o seu visto vence nesse mês de setembro. Gostaria de saber se ele tem a possibilidade de ser deportado para o Brasil.

  45. bom dia,morei no japao por 12 anos,mais em 2007 fui preso por porte de droga em tokio,fiquei 4 meses preso,sai em condicional de 5 anos,e logo em seguinda comprei minha passagem para o brasil,mais no dia do embarque a imigraçao de deteve por um mes no aeroporto para cancela meu reetre e meu visto,ja se passaram 8 anos,sera que consingo tirar o visto hj..desde ja abrigado

    1. Acho muito difícil ver o visto aprovado. Porte de droga é caso sério no Japão. 20 anos atrás o Maradona teve visto negado para um jogo amistoso da seleção argentina com a japonesa. Lembra disso? Era porque ele tinha problemas com drogas.

      1. Bom dia, Li vários comentários sobre pessoas que querem voltar para o Japão e tem receio de pedir o visto. Gostaria de saber se alguém que postou aqui conseguiu o visto e foi para o Japão.

      2. Administrador, tenho uma pergunta referente à isso porém com leves variações. Caso a pena seja de condicional por conta de delitos como ”roubo”, futuramente, pode-se retornar ao país? Este seria meu caso. Fiquei preso por 180 dias por um delito que me foi atríbuido pelo real autor do mesmo, este último, achando que seria liberado e eu, o laranja da história ficaria preso em seu lugar. Não cheguei a ir para a penitênciária e cumprir pena alguma; apenas fui detido, interrogado nesse meio tempo e julgado tendo meu veredito sido reduzido para condicional 3 anos. São minhas chances tbm remotas mesmo eu não tendo tido relações com drogas e/ou crimes hediondos como também permanência ilegal no país?

        1. Para quem “cometeu crime” você escreve muito bem! No Japão roubo é considerado um crime mais pesado que permanência ilegal. Acho improvável que o visto seja aprovado. O pessoal não vai querer saber da sua versão dos fatos; eles vão olhar para o seu veredito. O fato de que você pegou 3 anos de condicional mostra que eles concluíram que algum grau de culpa você teve na estória, o que é o suficiente para eles.

  46. Boa tarde. Me casei a 10 anos no Japão com um Sri Lanka. Me separei mas não fiz o divórcio. Voltei para o Brasil e fiquei sabendo q ele foi preso por furto . Cumpriu a pena e foi deportado para o país dele. Perdemos contato. Mas hoje sei q ele fez outra família assim como eu. E faz 1ano e meio q ele faleceu. Vou me casar com o pai da minha filha e gostaria de voltar ao Japão. Você acha q o fato do meu falecido implicará no meu visto com meu marido?

    1. Você precisaria de um documento dizendo que, como seu antigo marido faleceu, você está livre para um novo casamento.

      Casar novamente antes de resolver vai enrolar exponencialmente seu problema. Pra começar, você estará casado com 2 pessoas, o que é ilegal.

      Mas se você vai ser barrada no consulado por causa disto é outra coisa; depende de até onde a malha japonesa é capaz de captar este tipo de coisa.

  47. Gostaria de saber se uma pessoa que foi presa no Brasil pode retornar para o Japão.
    Meu cunhado foi preso por trafico de drogas e ficou preso por 4 anos. Ele já morou no Japão por 9 anos e gostaria de saber se é possível seu retorno. Aguardo resposta. Obrigada.

  48. guilherme akira makishi

    ola sou guilherme em1999 fui preso no reformatorio de kanagawa sai em 2000 mais como nao era casdo no papel com minha mulher e pelo fato de ser menor nao consegui renovar meu visto e meu pai nao quis renovar devido esse fato sai do reformatorio ja deportado pro brasil gostaria de saber se hoje seria possivel eu tirar meu vistopra retornar pro japao???

    1. É difícil dizer. A lei diz que depois de algum tempo a pessoa pode retornar mas isto não significa que a aprovação do visto é automática.

      Na maioria dos casos o visto não sai.

  49. Olha vendo as perguntas ai fui preso no Japão em 1999 sai em 2002 pro Brasil.me disseram que com 5 anos após retornar podia ir denovo fui tentar ir em 2007 me deram visto de 3 anos e tudo mas qndo cheguei em Narita fui barrado hora que pediram minhas digitais lá nem do aeroporto sai ja fui pra imigração la mesmo pra pegar o vôo no dia seguinte ai eu perguntei pq me derram visto se num podia entrar mas eles não me responderam só gastei dinheiro com tudo visto passagem e mas algumas coisa pra quem tentar ir pense bem pesquisem bem as coisas pq as agencias mesmo sabendo de tudo faz de tudo pra ganhar seu dinheiro ai depois vc fica com a dívida

    1. Sinto muito com o que ocorreu contigo. Como você diz, não deveriam ter lhe dado o visto se eles não tem intenção de deixar você entrar no país. Agradecemos a informação.

  50. Olá meu marido ficou preso por 1 ano e meio no japão quando saiu ele foi para imigração porque o visto havia vencido, ele pediu permissão para voltar ao país, não foi deportado, já se passou 1 ano desde o ocorrido, será que se entrarmos com pedido de visto eles vão conceder? Lembrando que ele recebeu permissão de retorno e não foi deportado.

    1. Sem maiores detalhes fica difícil saber mas se seu marido quis voltar ao Brasil por conta própria não há porque deportar. Deportar é’ despesa para o governo. Mas isso não indica que ele tem condições iguais a alguém que nunca foi preso. Não é um carimbo no passaporte que define isto. É o que o banco de dados deles diz sobre o seu marido.

      No lugar dele eu tentaria o visto mas sabendo de antemão que a chance de ser negado é grande.

  51. Ola meu marido esta preso o visto dele saiu porem por eu nao ser casada no papel com ele nao me deixarao eu retirar o visto dele faz 20 dias que ele foi detido para interrogatório gostaria de saber o q e possivel fazer ??

    1. Não faço idéia. No seu caso eu iria até o Depto. de Imigração da jurisdição dele para uma consulta. Note que é importante que seja na jurisdição dele porque, embora a lei seja igual para todo o pás, cada uma tem autonomia para implementá-la do jeito que achar melhor.

  52. Olá. Bom dia! Meu nome e André.
    Eu fui detido por três meses em Guinza, bairro de tokyo, por dirigir sem habilitação, e por portar uma pequena substância de intorpecente. Fiquei por trrs meses e fui ao julgamento, sai peguei 5 anos de condicional. No último ano da condicional, a imigração mandou uma carta para eu poder está comparecendo. Me apresentei na data marcada, e por um ano tive que ir uma vez no mês para carimbar um papel,. Depois desse um ano, tive o visto negado pelo o oficial da imigração, ele me falou na mesma hora que se eu estivesse insatisfeito com a negação do visto, Eu poderia recorrer e tentar a apelação. Perguntei, quando posso recorrer, ele falou agora mesmo, só preciso de um bom argumento. Minha esposa estava grávida e ela tem dupla nacionalidade, foi esse o motivo no qual eu recorrir a apelação. Pois bem, o oficial pediu licença e entrou e ficou Austen por 10 min, Depois ele voltou e me deu os parabéns, e né falou que o meu visto foi concedido. Mas o visto que eles me deram era visto de um ano, e era especial premissão. Só que eu não podia sai do país até vencer aquele visto, e depois que vencesse aquele visto, eu renovaria e poderia viajar para fora do Japão e até mesmo tirar o reentre. Pois bem, foi o que eu fiz, esperei vencer o visto de especial permissão e renovei o meu visto e tirei o reentre e vim para o Brasil com a minha família. Não fui deportado.
    Mas depois de 10 anos eu tentei voltar mas aqui no consulado de São Paulo eu não conseguir tirar o meu visto. Já do negado algumas vezes. Minha esposa em 2014 foi para o Japão e tentou tirar o meu visto lá no Japão com um advogado japonês. Ela deu entrada como cônjuges. No caso eu sendo dependente da minha esposa, pra ver se dava certo, pois bem esse processo durou 3 nesses mas não teve sucesso, a imigração negou o visto, e alegou que por eu ser descendente de japonês (Neto, sanssei ), que eu podia dar entrada com os meus documentos. Mas no caso precisaria de um parente para me fornecer alguns documentos para poder tirar o atestado de elegibilidade, e mandar pra mim aqui no Brasil. Gostaria de saber será á e eu consigo tirar o meu visto e volta para o Japão. Agradeço por poder compartilhar a minha história.

    1. Não sei te responder. Você pode tentar o visto mas, como já aconteceu, é provável que eles recusem. Os japoneses nâo costumam perdoar facilmente aqueles que descumprem a lei. Não acredito que a passagem de tempo torne a probababilidade do visto maior.

  53. minha namorada boliviana foi deportada pois estava com identidade falsa na imigração disseram que se foi pega não poderá mais entrar no Japão mas minha duvida e mesmo casando com nikkei ela não poderá voltar legalmente?

    1. Mesmo casada com japonês ela não conseguiria. Na década de 90 era frequente notícias de estrangeiros ilegais deportados mesmo com cônjuge japonês. O governo faz isso porque sabe que esta é uma estratégia muito usada pelos ilegais para permanecerem no país. Virou tão corriqueiro que isso hoje nem aperece mais no jornal.

      1. obrigado pela resposta
        mas mesmo assim a duvida continua.
        mesmo ela refazendo os documentos originais e legais do seu país e depois casando com um nikkei ja com anos de realcionamento após os 5 anos de castigo assim dizendo.
        é impossível ela voltar legalmente

        1. O brasileiro é criado achando que uma vez que o crime (ou dívida) seja pago, estamos quites e somos tão iguais quanto aqueles que nunca cometeram nada. Nisso a nossa educação difere enormemente de outros países.

          No Japão nao só a sua situação atual conta como seu histórico também. Mesmo que esteja correntemente quite com a lei, quem um dia cometeu crime tem reputação pior daquela que nunca cometeu – que nunca vai ser esquecida. A pessoa passa a ser um cidadão de segunda classe.

          Os EUA são assim também. Se reparar bem, isto é assunto de diversos filmes americanos. Basta prestar atenção.

          Por este motivo, mesmo que ela legalize a situação, acho que a sua namorada não conseguirá visto. Não é questão de estar OK agora; a questão é que ela tem uma reputação duvidosa – é assim que a Imigração pensa.

          Não sei te dizer se há um prazo para isso mas acredito que não. O melhor seria consultar um advogado ou consultar a Imigração.

  54. meu amigo foi preso vai pegar sete anos por roubo de combini e de carros e chantagem com faca ele tem como recorrer para poder ficar aqui a esposa e os filhos são japonês haveria possibilidade de ele poder ficar aqui

    1. Aconselho procurar advogado para ajudar. Veja como a possibilidade dele ser pequena, mesmo que a esposa e filho sejam japoneses. Há muito gringo ilegal casado com japones que é deportado.

  55. ola meu nome é Efêcá, morei no nihon por 13 anos fiquei preso por quase 7 anos e fui deportado, tenho esposa e filho japones nato, e já se fazem mais de 8 anos da deportação e 16 anos do ocorrido que levou me a prisão. e hoje vivo longe de minha família pq a lei japonesa é muito antiga e racista nesta parte. pois procurei consulado, advogados japones especialistas em leis de imigração, gyouseishoshi e etc….
    tudo em vão. não caiam nessa q eles conseguem seu visto, pois uma vez deportado com drogas e outras penas pesadas no entanto a imigração japonesa já descartam a possibilidade de dar sequer um visto de turista e nem o entanto falado tokubetsu kyouka ou permissão especial que seria uma permissão a curto prazo concebido a aqueles que por razões especiais que o homudaijin aprove. assim se consegue entrar no japão novamente e sem garantia de renovação. seria como se fosse o visto que empresas japonesas optam a fazer com funcionários estrangeiros(qualificados) diretamente contratados para um cargo especifico.
    só sei que após 10 anos da deportação pode se pedir novamente a entrada de visto no consulado japones.
    mas uma coisa é estranha, mesmo voce obtendo o visto japones aqui no Brasil ainda voce pode ser barrado no japão.
    ai fica dificil ne. hoje moro com minha esposa e filho no Japão, apos brigas e brigas na justiça japonesa. hoje tenho que carimbar meu passaporte a cada 15 dias, pois obtive o tokubetsu kyouka (permissão especial) e o caso está no tribunal….
    o bom é q vc está com sua familia, mas o ruim é que voce não pode trabalhar. pois não tem permissão para trabalho.
    então acho que o japão não perdoa ninguem porisso é um país maldito. eles fazem prisões sem muro para todos aquele que erraram um dia. a vida é dificil gente, mas ainda que nos colocam barreiras invisiveis. fica aqui um pouco de minha experiencia e hoje estou escrevendo um livro sobre tudo que passei e ainda estou passando, pois anda não sei do final da história…. boa sorte a todos que estão passaram e passam oque eu passei. Deus já perdou voces todos se em seus corações estejam arrependidos. boa sorte.

  56. Ola fui.preso no japao por causar um acidente de transito atropelei uma senhora. Fiquei 1 ano preso sai com visto depois negarao a renovacao eu era menor de idade vim embora por minha vontade mais carimbaro meu passaporte como deportado sera q consigo tira meu visto agora hj sou casado e tenho filho.porem minha mae meus irmaos residen la qu asis sao as pocibilidade de consegui meu visto

    1. Acho muito difícil você conseguir o visto. Sim, o passado consta, não importa quão diferente seja o seu presente. A presença de familiares no Japão não influencia.

  57. Meu marido trabalhou 10 anos numa única fábrica e pagava o shakai homem,foi preso por porte ilegal de drogas, durante um mês, e aí saiu na condicional, foi deportado, ele tem o direito de adquirir a aposentadoria?

    1. Sim. A princípio uma coisa não tem a ver com a outra. Mas como muito provavelmente o visto dele não sai mais (por ter sido deportado), ele não poderá vir ao Japão para recber. Terá que ser feito por procuração. Procure uma dessas empresas no Brasil que fazem este tipo de serviço.

  58. Ola, meu marido foi preso no japao por 6 meses foi deportado , faz 5 anos que esta no Brasil agora casado .
    Ele consegue voltar pra la ?

      1. Olá, fiquei preso, ganhei condicional (a condicional já acabou), me apresentei a imigração logo após sair da detenção, eles me concederam visto, de 1 ano, mais 1 e depois de 3 anos. Antes tinha permanente.
        A minha dúvida é, eles anexaram no meu passaporte um papel em japonês. Nunca sai do Japão, nunca retornei ao Brasil, será que se eu sair do Japão, será negada a minha volta?

        1. As informações que você passa são insuficientes para responder. Você teria que responder as seguintes questões:
          a) qual o tipo de visto de que você tem hoje?
          b) quando ele vence?
          c) que papel é este em japonês?

          Se for o caso, tire uma foto (legível) deste papel, carregue em algum site de fotos e mande o URL aqui. Se não quiser publicar o URL envie através do nosso formulário de contato.

          Mencione do que se trata porque recebemos vários emails e se você não disser do que se trata não saberemos e provavelmente seu email será ignorado.

  59. Olá, fiquei preso no Japão dois meses e uma 15 dias por ter consumido uma única vez droga. Após cumprir estes dois meses por ter sido primário, sai normalmente, consegui um trabalho e trabalhei até o prazo da validade do meus visto que ainda restava mais de um ano. Mas, quando fui renová-lo, eles simplesmente me negaram e dali já fui encaminhado para ser deportado para o Brasil e tendo de obrigatoriamente ter de abandonar meu trabalho. Em relação a minha passagem, paguei tudo normal porque sempre tive condições.
    Já se passaram seis anos, então gostaria de saber se posso conseguir tirar visto.

    Atenciosamente

    Thiago Costa

    Read more: //www.istoejapao.com/958/em-que-circunstancia-os-estrangeiros-podem-ser-deportados-do-japao/#ixzz3ltm4pBKC

    1. Não tenho a resposta mas se você me permite palpitar, acho que seu visto não será liberado.

      No Japão o seu passado conta. Uma vez manchado, o nome fica manchado quase que para sempre.

      No caso de drogas é pior ainda. Vale a pena lembrar que os Rolling Stones só fizeram o primeiro concerto no Japão na década de 90, 30 anos após o início da banca. Isto porque eles eram usuários de drogas. Há 20 anos atrás o Maradona foi impedido de entrar no Japão pelo mesmo problema para um amistoso da seleção argentina.

      1. Se ele é carimbado ou não no passaporte não importa porque esta informação fica do banco de dados. Um consulado (no Brasil ou qualquer parte do mundo) vai consultar o banco de dados antes de emitir o visto e não o passaporte do aplicante.

  60. Oi meu marido foi preso no Japão por furto de carro e deportado.
    Já se passaram 11 anos e agora gostaríamos de morar lá.
    Gostaria d saber se ele pode voltar.
    Desde já agradeço!

    1. Não tenho uma resposta para isso mas provavelmente não. Ao contrário do Brasil onde voce é igual a todo mundo após cumprir a penalidade imposta (seja multa ou prisão) no Japão e em outros países o seu passado conta.

      O consulado é que pode lhe dar a resposta correta.

      1. Boa noite fui para o Japão em 2003 e voltei em 2007 porém nesse meio tempo fiquei preso por quase2anos.quando sai ainda tinha quase 1ano de visto.quando acabou e fui renovar me deram 1ano de visto.quando acabou esse 1ano me negaram o visto.de longo prazo e me deram visto de 5semanas para eu me preparar pra vim embora pro Brasil.me vim deportado simplesmente me negaram o visto.será q eu consigo tirar o visto?pois estou indo com minha esposa e meus filhos.muito obrigado pela atençao

  61. Ola gostaria de saber se meu marido pode voltar para o japao?
    Meu marido morou 15anos no japao foi preso por 3anos e ficou na imigraçao e ele nao quis recorrer para renovarem o visto dele, entao ele foi deportado para o Brasil.
    Somos casados e temos um filho, sera que podemos ir para la?

    1. A palavra final é do consulado, mas muito provavelmente não irão permitir. Não é um país que perdoa facilmente aqueles que foram, de uma ou outra, considerados errados por eles.

  62. ah dois anos atras fui preso por causa de uma briga sai de condicional , fui renovar o visto e me negarao , me deram 1 mes de visto , soh que minha namorada ta gravida e nasce daqui uma semana , o que eu posso fazer ?

    1. Receio que nada possa ser feito já que não há elo legal entre você e a garota (isto é, casamento).
      Isto é feito para precaver golpes. Além do que, namoro, perante a sociedade, não diz que você tem deveres com a garota como teria com uma esposa.

      Você poderia dizer que o bebe é seu mas como provar antes do parto? É possivel mas não sei te dizer se a Justiça japonesa iria tão longe.

      Tudo isto é palpite; acomselho visitar um advogado para uma opinião mais abalizada e profissional.

    1. Nao sei te responder. Meu palpite e de que nao. O Japao e especialmente rigoroso com problemas relacionados a droga. O Maradona, no auge de sua carreira, nao obteve visto por causa disto. Os Beatles tiveram seu primeiro concerto no Japao em 1964 enquanto os Rolling Stones, um grupo da mesma epoca, teve o seu 30 anos depois. Por que? Porque eles eram usuarios de drogas e nao fazem questao de esconder.

  63. O que me deixa indignada, são aqueles “pais” que “esquecem” que têm filhos no Brasil e reconstroem suas vidas, como se não tivessem qualquer responsabilidade. E infelizmente, apesar de milhares desses casos, não há o que a Justiça possa fazer pelos direitos dessas crianças.

    1. Moro no Japão a 22 anos, recentemente fui envolvido num caso de droga no caso maconha por porte e cultivo de uma quantidade razoávelmente grande, 300g +-. Fiquei detido por 82 dias e saí em condicional. Tenho visto permanente mas no momento me considero sozinho pois tenho um filho de 14 anos mas não mora comigo e o visto dele é especial de 1 ano. E agora? O que faço? Sigo em frente, arrumo trabalho? Quanto tempo irá levar até que a imigração me chame? O que pode acontecer?

      1. Infelizmente não estou capacitado a opinar. Se você tivesse que ser deportado a polícia não iria te soltar; você iria provavelmente pegar suas coisas com a escolta da polícia e ir direto ao aeroporto.

        Se o seu visto NÃO fosse permanente muito provavelmente o visto de renovação seria negado mas não sei o que acontece no caso de visto permanente.

        Há 2 opções: uma é fazer um consulta gratuita de 30 minutos com advogado (consulte sua prefeitura; toda prefeitura costuma ter este serviço).

        A segunda e melhor é ir à Imigração e perguntar. É mais arriscado mas ao menos esta dúvida deixa de tormentá-lo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *